31/01/2022 às 11h42min - Atualizada em 31/01/2022 às 11h41min

Saiba mais sobre a umidade do ar e como ela afeta o clima

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
Com certeza, você já ouviu falar sobre a umidade do ar, seja na escola durante as aulas de ciência, seja no dia a dia. Este é um tema importante que possui ligação direta com o clima e a nossa saúde.

Para entender essa relação, é preciso se aprofundar no tema, entendendo os conceitos básicos sobre a umidade do ar e qual o seu impacto no dia a dia. Pensando nisso, hoje falaremos mais sobre esse assunto e sobre o papel do climatizador e umidificador de ar.

Afinal, o que é umidade do ar?

A umidade do ar, como o próprio nome já indica, é um conceito utilizado para medir a quantidade de vapor de água presente no ar atmosférico. É importante ter em mente que, mesmo sem sentir essas partículas de água, elas sempre estão presentes em maior ou menor quantidade.

Além de influenciar o clima, a umidade também sofre influências de outros fatores. A maritimidade, a continentalidade, a vegetação e o movimento das massas de ar são os principais elementos que determinam a umidade do ar. É por isso que locais litorâneos possuem um ar mais fresco e úmido.

Como a umidade do ar afeta o clima?

Agora que já definimos o que é a umidade do ar e como ela se estabelece, é possível se aprofundar nas relações entre umidade e clima. É comum ouvir pessoas falando que determinada estação do ano é mais seca, enquanto outra é mais úmida. Além da sensação térmica, isso pode ser explicado pela relação direta entre o clima e a umidade do ar.

Isso acontece porque a amplitude térmica é diretamente influenciada pela umidade. Quanto maior for a quantidade de vapor de água na atmosfera, menor será a amplitude térmica, ou seja, a variação da temperatura em graus. O inverso também acontece, quando a umidade do ar apresenta queda, a temperatura tende a se tornar mais instável, apresentando maior amplitude.

Como a umidade do ar afeta a saúde?

Uma vez estabelecida a relação entre a umidade do ar e o clima, é possível traçar um paralelo entre ambos os fatores e a nossa saúde. Isso porque as mudanças no clima e na umidade do ar podem propiciar o aparecimento de doenças sazonais, como trataremos adiante.

Quando a umidade do ar está baixa, o tempo tende a ficar mais seco, ao mesmo passo em que a amplitude térmica aumenta. É nesse contexto que surgem dias mais secos, onde a temperatura sofre grandes variações e pegam as pessoas desprevenidas.

Esse cenário tende a contribuir para o aparecimento e contágio de doenças respiratórias sazonais, como os resfriados, a sinusite, a bronquite e as crises alérgicas. O incômodo para respirar também pode aparecer, contribuindo para sangramentos.

Qual o papel dos climatizadores e umidificadores de ar?

Não é possível controlar o clima ou a umidade do ar, afinal, esses são aspectos naturais que sofrem influências de muitos fatores, inclusive da ação coletiva do homem.

Para evitar transtornos causados pela baixa umidade e pela alta amplitude climática, é possível recorrer a algumas tecnologias já disponíveis no mercado: os climatizadores e os umidificadores.

Os umidificadores, como o próprio nome indica, têm como principal função controlar a umidade do ar em determinado ambiente. Dessa forma, é possível evitar a baixa umidade dentro de casa, amenizando os problemas de saúde causados pela exposição ao tempo seco.

Os climatizadores, por sua vez, funcionam como uma espécie de ar-condicionado, com os quais é possível controlar a temperatura do ambiente, aumentando ou diminuindo os graus. Com a ajuda desse aparelho, é possível evitar a alta amplitude térmica, também responsável pelo aumento de doenças respiratórias.
A união entre climatizador e umidificador se mostra como uma solução para aqueles que não querem sofrer com a alteração brusca do clima e um ar seco.
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia