09/09/2022 às 11h01min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h59min

Dicas de segurança no banho e tosa para evitar acidentes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Dar banho e tosar os pets em casa é uma ótima opção para quem quer economizar ou não quer sair. Mas para garantir uma higiene adequada e não causar desconforto aos cães e gatos, é preciso seguir algumas orientações.

Como dar banho em um cachorro?

Sempre comece com um banho. A lógica é a mesma de quando você vai ao salão de beleza. Antes de cortar o cabelo, você passa pela lavagem. 
 

A limpeza mantém o pelo do seu pet hidratado para pentear, ajudando a desembaraçar e remover pelos mortos, parasitas e impurezas.
 

O primeiro passo para dar banho e tosar seu cão é escolher um local onde seu animal de estimação se sinta seguro e que seja fácil de controlá-lo. 
 

Uma pia e um chuveiro são ótimas opções, ou, se você gosta de tomar banho no quintal, amarre uma coleira em uma coleira curta para evitar que ele escape.
 

Separe os materiais necessários: mesa para banho e tosa (se for o caso), mangueira ou chuveiro, escova, shampoo, condicionador, toalhas e secador.
 

Proteção de ouvido: Coloque um pedaço de algodão no ouvido para evitar a entrada de água, tomando cuidado para não introduzir demais.
 

Enxágue o pelo: Deixe para o final para que ele não se assuste. A temperatura da água deve variar de morna a gelada.

Use um shampoo: Use um produto específico para cães, se possível, um produto específico para seu tipo de pelo, e massageie. Em seguida, enxágue.
 

Condicionamento: Para cães de pelo comprido, aplique o condicionador, escove os nós e enxágue. Veja também o que é bom para hidratar o pelo do cachorro.
 

Limpeza do ouvido: Retire o algodão do ouvido e umedeça com água ou produto específico. Gentilmente passe e limpe o interior, apenas até onde você pode ver, para não machucá-lo.
 

Pelo seco: Limpe o excesso de umidade com uma toalha. Após isso, seque com um secador de calor médio e penteie levemente o pelo.

Qual a frequência dos banhos?

O banho excessivo pode ser prejudicial para os cães, pois destrói a proteção natural da pele e da pelagem, além de poder levar a problemas de pele. 
 

A frequência ideal de banho depende da raça do seu cão e as orientações devem ser dadas por um veterinário, mas em geral é recomendado a cada 15 dias.
 

Para cães e gatos, é recomendado esperar os filhotes completarem seus dois meses de vida ou se vacinar antes do primeiro banho.

Tipos de tosa

  • Tosa higiênica: Remove os pelos das patas por segurança enquanto caminha.

Previne a proliferação de fungos e parasitas.

Remove os pelos da barriga para evitar nós.

Auxilia na higiene da região anal e genital, evitando sujeiras quando os pets precisam.

 
  • Tosa padrão da raça: Este é o tipo de corte que mantém a forma tradicional da pelagem de cada raça de acordo com os padrões históricos. 

Por exemplo, o Fox Terrier era originalmente um cão de caça. Sua aparência padrão deve manter os pelos do corpo curtos para que não atrapalhem, mas mantenha o nariz e as sobrancelhas desgrenhados, pois ajudam no cheiro e no equilíbrio. Também é comum em Poodles e Yorkshire Terriers.

 
  • Tosa bebê: Puramente estético, este tipo de preparação é projetado para reduzir o tamanho de um animal de estimação para se parecer com um filhote.

Como tosar um cachorro?

Agora é a hora de tosar os pelos. É importante para cães de pelo médio a longo, principalmente no verão, pois esfria e reduz a proliferação de organismos como bactérias, fungos, carrapatos e pulgas. 
 

Esta manutenção pode ser feita a cada 45 dias para cães de pelo comprido, com 2 ou 3 meses de intervalo para outros cães.

No entanto, é importante que este corte não seja muito baixo e que se mantenham 3 a 4 cm de pelo. 
 

Assim, a camada protetora natural do cabelo, formada por sub pelos que protegem contra a exposição solar e a aparência dermatológica, não é removida.
 

Corte com tesoura e uma máquina para aparar o pelos.
 

Após o banho, a secagem e a escovação, apare primeiro os pelos do corpo. Para não assustá-lo, raspe as costas e as patas traseiras. Em seguida, mova para o pescoço, peito, pernas dianteiras e abdômen.
 

Para pelos longos, corte primeiro com tesoura, depois com máquina, sempre cortando na direção do pelo.
 

Use uma tesoura para aparar os pelos faciais e, se bloquear a visão, apare os pelos ao redor dos olhos. 
 

Não apare sobrancelhas, pelos do queixo e nariz, pois eles ajudam a prevenir micróbios, medem distâncias ao caminhar e cheirar, podem até ser usados ​​como sensores de temperatura.
 

Durante todo o processo de preparação e higiene, lembre-se de elogiar e acariciar seu cão como forma de reforço positivo. Isso fará com que ele se sinta mais confortável e não criará resistência.


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia