23/03/2022 às 14h28min - Atualizada em 23/03/2022 às 14h28min

Tudo que você precisa saber para trabalhar como motoboy por aplicativos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
O Brasil é um dos recordistas mundiais quando o assunto é trabalhar como motoboy por aplicativos. Para se ter uma ideia, de acordo com dados demonstrados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), já são quase 1 milhão de pessoas que utilizam o automóvel como forma de trabalho.
 
E eles não são presença apenas nas grandes cidades. Ainda mais com a expansão dos aplicativos pós-pandemia, que também ocorreu em outros centros interioranos do Brasil. Ou seja, demanda e procura não faltam, o que reflete bastante nas condições próprias para esses trabalhadores, sendo muitos autônomos.
 
Mas, você já se perguntou: o que é necessário para trabalhar como motoboy por aplicativos no Brasil? Muito além de um bom automóvel, um baú para a moto — onde caibam as entregas — e a carteira de habilitação tipo A, existem outras demandas necessárias, que permitem o trânsito livre desses motoqueiros com suas bagagens.
 
Seja para entregar comida via delivery, encomendas diversas realizadas online ou até mesmo a entrega física de um pertence de um conhecido para o outro, os motoboys estão invadindo as estradas. Dessa forma, nada mais justo saber como eles trabalham e também as suas atuais condições.
 
Além disso, você sabe qual a remuneração média brasileira para este tipo de função? De antemão, afirmamos que não existe um número concreto, mas um valor que representa a demanda adquirida pelo profissional e até mesmo em qual cidade está atuando. Além de, claro, para qual empresa está oferecendo seus serviços.
 
Sem mais delongas, continue essa leitura até o fim e confira tudo o que você precisa saber para trabalhar como motoboy por aplicativos, se esse for o seu caso. Vamos lá?

Quanto ganha um motoboy que atua por aplicativos?

Como citado anteriormente, não existe um valor exato a ser pago pelo trabalho como motoboy. Quando falamos da disponibilidade de trabalho por meio de aplicativos, esse número fica ainda mais nebuloso, pois não existe um contrato formal (como a CLT) para assegurar um salário fixo por mês.
 
De acordo com o site Salários, o valor pode ser desde R$1.500,00 a R$6.000,00 mensais. Tudo isso dentro de uma rotina de 120 horas mensais. Muitos aplicativos definem o pagamento mínimo de uma corrida, o que auxilia no momento de fazer as compras.
 
Mas, por que esses números variam tanto? A resposta é simples: tudo dependerá do valor da rota. Ou seja, quantos quilômetros serão rodados, qual o horário do atendimento, o número de pedidos e até mesmo a cidade. Para exemplificar, uma corrida costuma ser bem mais cara na capital São Paulo do que na cidade próxima, Cotia.

O que é preciso para ser um motoboy?

Existe uma lei específica para responder esta pergunta, no caso é a Lei Nº 12.009, de 29 de julho de 2009. Nela, está descrito que o profissional precisa ter mais de 21 anos e, no mínimo, 2 anos de experiência com a habilitação dentro da categoria — no caso, A.
 
Dessa forma, não existem cursos específicos para o motoboy, apenas a comprovação da idade, a experiência e também o veículo pronto para ser utilizado — uma vez que os aplicativos não disponibilizam motos, apenas baús específicos e outros equipamentos de segurança.

Quais são os documentos necessários para virar motoboy?

Se você está pensando em ingressar na profissão, descubra abaixo quais são os documentos indispensáveis:
 
  • carteira de identidade;
  • título de eleitor;
  • cédula de identificação do contribuinte – CIC;
  • comprovante de residência;
  • certidões negativas das varas criminais;
  • identificação regularizada do modal utilizado em serviço.
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia