09/05/2023 às 16h45min - Atualizada em 09/05/2023 às 16h44min

Quem são os beneficiários legais de um seguro de vida?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Um seguro de vida é um instrumento criado para tornar a vida financeiramente mais segura para você e sua família, ou ainda, para quem você nomear. É um contrato entre você e a companhia de seguros, no qual você paga uma quantia de dinheiro mensalmente ao longo de um certo período, e em troca, a companhia de seguros paga aos beneficiários escolhidos uma quantia predeterminada caso você venha a falecer. No entanto, o contrato do seguro de vida também permite que você escolha quem receberá os pagamentos. 

 

Independente se você não sabe quanto custa um seguro de vida, saiba que o valor pode variar muito, pois ele está diretamente relacionado com a quantia do benefício a ser paga, em caso de morte.

 

Quem são os beneficiários legais de um seguro de vida?

 

Os beneficiários legais de um seguro de vida são aquelas pessoas que o segurado escolheu para receber o seu pagamento em caso de morte. Essas pessoas são chamadas de "beneficiários legais" porque legalmente elas têm direito ao pagamento sob os termos do contrato do seguro de vida. Legalmente, os beneficiários legais de um seguro de vida são o cônjuge e os filhos. Caso o segurado não possua nenhum dos dois, é aconselhável nomear os beneficiários através de um documento reconhecido em cartório. É importante escolher os beneficiários legais adequadamente, pois essa decisão pode ter um grande impacto sobre sua família e amigos.

 

As vantagens de ter beneficiários legais

 

Ter beneficiários legais pode oferecer muitas vantagens, tanto para o segurado como para a sua família. Por exemplo, o segurado pode usar o seguro de vida como uma forma de ajudar a sua família em caso de morte, como por exemplo, despesas médicas, funerárias, etc. O mais comum é usar o seguro para pagar despesas como custas de funeral e outros custos relacionados ao falecimento. Além disso, o pagamento de uma quantia aos beneficiários legais também pode ajudar a cobrir os custos de ensino para filhos ou até mesmo garantir que seu cônjuge fique financeiramente estável no futuro.

 

Quais são as regras de nomeação de beneficiários legais?

 

Existem algumas regras que você deve seguir caso deseje nomear um ou mais beneficiários legais para o seu seguro de vida. Por exemplo, você só pode nomear um beneficiário se ele tiver 18 anos ou mais. Além disso, você não poderá alterar as provisões de beneficiários no meio do contrato do seguro de vida; caso deseje fazer isso, deverá cancelar o contrato e assinar um novo.

 

O processo de nomeação de beneficiários legais é relativamente simples. Primeiro, você precisa discutir o assunto com os seus entes queridos para decidir quem você gostaria de nomear como beneficiário do seu seguro de vida. Em seguida, entre em contato com a sua companhia de seguros e solicite o formulário de nomeação de seguro de vida, preenchendo com as informações necessárias e assinando na parte inferior do formulário. Quando o formulário estiver devidamente preenchido e com firma reconhecida em cartório, envie à companhia de seguros para que sejam tomadas as devidas providências.

 

Beneficiários alternativos

 

Além dos beneficiários legais, é possível nomear um beneficiário alternativo para caso o beneficiário original não seja capaz de receber o pagamento. Um beneficiário alternativo pode ser uma entidade, como uma associação sem fins lucrativos, uma organização caridosa, ou ainda, uma pessoa que não tenha relação com a família, como um amigo, por exemplo. Por exemplo, o segurado pode optar por nomear uma entidade caridosa como beneficiário alternativo, para que os fundos recebidos possam ser usados para ajudar aqueles que estão mais necessitados.

 

Um seguro de vida oferece a você a segurança de que sua família estará protegida no caso de seu falecimento. Sabemos que este é um assunto delicado que a maioria não gosta de falar, porém, ao contratar um seguro de vida, é importante observar alguns aspectos. Se você não possui beneficiários legais, saiba que a melhor alternativa é nomear ainda em vida os beneficiários do seguro de vida. Para isso, é necessário conhecer as regras de nomeação de beneficiários e ter em mente que essa pessoa que você tanto estima não ficará desassistida caso você venha a falecer.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia