02/04/2024 às 15h17min - Atualizada em 02/04/2024 às 15h17min

Sistema educacional na Índia: Como funciona?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O sistema educacional indiano, marcado por sua diversidade cultural e desafios singulares, é um reflexo da complexidade social do país. Este artigo oferece uma análise breve sobre o funcionamento desse sistema, explorando seus principais aspectos e a dinâmica que influencia a educação no país.

 

Com uma população ultrapassando 1,3 bilhão, a Índia enfrenta desafios significativos e oportunidades únicas em termos de ensino. Este texto visa proporcionar uma visão panorâmica, abordando as características fundamentais desse sistema!

Saiba como é o sistema educacional indiano    

Explorando o panorama educacional na Índia, emerge uma notável audácia permeada por desafios. A despeito dos índices consideráveis de analfabetismo, atingindo notáveis 25%, a Índia destaca-se como um dos centros globais de ensino superior mais proeminentes.

 

Após mais de meio século de independência, o sistema educacional superior do país conquistou uma notável terceira posição mundial, seguindo apenas China e Estados Unidos. 

 

Esse setor é meticulosamente regulamentado pela University Grants Commission (UGC), um órgão governamental equiparado ao Ministério da Educação, moldando suas políticas de acesso como resposta à acentuada desigualdade econômica e social, refletindo, de certa forma, a realidade brasileira.

 

Dados do Banco Mundial, datados de 2007, revelam que, com uma população de 1,1 bilhão de habitantes, a Índia registrava aproximadamente 14 milhões de estudantes matriculados em instituições de ensino superior, evidenciando um aumento significativo em comparação ao ano anterior, que contabilizava 11 milhões.

 

Essa dualidade entre desafios e conquistas ilustra a complexidade do cenário educacional indiano, evidenciando a resiliência de um sistema que, apesar de deficiências, se posiciona como um destaque global no ensino superior.

Qual é o funcionamento do sistema de ensino indiano?

O sistema educacional na Índia é organizado em quatro níveis principais: ensino primário inferior (idades de 6 a 10 anos), ensino primário superior (11 e 12 anos), ensino secundário (13 a 15 anos) e ensino secundário superior (17 e 18 anos). 

 

Cada nível é subdividido em padrões ou séries, proporcionando uma educação abrangente aos alunos em diferentes estágios de desenvolvimento. Além disso, os estudantes são avaliados continuamente por meio de testes, projetos e trabalhos durante o ano letivo, culminando em exames finais. 

 

A escala de avaliação varia de A+ a F, sendo A+ a nota mais alta. No entanto, o sistema educacional enfrenta dificuldades, como a falta de infra-estrutura, a busca pela universalização e obrigatoriedade do ensino para crianças de 6 a 14 anos, e a necessidade de aumentar os gastos governamentais com educação para cerca de 6% do PIB. 

 

Outras questões incluem a qualidade da educação, a lacuna entre as diretrizes políticas e a implementação eficaz, e a necessidade de atender às diversas necessidades dos alunos, incluindo aqueles com dislexia. Além da ausência de incentivo dos kits escolares as crianças mais pobres. 

 

Além disso, o sistema enfrenta disparidades nas oportunidades educacionais entre os diferentes estados e a importância de adaptar metodologias de ensino para atender aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos.

Como estudar na Índia?

Ingressar em uma instituição de ensino na Índia demanda uma série de passos cruciais. Primeiramente, é imperativo possuir um passaporte válido e legível por máquina, acompanhado da confirmação de admissão na escola desejada.

 

Além disso, é essencial apresentar comprovantes de meios financeiros, obter um Certificado de Não Objeção do Ministério da Saúde, uma declaração por escrito sobre os laços familiares no país e, se necessário, traduções autenticadas.

 

Vale ressaltar a recomendação de evitar viagens prévias ao Paquistão antes de solicitar o visto. Para viajantes com dupla nacionalidade, a aplicação deve ser feita utilizando o passaporte paquistanês, enquanto descendentes de paquistaneses devem providenciar documentação específica.

 

O visto de estudante na Índia possui uma validade de até cinco anos, proporcionando a oportunidade de obter autorização para trabalho após a conclusão dos estudos. A entrada é permitida por qualquer ponto, com exceção das fronteiras com a China ou o Paquistão. 

 

Para obter informações mais detalhadas sobre requisitos específicos, é aconselhável consultar o site oficial de Educação na Índia. Conhece algum amigo ou familiar que se interessaria por esse conteúdo? Compartilhe esse artigo!



 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia