24/06/2022 às 18h05min - Atualizada em 24/06/2022 às 18h00min

Social media: como criar um ótimo perfil para o seu restaurante no Instagram?

O Instagram é uma ótima ferramenta para atrair mais clientes e melhorar o seu faturamento. Veja como criar um perfil atrativo para o seu restaurante

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

De nada adianta ter os melhores produtos de restaurante se na hora de expor nas redes sociais, as imagens e os conteúdos não são atrativos. Acredite: imagem vende — e vende muito! 

 

Imagine que o seu potencial cliente está navegando pelo feed do Instagram e se depara com uma imagem de um prato maravilhoso. Ao ler a legenda, ele percebe que o prato é composto pelos seus ingredientes preferidos. Nesse momento, ele sente “água na boca” e quando for realizar um pedido, adivinha de qual restaurante ele lembrará?

 

É bem provável que seja o seu. Portanto, estar presente onde seu público está é fundamental para aumentar suas vendas, mas é claro que outras estratégias também precisam ser colocadas em prática para se destacar da concorrência. Veja quais são elas!

Capriche nas fotos

O Instagram é uma rede social de imagens, basicamente. Embora exista a legenda, é a imagem que prevalece e mais chama a atenção do usuário. Portanto, investir na qualidade das fotos é fundamental para atrair o seu público, a fim de que ele sinta “água na boca” na hora que visualiza uma imagem de um prato do seu restaurante.

 

Além de atraente, é importante que essas fotos sejam originais. Evite ao máximo banco de imagens gratuitas. Ao contratar um profissional, ele saberá exatamente as dimensões que cada foto deve ter para ficar dentro do padrão de exibição do Instagram.

Utilize hashtags

As hashtags nada mais são que aquelas palavras escritas ao final dos conteúdos com o símbolo do jogo da velha (#) antes delas. Basicamente, são palavras-chaves que fazem sentido com a postagem e o seu negócio. Elas permitem que os usuários encontrem o seu perfil com mais facilidade.

 

Vamos dar um exemplo. Se a sua publicação refere-se a uma sobremesa, como um petit gateau, você pode usar hashtags assim: #sobremesa, #petitgateau e #chocolate.

 

Dessa forma, no momento que usuário fizer uma pesquisa por uma dessas palavras-chaves, a sua publicação ficará visível para ele.

Interaja com o seu público

“Pessoas compram de pessoas”. Sempre tenha essa convicção em mente. Por mais que o restaurante seja uma empresa, é importante personalizar o atendimento e até mesmo as interações nas redes sociais.

 

Dessa forma, é possível fortalecer a relação com o seu público e fazer com que ele se sinta à vontade para tirar suas dúvidas e até mesmo engajar mais nas publicações do feed e do Stories.

 

Crie conteúdos interativos, use e abuse das ferramentas do Stories, como caixa de perguntas, enquetes etc. Assim, o público começa a criar um certo apego pela marca e, aos poucos, você consegue ganhar a preferência dele.

Use e abuse do Stories

Para criar uma conexão real com a sua audiência, é importante ir além das fotos do feed. É claro que estas devem ser muito bem-feitas e, de preferência, por um fotógrafo profissional, mas o perfil do seu restaurante não deve ficar apenas com elas.

 

Nesse momento, é necessário mostrar algo que os usuários adoram acompanhar: os bastidores. Essa é uma excelente forma de criar uma relação mais próxima com o seu público, fazendo com que eles conheçam os profissionais que trabalham ali. Além disso, essa interação possibilita a humanização da empresa, permitindo que o seu público se sinta “em casa” sempre que for ao seu restaurante.

 

Criar um perfil atrativo para as redes sociais não é algo tão simples, pois tudo exige tempo e dedicação. No entanto, com bastante estudo sobre o tema e principalmente o público-alvo, fica mais fácil criar publicações que engajem bastante e vão de encontro aos problemas do seu potencial cliente, seja na busca por um restaurante interessante, seja pela necessidade de “acabar com a sua fome”.

 
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