18/01/2023 às 16h01min - Atualizada em 18/01/2023 às 15h59min

Reumatologia: conheça os estudos das doenças autoimunes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

É difícil alguém que não tenha apresentado dor nas costas pelo menos uma vez. Essas dores podem ser provocadas por postura inadequada ou por doenças reumatológicas como espondilolistese (perda do alinhamento da coluna provocada pelo deslizamento de uma das vértebras sobre a outra).

Antes de definir um diagnóstico, é preciso haver uma investigação médica cuidadosa que envolve desde o histórico familiar do paciente até a realização de exames de imagem (como raio-X e ressonância magnética). Confira mais detalhes sobre a reumatologia e como os estudos médicos impactam essa área do conhecimento.

O que é a reumatologia?

Essa é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que prejudicam o funcionamento do sistema musculoesquelético e o tecido conjuntivo. Ambos são encontrados em tendões, ossos, articulações, coluna, músculos, pele, pulmão, entre outros exemplos. 

Historicamente, a área da reumatologia possui alguns marcos fundamentais como a sistematização dos reumatismos por Archibald Garrod, em 1907, e a fundação de diferentes Ligas Nacionais nesta especialidade (na França, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, entre outros exemplos). No Brasil, existe a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Residência médica

Para se tornar reumatologista, é preciso cursar uma residência médica nesta especialidade (com duração de dois anos e com carga horária de 60 horas semanais). 

Como ocorre em outras especialidades da medicina, os reumatologistas devem se atualizar e acompanhar constantemente as novidades em sua área (pesquisas, formas de diagnóstico, tratamentos, novos sintomas e efeitos da doença, entre outros temas). Ao concluir a residência, o profissional deve ser aprovado na prova da SBR, responsável por conceder o Título de Especialista em Reumatologia (TER).

No Brasil, existem 2.727 reumatologistas titulados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), segundo a Demografia Médica no Brasil, divulgada em 2020. A maioria desses profissionais atua na região sudeste. Vale pontuar que existe um déficit de reumatologistas no sistema público de saúde (SUS), especialmente em ambulatórios de especialidade. 

Doenças reumáticas 

Existem em torno de 150 doenças reumáticas. Vale ressaltar que, diferentemente do que diz o senso comum, não são apenas idosos que possuem problemas reumatológicos. Essas doenças podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade, desde crianças até adolescentes, e podem variar em intensidade, desde agudas até crônicas. 

Muitas dessas doenças se relacionam à predisposição genética (como a espondilite anquilosante, artrite reumatoide, entre outras). Outras causas comuns são doenças metabólicas, desgaste em uma ou mais articulações e infecções por vírus ou bactérias.

Alguns exemplos de doenças reumáticas bastante comuns são tendinites, bursites, fibromialgia, dores na coluna, dor miofascial, além daquelas inflamatórias como artrite psoriásica ou reumatoide. Outras doenças reumáticas são gota, osteoporose, lúpus, esclerose sistêmica, entre outros exemplos.

Diagnóstico e tratamentos

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns sinais clássicos de doenças reumáticas são: dificuldades de se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar, limitações para atividades rotineiras (como pentear os cabelos e escovar os dentes), menos flexibilidade da coluna para agachar ou dor, cansaço extremo, falta de força muscular e inchaço nas articulações.

O diagnóstico desse tipo de doença requer investigação de sintomas, histórico familiar e realização de exames físicos. Além disso, pode ser preciso recorrer a estudos laboratoriais e análises de imagens (como raio-X, ultrassom, ressonância magnética e tomografia computadorizada).

No caso de doenças reumáticas inflamatórias, é recomendado adotar uma dieta anti-inflamatória, rica em salmão, atum, alho, vegetais verde-escuros, além de frutas cítricas e vermelhas. Vale destacar que essas doenças precisam ser identificadas rapidamente e de forma correta, caso contrário, podem causar dores e dificultar a realização de tarefas cotidianas, além de causar deformidades.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia