24/01/2022 às 14h30min - Atualizada em 24/01/2022 às 14h13min

O que observar na hora de comprar um imóvel na praia

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news

Você sabe o que observar na hora de comprar um imóvel na praia? Se pretende realizar o sonho de morar no litoral (onde mora 1 em cada 4 brasileiros), precisa entender que os imóveis lá precisam de certos elementos que não são necessariamente obrigatórios em cidades do interior. Afinal de contas, existem alguns contextos específicos no litoral que devemos considerar.

Na verdade, é importante saber o que observar na hora de comprar um imóvel na praia, mesmo que você não vá morar nele. Afinal, hoje em dia é muito mais fácil comprar um imóvel no litoral para alugá-lo por temporada e transformá-lo em renda extra. Ao contrário de imóveis nas cidades do interior, em que o rendimento é limitado ao aluguel mensal (que normalmente é de 0,5% do valor do imóvel), você pode ganhar muito mais com o aluguel por temporada na praia.

Quer saber o que observar na hora de comprar um imóvel na praia? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que observar na hora de comprar um imóvel na praia: 5 pontos

1. Garagem coberta

Se você for comprar um seminovo em Florianópolis ou qualquer outra cidade litorânea, provavelmente o vendedor do carro vai perguntar se você tem garagem coberta. Isso porque existe um certo fator que causa um dano enorme ao seu veículo: a maresia.

Isso mesmo. A maresia é o maior obstáculo para quem quer morar na praia e é o fator número 1 que você deve ter em mente ao procurar por algum imóvel em uma cidade praiana.

Quando o seu carro fica ao ar livre no litoral, a maresia pode entrar por todos os lugares possíveis. Se a janela ficar aberta, ela pode entrar nos estofados do banco e começar a criar mofo por ali. Também pode entrar na parte mecânica do veículo e causar danos internos, bem como na sua lataria.

Por isso, é importante que o seu imóvel tenha garagem coberta a fim de proteger o seu carro durante o dia e durante a noite. Isso aumentará a sua vida útil e poupará muitos problemas.

2. Revestimentos em aço inox

Quando for comprar eletrodomésticos ou reparar no revestimento de portas, janelas e outros itens e detalhes do imóvel que você for comprar, a melhor solução é apostar no aço inoxidável.

Além de ser 100% reciclável (isso mesmo: dá para reaproveitar o aço inox várias vezes), esse material ainda se destaca dos outros por ser imune à maresia, impedindo que ela traga ferrugem e danos para a sua casa.

Claro que nem tudo no seu imóvel deve ser de aço inox. Dá para impermeabilizar muita coisa e usar materiais mais nobres, mas o aço inoxidável é uma solução fácil e prática para aqueles detalhes onde não é possível fazer a impermeabilização.

3. Impermeabilização das paredes

Por falar em impermeabilizar, é vital que o imóvel que você vai comprar tenha uma boa impermeabilização das paredes. Afinal de contas, elas vão sofrer com o impacto de muita maresia vinda do mar. Se não estiverem impermeabilizadas, a casa vai ficar com aquele cheiro de mofo e vai lhe custar muito trabalho para limpar.

Por isso, converse com o vendedor ou construtor do imóvel sobre os passos dados para impermeabilizar as paredes durante a construção. Se preferir, contrate um especialista no assunto para avaliar o imóvel e fazer um laudo sobre a qualidade da impermeabilização local.

4. Localização

Seja o seu imóvel para alugar por temporada ou para morar, a localização dele é vital. Muita gente gosta do imóvel o mais perto possível da praia,  mas é importante pensar na relação preço x conforto, bem como em contextos locais, como o avanço da maré durante a noite. Portanto, considere todos os fatores (como os turistas chegarão até o lugar, caso seu foco seja alugar por temporada?) e faça uma escolha mais consciente.

5. Facilidades

Por fim, pense em todas as facilidades e na estrutura local que o seu imóvel tem a oferecer. Será que ele tem piscina, por exemplo? E quantos banheiros? Há banheira ou hidromassagem na casa? O que mais ele tem a oferecer para você ou seus hóspedes?

Considere tudo isso para tomar a sua decisão. Às vezes, vale mais a pena um imóvel um pouco mais afastado da praia, mas que tenha uma piscina aquecida e hidromassagem, por exemplo, pensando tanto no conforto quanto no aumento de lucro ao alugar por temporada.

Pronto! Agora que você já entendeu o que observar na hora de comprar um imóvel na praia, é hora de começar a procurar no mercado por algumas opções que façam sentido para o seu objetivo. Se você pretende morar na praia, então precisa de um certo tipo de casa ou apartamento. Já se o seu objetivo é alugar por temporada, os requisitos são outros. Tenha isso em mente e procure pelo imóvel ideal para você.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião e compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia