12/04/2024 às 14h42min - Atualizada em 12/04/2024 às 14h41min

O que fazer em Belo Horizonte no final de semana?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Belo Horizonte é uma das cidades mais lindas do Brasil, não há como negar, e se você vai passear por lá em um final de semana, o que não faltam são opções para curtir e que atendem a todos os gostos.

Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo mostrando o que fazer em BH em um fim de semana. Quer saber quais são as nossas indicações? Então não deixe de acompanhar este conteúdo até o final!

Circuito Liberdade

Uma das primeiras dicas do que fazer em Belo Horizonte no final de semana, e que é uma parada mais do que obrigatória para turistas na cidade, é o Circuito Liberdade.

Ele foi criado no ano de 2010 e é considerado o maior complexo cultural integrado brasileiro, reunindo mais de 22 instituições.

No total, você terá opções como museus, acervos e também centros de formação que ajudam a explorar ao máximo a diversidade cultural.

Com isso, forma-se uma área histórica, simbólica e com uma linda arquitetura pela cidade. 

De todas as instituições, não há dúvidas de que o Palácio da Liberdade é o que mais chama a atenção, e lá era onde funcionava a antiga sede do governo estadual.

Nesse local, você encontra um tesouro arquitetônico único que tem uma escadaria principal grandiosa, vários painéis alegóricos e também candelabros lindos em bronze.

Além disso, vale ressaltar que os jardins externos do Palácio foram criados com inspiração no Palácio de Versalhes, localizado na França.

Também devemos deixar claro que neste complexo, todas as suas instituições possuem entrada gratuita, mas existem algumas exceções, como o planetário.

Lagoa da Pampulha

Outro local que não pode ficar de fora do seu roteiro de final de semana em Belo Horizonte é a Lagoa da Pampulha, localizada na região famosa da Pampulha.

Neste local, você encontrará um conjunto arquitetônico que foi projetado pelo famoso Oscar Niemeyer, sendo uma área que foi construída para servir aos moradores e turistas como espaço para lazer e atividades físicas.

Na Lagoa, você vai ter como atrações principais a famosa Igreja de São Francisco (a igrejinha da Pampulha, linda com seus azulejos azuis de origem portuguesa), a Casa do Baile e também o MAM (Museu de Arte Moderna).

Uma outra atração bem interessante é a Casa Kubitscheck, que ajuda a preservar a memória do ex-presidente e ex-governador de Minas Gerais Juscelino Kubitscheck.

Você pode aproveitar o final de semana na Lago da Pampulha para percorrer os seus 18 km, e ainda curtir algumas atrações que são pagas, como Jardim Botânico, Jardim Zoológico e o Parque Ecológico.

Nas adjacências da região da Pampulha, um outro lugar interessante é o Estádio do Mineirão e a sua esplanada, além do Museu do Futebol.

A estrutura ao redor do estádio é bem completa e você poderá andar de bicicleta, patins ou skate, comer diferentes tipos de refeições e mesmo ficar dando um tempo de descanso.

Mirante dos Mangabeiras

O Mirante dos Mangabeiras traz aos seus visitantes uma visão panorâmica incrível de Belo Horizonte

O espaço conta com dois decks de madeira nos quais você pode parar e ver tudo de cima, como a Lagoa da Pampulha e o estádio do Mineirão, e ainda apreciar o pôr do sol.

Mercado Central

O Mercado Central de Belo Horizonte é bem antigo e traz mais de 400 lojas com uma infinidade de produtos que são típicos de Minas.

Fora esses produtos gastronômicos, você tem outros itens artesanais típicos do estado, como cumbucas, panelas e as colheres de pau.

Você ainda pode curtir o prato de fígado acebolado com jiló, um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, ou provar queijos artesanais e doce de leite.

O bom é que o mercado funciona todos os dias, mas é importante estar atento aos horários!

Eventos que acontecem anualmente e sazonalmente

Belo Horizonte é famosa por seus eventos anuais e sazonais que exaltam a cultura de Minas Gerais, especialmente a gastronomia, incluindo a apreciação de chopp em BH, além de eventos nacionais como o Comida de Boteco.

O mais importante é que você aproveite também para conhecer os bares, que estão por todos os lados na capital mineira. Aqueles que ficam no bairro da Savassi são, sem dúvidas, as melhores opções.

Conclusão

Como você pode ver aqui, entender o que fazer em Belo Horizonte é fundamental para quem quer conhecer bem a capital de um dos estados mais lindos e ricos em cultura do Brasil. 

Neste texto, mostramos algumas das melhores dicas sobre o que fazer em Belo Horizonte no final de semana, como ir à Lagoa da Pampulha e percorrer o Circuito Liberdade na parte central da cidade.

O que achou do conteúdo de hoje sobre o que fazer em Belo Horizonte no final de semana?

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia