09/03/2022 às 08h36min - Atualizada em 09/03/2022 às 08h33min

GUIA PASSO A PASSO - de como fazer sua cidadania italiana

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Se você é descendente de italiano, provavelmente já se questionou sobre como tirar sua cidadania italiana

 

A primeira coisa que você precisa saber é que sim, é possível reconhecer (termo correto, ao invés do popular "tirar") a sua cidadania italiana se você tem em sua ascendência um cidadão italiano, avô, bisavô, tataravô, etc …

 

Existem, basicamente, dois caminhos para o seu reconhecimento, o primeiro mais seguro e confiável que é a Via Judicial e o segundo via procedimento administrativo.  

 

No entanto, também é importante ter em mente que isso pode levar um certo tempo, e é preciso preparar seus documentos de forma adequada ao processo italiano. Isso acontece porque você precisará fazer tudo de acordo com a lei da Itália. 

 

Uma questão importante sobre se obter cidadania italiana é que ela leva em consideração sua ascendência ou descendência. E o que isso quer dizer?

 

Isso significa que qualquer um que tenha ascendência — antepassados italianos — pode dar entrada para obter a cidadania italiana, e muito provavelmente você tenha um parente em sua família que veio da Itália, ou de descendência caso você já seja italiano e queira transmitir aos seus filhos.

 

Com isso, mais pessoas podem dar início ao processo. É importante, porém, organizar todos os documentos necessários para o processo. 

 

Continue a leitura e descubra qual é o passo a passo para obter a cidadania italiana! 

 

Passo a passo para tirar cidadania italiana

O interesse por cidadania europeia aumentou em até 200% na pandemia. Isso só mostra o quanto as pessoas estão cada vez mais interessadas em investir no processo para se tornarem cidadãos europeus. 

 

Afinal de contas, ao conseguir a cidadania italiana, você poderá morar, estudar e até trabalhar na Itália ou em qualquer país que faça parte da União Europeia. 

 

Por esse motivo, se você realmente deseja dar início ao processo de solicitação de cidadania, confira o passo a passo a seguir para fazer isso. 

 

Passo 1 - Pesquisa de documentos

A primeira coisa que você precisará fazer é pesquisar documentos tanto no Brasil quanto na Itália. Isso porque é necessário provar que você realmente possui ascendência italiana. 

 

Essa pesquisa pode demorar meses para ser concluída — cerca de 3 a 6 meses —, mas o tempo vai variar de acordo com o nível de dificuldade. 

 

Quanto mais distante for o seu ascendente, mais documentos serão necessários para comprovar que você tem direito à cidadania italiana. A pesquisa de documentos pode iniciar pelas certidões requeridas, até a certidão de nascimento do ancestral italiano.

 

Passo 2 - Análise dos documentos

Depois de conseguir todos os documentos necessários, está na hora de fazer uma análise documental. 

 

Se você está pensando em fazer tudo isso sozinho, é importante que reflita sobre essa decisão. 

 

É fundamental que você tenha consciência sobre as exigências das Leis Italianas, que dizem respeito sobre a transmissão direta de uma geração para outra. Essa é a forma mais segura de iniciar o processo para obter a cidadania italiana. 

 

Além disso, ao fazer a análise dos documentos, é necessário verificar se existem possíveis erros que possam prejudicar o processo de solicitação da cidadania.

 

Passo 3 - Retificação de registros civis e religiosos

Depois que conseguir todos os documentos, está na hora de verificar se é necessário fazer as correções das certidões. Isso deve ser feito caso exista diferenças de nomes, idades, datas, sobrenomes e assim por diante. 

 

As retificações podem ser solicitadas em cartório, onde a certidão está registrada e passará por uma avaliação se poderá ser corrigida no cartório. O prazo para a conclusão da retificação depende da demanda e do trabalho que o cartório possui. 

 

No caso do cartório não aceitar retificar os documentos, você deverá retificá-las de forma judicial e nosso advogado especializado em cidadania italiana ingressará com uma ação para que as notificações sejam feitas. 

 

Após as retificações, novas certidões serão emitidas pelos cartórios.

Passo 4 - Apostilamento de documentos

Agora é hora de fazer o apostilamento dos documentos. O apostilamento é uma autenticação feita nos termos da Convenção de Haia. Isso garante a autenticidade de um documento público nacional para que tenha validade no exterior. 

