30/12/2022 às 07h34min - Atualizada em 30/12/2022 às 07h33min

PRONEURO: a importância e a urgência da neurologia para a sociedade

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícia news

Uma das áreas da saúde que mais despertam a curiosidade das pessoas é a neurologia. Ela é fundamental para a qualidade de vida humana e para cuidar de aspectos relacionados ao bem-estar de cada um. Primeiro, é necessário um conhecimento um pouco mais específico da neurologia do sujeito para o tratamento adequado, por isso, os profissionais da área precisam de programas especializados como o PRONEURO para oferecer aquilo que os pacientes buscam.

Esta é uma ciência que intuitivamente reconhece e diagnostica problemas relacionados ao sistema nervoso. Logo, dá para entender a complexidade e a necessidade de um bom programa de atualização de conhecimentos, como o PRONEURO, para um profissional ficar bem preparado. Vale a pena reforçar a importância dessa ciência para a evolução humana.

PRONEURO e a importância da neurologia no mundo

Em outras palavras, a neurologia é uma especialidade médica que lida com o sistema nervoso central e periférico e hoje está ligada a muitas outras áreas médicas. É comum que os pacientes procurem um neurologista quando apresentam lesões cranianas mais frequentes, como insuficiência de sistemas orgânicos, mas até mesmo quando apresentam sintomas simples, como tonturas. Essa área hoje está mais voltada para o atendimento clínico, e os pacientes frequentemente procuram o especialista.

Porém, como dito anteriormente, a neurologia ainda pode auxiliar em diversas situações, pois o sistema nervoso é responsável por controlar nossas ações corporais voluntárias e involuntárias. Como o próprio PRONEURO demonstra, a grade de conhecimentos e disciplinas que o médico deve aprender é extensa e aprofundada.

Um dos desafios atuais que o PRONEURO auxilia a superar está na otimização dos diagnósticos. Desvendar os mistérios do cérebro humano não é simples e um diagnóstico preciso é fundamental para o tratamento adequado.

Qual a importância dos exames neurológicos?

Agora que temos uma compreensão básica do que faz um neurologista, precisamos examinar a importância dos exames neurológicos no diagnóstico e tratamento de certos distúrbios.

Obviamente, é muito importante saber que esse tipo de teste geralmente é feito com a intenção de analisar o estado do sistema nervoso. Por isso, é muito comum a solicitação de exames como eletroencefalograma, avaliação neuropsicológica, eletrotromiografia e tomografia computadorizada de cérebro.

Existem também alguns outros procedimentos que são muito comuns em neurologia e agora estão se tornando muito importantes para a definição de certos diagnósticos. Por exemplo, a craniotomia é um procedimento cirúrgico no qual uma parte do crânio é removida com a intenção de facilitar o acesso ao cérebro.

Estes são alguns dos exames e procedimentos mais comuns realizados por neurologistas com a intenção de tratar e diagnosticar os distúrbios associados a esta área. Uma vez que tenhamos compreendido o significado da neurologia e o que ela realmente envolve, devemos também compreender quando procurar um neurocirurgião.

Finalmente, quando eu quero ver um neurocirurgião?

No início do texto, foi dito de forma sucinta que é muito comum os pacientes procurarem um neurologista quando apresentam dores, formigamento e fraqueza mais frequentes. No entanto, há uma série de condições que levam ao exame de um neurologista.

É possível, por exemplo, encontrar pessoas que tiveram acidente vascular cerebral, dores de cabeça, transtorno do sono, mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, entre outros problemas. Com isso, fica claro que o neurologista é uma área médica de extrema importância e que pode auxiliar significativamente na manutenção da saúde dos pacientes. Também é evidente a necessidade dos profissionais permanecerem em constante atualização de conhecimento, por meio do PRONEURO e de outros programas.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia