09/09/2022 às 11h02min - Atualizada em 09/09/2022 às 11h01min

Como fazer elíptico para emagrecer

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Com o passar dos anos o número de praticantes de esportes físicos está crescendo cada vez mais e a musculação continua sendo umas das modalidades mais procuradas na academia.

Diante deste cenário, os proprietários e gestores procuram investir em equipamentos eficazes para o emagrecimento e fortalecimento dos músculos.

Entre os diversos aparelhos que são eficientes na academia, podemos destacar o elíptico. E para entendermos o que é, para que serve e como funciona esse equipamento, neste artigo, detalharemos tudo sobre ele. 

Descobrindo o que é o elíptico

O elíptico é um aparelho comumente encontrado na maioria das academias, cujo objetivo é criar um movimento similar ao da corrida e pedalada.. Ele também é conhecido como transport e, nas academias, normalmente, fica próximo às esteiras e bicicletas.

Benefícios da utilização do elíptico

O elíptico é um aparelho muito procurado nas academias por pessoas que desejam queimar calorias e tonificar o corpo. A prática regular do elíptico, gera o aumento de gasto calórico, implicando, positivamente, na perda de peso.

Outra vantagem desse equipamento é que, se ele for utilizado corretamente, não causará muito impacto nas articulações. E devido a isso, os treinos no elíptico podem ser praticados por pessoas de todas as idades.

Nele, também é possível exercitar todos os músculos de membros inferiores (coxas e panturrilhas) e, até mesmo, membros superiores, uma vez que este aparelho combina movimentos de pernas e braços, simultaneamente.

Além disso, são eficazes no processo de condicionamento e melhora do sistema cardiovascular.

A funcionalidade do elíptico no processo de emagrecimento

O elíptico é um aparelho poderoso na perda de peso, pois ele trabalha todos os membros musculares de uma única vez e essa ação contribui para a queima de calorias e redução de gorduras do corpo todo.

Para obter resultados positivos, a utilização deste aparelho deve ser feita com frequência. A quantidade de calorias perdidas em um determinado período é relativa ao peso.

Neste caso, uma aluna que pesa 60 quilos, por exemplo, poderá queimar até 320 calorias em 30 minutos executando exercícios no elíptico. Já uma pessoa de 75 quilos conseguirá perder, aproximadamente, 390 calorias.

Diante destas informações, podemos afirmar que quanto maior for o peso, mais calorias será possível queimar.

Além do mais, exercitar-se no elíptico 5 vezes na semana, aproximadamente, 1 hora por dia, provoca a queima de até 3500 calorias por semana.

Outro ponto importante para quem deseja emagrecer exercitando no elíptico é manter a postura. Com a postura correta será possível focar nos músculos certos e evitar possíveis lesões.

Neste caso, é importante que os pés estejam sempre alinhados totalmente em contato com o solo durante a execução do movimento para que não haja sobrecarga nas articulações dos joelhos e tornozelos.

Inclusive, o aluno deverá manter os joelhos alinhados à linha do corpo e evitar inclinar o corpo para frente, neste caso, o tronco deverá estar sempre parado e estabilizado.

A importância da tecnologia na execução dos aparelhos nas academias

Com o avanço da tecnologia, muitos aparelhos estão sendo inovados e, com isso, a programação e a autonomia vem ganhando espaço no mercado.

Nos aparelhos mais modernos podemos encontrar algumas funções que auxiliam o usuário no desenvolvimento da atividade. 

Nível

Normalmente, os elípticos apresentam 8 níveis, os quais correspondem à intensidade do exercício. Para iniciantes, é recomendável manter o nível entre 1 a 3. Esse valor deve ser aumentado conforme a evolução no desenvolvimento do movimento.

 

Programas

Esse recurso permite que o usuário selecione um programa para treinar. O programa intervalado, é uma das opções que podemos escolher. Ela baseia-se no aumento da diminuição nos níveis de intensidade no decorrer do treino.

Ação de alternar períodos de alto esforço com períodos de baixo esforço, faz com que o corpo queime calorias de forma mais eficiente, uma vez que ele precisará se ajustar a diferentes movimentos.

A definição dos níveis (alto e baixo) podem ser ajustados, manualmente, pelo aluno de acordo com o condicionamento físico.

Recursos Adicionais

Para aumentar a eficácia no processo de emagrecimento, alguns aparelhos possuem a função de inclinação, a qual permite que o equipamento seja utilizado em alturas diferentes, visando deixar o exercício mais complexo.

Neste caso, a execução dos movimentos com o elíptico inclinado favorece o processo de queima de calorias, devido ao seu nível de dificuldade.

Outro recurso de grande valor está relacionado às informações que o elíptico passa para o usuário como: o tempo, a quantidade de calorias queimadas, o batimento cardíaco e a distância percorrida.

Estes dados fazem com que o aluno consiga manter o controle sobre o desenvolvimento do exercício.

Dessa forma, deu para perceber que o elíptico é muito eficaz no processo de emagrecimento, isso porque, para executá-lo é preciso movimentar o corpo todo.

Então, se você ainda não viveu essa experiência, não perca mais tempo. Procure uma academia de sua preferência e usufrua das vantagens que o elíptico pode nos oferecer.

 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia