02/04/2024 às 16h07min - Atualizada em 02/04/2024 às 16h06min

O que é a gamificação no RH?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Existe uma necessidade muito grande em ressignificar o trabalho na área de RH e a prática de gamificação nas empresas pode ser a resposta que os empregados e colaboradores precisavam para isso.

Hoje o nosso conteúdo irá abordar como uma prática contendo elementos usados em entretenimento pode auxiliar positivamente na produtividade e bem-estar na área de recursos humanos. Confira!

O que é a gamificação no RH?

A gamificação é uma técnica que visa implementar elementos antes vistos somente em entretenimento, porém em um contexto de produtividade, como aprendizagem, saúde, cotidiano e até mesmo empresas.

Trazer uma gamificação nas empresas, onde normalmente há atividades diversas, monótonas e complexas, pode despertar o sentimento de recompensa e divertimento, além da possibilidade de melhora do rendimento dentro da empresa, ao que os funcionários conseguem lidar melhor com as tarefas encarregadas. 

Benefícios da gamificação no RH

Os benefícios da gamificação corporativa são a parte mais interessante do assunto. Ao colaborador entrar em uma dinâmica semelhante a desafios em seu trabalho, algumas melhorias no workflow podem ser identificadas, como:

  • Estímulos à produtividade: criar uma gamificação nas empresas gera mais engajamento, o que estimula os funcionários de forma mais desafiadora e divertida. Os elementos dos desafios deixam o progresso das tarefas mais claro e eficaz, e, além disso, os funcionários recebem recompensas e feedbacks imediatos;

  • Melhores resultados: um ambiente gamificado concebe mais qualidade de trabalho e empenho por parte dos colaboradores. Ao somar um ambiente mais organizado, claro e cooperativo, tem como consequência a melhoria dos resultados de suas tarefas;

  • Atrair e reter talentos: técnicas como a gamificação criam um ambiente de trabalho mais atraente, divertido e inovador e chamam a atenção de profissionais que valorizam o desenvolvimento e bem-estar;

  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe: a ferramenta incentiva a cooperação e o trabalho em equipe por meio de desafios coletivos, competições saudáveis e reconhecimento público de realizações individuais e em equipe;

  • Aprendizagem e desenvolvimento: a gamificação facilita a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades, tornando os processos de treinamento mais interativos e envolventes, o que leva a uma melhor retenção do conhecimento e habilidades adquiridas;

  • Feedback e avaliação contínua: a gamificação corporativa fornece feedback rápido para os funcionários, ao permitir que eles acompanhem seu progresso e identifiquem áreas para melhoria. Isso é útil em processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira.

A gamificação no setor apresenta excelentes benefícios para transformar positivamente a gestão de pessoas. Ao incorporar a estratégia, as empresas podem ajustar significativamente seus funcionários e melhorar a aprendizagem geral e o desenvolvimento profissional.

Gamificação no RH é método efetivo?

As estatísticas mostram um possível crescimento em uso de gamificação de 30% na América Latina e 47% na Europa para o ano de 2024. Pense que o ambiente no setor de recursos humanos é exigente e lidar com pessoas quando não há organização e qualidade de trabalho pode ser desgastante e desinteressante para novos candidatos.

A experiência de gamificação corporativa melhora o bem-estar dos colaboradores ao deixar as etapas de trabalho mais claras, engajadas e cooperativas e, consequentemente, aprimoram o clima organizacional. 

Como funciona a gamificação no RH?

A utilização de gamificação no setor de Recursos Humanos renova as atividades de administração de pessoas, transformando-as para que o esforço seja recompensado por meio de atividades, além de importar mecânicas que facilitem a execução das tarefas e, para isso, são usados elementos presentes nos jogos.

Se empenhar na empresa, efetuar uma qualificação e ser avaliado quanto ao seu desempenho, tudo isso pode ser adaptado com a ferramenta. As mecânicas de desafios são essenciais para a gamificação no setor.

Como aplicar a gamificação no RH?

O processo para gamificar uma empresa ou um setor pode ser introduzido por qualquer um que deseja trazer melhorias ao ambiente para os seus colaboradores. Para adaptar a experiência ao seu local de trabalho envolve alguns pontos-chave.

Ao implementar um sistema de pontuação, você permite o registro de progresso das pessoas por meio da competição, enquanto promove os ganhos e acompanha o desenvolvimento da sua equipe.

Estabelecendo níveis na sua gamificação, você estimula o sistema de recompensa humano. Desenvolver etapas pode aumentar a dissonância ludo narrativa dos participantes das atividades e com isso, motivá-los.

Estimular a competitividade sadia dos colaboradores também é crucial para mantê-los engajados, e ao vencer, gera um feedback positivo e satisfatório para todos. As recompensas são correlacionadas ao aumento de produtividade dos participantes, pois isso é importante incentivá-los periodicamente. Ofereça recompensas assim que atingirem uma meta. Isso fará com que seus esforços tenham valido a pena.

Aplicar a gamificação no RH é uma estratégia que, quando bem planejada e executada, pode revolucionar a maneira como os colaboradores interagem com suas tarefas e com a empresa. 

Se você se interessou pela metodologia de gamificação nas empresas, não deixe de conferir a Gamefic, uma plataforma que orienta de forma profissional o seu ambiente de trabalho sobre os elementos da gamificação e também como aplicá-los!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia