Existe uma necessidade muito grande em ressignificar o trabalho na área de RH e a prática de gamificação nas empresas pode ser a resposta que os empregados e colaboradores precisavam para isso.
Hoje o nosso conteúdo irá abordar como uma prática contendo elementos usados em entretenimento pode auxiliar positivamente na produtividade e bem-estar na área de recursos humanos. Confira!
A gamificação é uma técnica que visa implementar elementos antes vistos somente em entretenimento, porém em um contexto de produtividade, como aprendizagem, saúde, cotidiano e até mesmo empresas.
Trazer uma gamificação nas empresas, onde normalmente há atividades diversas, monótonas e complexas, pode despertar o sentimento de recompensa e divertimento, além da possibilidade de melhora do rendimento dentro da empresa, ao que os funcionários conseguem lidar melhor com as tarefas encarregadas.
Os benefícios da gamificação corporativa são a parte mais interessante do assunto. Ao colaborador entrar em uma dinâmica semelhante a desafios em seu trabalho, algumas melhorias no workflow podem ser identificadas, como:
Estímulos à produtividade: criar uma gamificação nas empresas gera mais engajamento, o que estimula os funcionários de forma mais desafiadora e divertida. Os elementos dos desafios deixam o progresso das tarefas mais claro e eficaz, e, além disso, os funcionários recebem recompensas e feedbacks imediatos;
Melhores resultados: um ambiente gamificado concebe mais qualidade de trabalho e empenho por parte dos colaboradores. Ao somar um ambiente mais organizado, claro e cooperativo, tem como consequência a melhoria dos resultados de suas tarefas;
Atrair e reter talentos: técnicas como a gamificação criam um ambiente de trabalho mais atraente, divertido e inovador e chamam a atenção de profissionais que valorizam o desenvolvimento e bem-estar;
Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe: a ferramenta incentiva a cooperação e o trabalho em equipe por meio de desafios coletivos, competições saudáveis e reconhecimento público de realizações individuais e em equipe;
Aprendizagem e desenvolvimento: a gamificação facilita a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades, tornando os processos de treinamento mais interativos e envolventes, o que leva a uma melhor retenção do conhecimento e habilidades adquiridas;
Feedback e avaliação contínua: a gamificação corporativa fornece feedback rápido para os funcionários, ao permitir que eles acompanhem seu progresso e identifiquem áreas para melhoria. Isso é útil em processos de avaliação de desempenho e desenvolvimento de carreira.
A gamificação no setor apresenta excelentes benefícios para transformar positivamente a gestão de pessoas. Ao incorporar a estratégia, as empresas podem ajustar significativamente seus funcionários e melhorar a aprendizagem geral e o desenvolvimento profissional.
As estatísticas mostram um possível crescimento em uso de gamificação de 30% na América Latina e 47% na Europa para o ano de 2024. Pense que o ambiente no setor de recursos humanos é exigente e lidar com pessoas quando não há organização e qualidade de trabalho pode ser desgastante e desinteressante para novos candidatos.
A experiência de gamificação corporativa melhora o bem-estar dos colaboradores ao deixar as etapas de trabalho mais claras, engajadas e cooperativas e, consequentemente, aprimoram o clima organizacional.
A utilização de gamificação no setor de Recursos Humanos renova as atividades de administração de pessoas, transformando-as para que o esforço seja recompensado por meio de atividades, além de importar mecânicas que facilitem a execução das tarefas e, para isso, são usados elementos presentes nos jogos.
Se empenhar na empresa, efetuar uma qualificação e ser avaliado quanto ao seu desempenho, tudo isso pode ser adaptado com a ferramenta. As mecânicas de desafios são essenciais para a gamificação no setor.
O processo para gamificar uma empresa ou um setor pode ser introduzido por qualquer um que deseja trazer melhorias ao ambiente para os seus colaboradores. Para adaptar a experiência ao seu local de trabalho envolve alguns pontos-chave.
Ao implementar um sistema de pontuação, você permite o registro de progresso das pessoas por meio da competição, enquanto promove os ganhos e acompanha o desenvolvimento da sua equipe.
Estabelecendo níveis na sua gamificação, você estimula o sistema de recompensa humano. Desenvolver etapas pode aumentar a dissonância ludo narrativa dos participantes das atividades e com isso, motivá-los.
Estimular a competitividade sadia dos colaboradores também é crucial para mantê-los engajados, e ao vencer, gera um feedback positivo e satisfatório para todos. As recompensas são correlacionadas ao aumento de produtividade dos participantes, pois isso é importante incentivá-los periodicamente. Ofereça recompensas assim que atingirem uma meta. Isso fará com que seus esforços tenham valido a pena.
Aplicar a gamificação no RH é uma estratégia que, quando bem planejada e executada, pode revolucionar a maneira como os colaboradores interagem com suas tarefas e com a empresa.
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