16/03/2022 às 16h00min - Atualizada em 16/03/2022 às 15h22min

Dicas para otimizar um escritório de advocacia

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Com a tecnologia na palma de nossa mão, cada dia que passa se torna imprescindível que qualquer empresa, mesmo escritórios de advocacia, se adequem às novidades, isso para não ficar atrás de seus concorrentes e também oferecer o melhor serviço possível. 

 

Preparamos este texto de hoje para você saber como otimizar um escritório de advocacia, de maneira simples e prática. Vamos falar sobre programas, plataformas e também técnicas de otimização de tempo. Confira!

 

Dica 1 - Para organização, use agenda

 

Quando falamos em agenda, pode até parecer um pouco “arcaico”, mas na verdade não nos referimos à caderneta com datas e horários. Na verdade, nos referimos ao digital. Plataformas como o Gmail (email do google) oferecem uma agenda completa e prática para você estar sempre organizado.

 

Ter sua agenda virtual organizada irá revolucionar sua vida profissional e pessoal, pois é possível programar avisos com 5 minutos ou mais de antecedência para a realização de algum compromisso.

 

Essa ferramenta é muito intuitiva e fácil de manipular. Basta você prestar atenção e despender 30 minutos do seu tempo, e ela estará preenchida e operante. Perdi a conta de quantas vezes as notificações me salvaram sobre compromissos agendados, como conversar com clientes ou parceiros. Outra  utilidade para a agenda é o lembrete dos temíveis prazos jurídicos. Afinal, perder prazo nunca é uma opção para um advogado.

 

Dica 2 - Utilize Software jurídicos

Hoje temos vários softwares no mercado que oferecem os mais variados serviços. Alguns desses serviços são essenciais a qualquer escritório. Vamos citar os principais:
 

  • automação de atendimento a clientes;

  • automação financeira;

  • gerenciador de tarefas;

  • controle de prazos;

  • gestão de modelos de petições;

  • integração com o google agenda (como já citamos tal ferramenta);

  • vários outros.

 

Esses softwares podem te ajudar desde a necessidade de entrar com um recurso inominado até a monitorar o trânsito do processo.

 

As funcionalidades são tantas que nos dias atuais é dificil imaginar um advogado não utilizar algum software. Ele não melhora só o seu trabalho, mas também a sua saúde em relação a todo estresse que o dia a dia na advocacia proporciona.

 

Dica 3 - Utilize plataformas de vídeo chamadas

Muitas vezes um cliente pode procurar seu escritório querendo o seu serviço, mas por alguma razão não pode conversar pessoalmente naquele momento, e é aí que surge a dúvida:  perco o cliente ou faço consultoria a distância?

 

Com ajuda de plataformas como a Google Meets, ficou muito fácil e profissional o nível de audiências virtuais. Esta é uma boa opção para você atender aqueles clientes que não conseguiria normalmente de forma presencial. 

 

Outro indício de que essa prática será tendência cada vez mais forte é que durante a pandemia covid-19 as audiências em sua maioria foram executadas à distância com este tipo de ferramentas. Portanto você pode ficar tranquilo em relação ao profissionalismo que irá passar ao seu cliente utilizando este método, pois esse é o novo normal.

 

Dica Bônus - Faça uso da internet para promover o seu escritório 

Ao falar em otimização de escritório, precisamos falar também sobre marketing. É extremamente importante você se atentar a isso, pois a forma que adquirirá clientes pode ser otimizada.

 

Geralmente ao abrir um escritório, o advogado pensa que uma placa e um anúncio em jornal são suficientes para conquistar clientes. Mas a realidade não poderia ser tão diferente. O marketing digital já aparecia como tendência para qualquer negócio bem antes da pandemia, porém agora intensificou-se muito mais.

 

Dito isto, se você não tem um site, página em redes sociais, e o google meu negócio, está na hora de colocar a mão na massa e criar sua identidade o quanto antes na web.

 

Recomendamos muito que você obtenha um site otimizado e que faça link building, para que seu negócio ganhe autoridade na internet e com isso receba mais clientes. O ganho de autoridade está intimamente ligado ao SEO, mas este é um papo para outro artigo.

 

O que você precisa saber é que estar presente na web te abre um leque enorme de possibilidades para adquirir clientes novos e qualificados.

 

Com isso, encerramos o nosso artigo de hoje. Espero que tenha gostado, e se sim, compartilhe com seus amigos. Em breve publicaremos mais conteúdos relevantes.

 
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