 

No entanto, é muito importante que você tenha cuidado com a validade. Ou seja, não apostile e traduza os documentos sem antes nos consultar para dar início ao reconhecimento. 

 

O apostilamento é feito por cartórios, mas não todos eles. Portanto, é necessário saber qual deles está apto para fazer o procedimento. 

 

Passo 5 - Traduzir a documentação

O processo de tradução de documentos pode demorar de uma semana até um mês, o prazo vai depender de acordo com o trabalho do tradutor. 

 

É necessário que a tradução seja feita por um tradutor juramentado e temos parcerias tanto com tradutores brasileiros como italianos, o que através de nosso escritório podemos identificar o que melhor se adequa à sua pasta. 

 

Caso as traduções tenham sido feitas na Itália, elas não precisam ser apostiladas. Isso porque elas já foram reconhecidas no Tribunal de Justiça Italiana. 

 

Passo 6 - Declaração de Presença para procedimentos administrativos

Se você decidir que vai optar pelo reconhecimento da cidadania diretamente na Itália, é necessário que faça a declaração de presença. 

 

Essa declaração é necessária caso entre no Espaço Schengen por outro país que não seja a Itália. 

 

Portanto, se você sai do Brasil, faz escala em outro país, e chega à Itália, após chegar no destino final terá 8 dias para fazer a declaração. 

 

Passo 7 - Tirar o CF (Codice Fiscale)

Assim como no Brasil que temos o CPF, a Itália tem o CF (Codice Fiscale). O documento (número) é emitido no mesmo dia em que a sua solicitação é feita, logo após você chegar na Itália. 

 

Tirar o documento é essencial para dar andamento no restante do procedimento para o reconhecimento da cidadania italiana. 

 

Passo 8 - Confirmar residência pelo Vigile (Policial)

Quando tiver o CF em suas mãos, os oficiais verificarão os documentos para que possa iniciar o processo de residência. 

 

No entanto, outros começam o processo de residência para depois fazerem a verificação dos documentos. 

 

Não importa a sequência dos acontecimentos, a questão é que é obrigatório fazer a declaração de residência junto à Comune italiana (comunidade local). 

 

Em média, o prazo estipulado é de 45 dias para que ocorra a visita do Vigile (policial municipal) na residência do solicitante da cidadania italiana. 

 

Passo 9 - Carta de NR (Não Renúncia)

Depois que a residência for confirmada, é necessário dar início ao processo de reconhecimento da cidadania italiana. 

Essa etapa depende dos Consulados Italianos no Brasil e pode variar entre 15 e 90 dias para ser concluída.
 

Passo 10 - Transcrição de certidões e emissão da identidade

Depois de receber a carta de NR, a Comune continua com o procedimento do seu reconhecimento. 

 

Nessa etapa, as certidões de nascimento e casamento — caso tenha a de casamento — serão transcritas, e o passo seguinte será a solicitação da identidade italiana (carta d'identità italiana). 

 

O prazo para a transcrição dos documentos pode variar, já a emissão da identidade italiana costuma ocorrer em até 7 dias. 

 

Feito isso, a solicitação do passaporte italiano pode ou não ser feita na Itália. Isso porque o documento pode ser solicitado em qualquer consulado italiano, no país que estiver morando. 

 

Passo 11 - Você conseguiu a cidadania italiana

Por fim, você conseguiu a sua cidadania italiana. Ou seja, é cidadão italiano de fato. 

 

Últimas considerações

O processo para conseguir a cidadania italiana, caso tenha ascendência italiana, vale a pena o esforço para se tornar um cidadão da Itália. 

 

Afinal de contas, você será um cidadão de um país Europeu, o que pode abrir muitas oportunidades — e facilitar processos, como a entrega em outros países da Europa — para você e sua família. 

 

No geral, não é complicado fazer a cidadania italiana. No entanto, é fundamental saber como seguir os passos corretamente para que nada seja feito de forma incorreta. 

 

Por esse motivo, muitas pessoas consideram contratar a Gioia Advogados para ajudá-las em todos os procedimentos para o reconhecimento da cidadania italiana, pois contamos com advogados especializados e estamos há 15 anos realizando os sonhos de brasileiros em se tornarem cidadãos italianos, cidadãos do mundo. 

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia