27/03/2024 às 11h18min - Atualizada em 27/03/2024 às 11h15min

Ideias criativas para aproveitar o espaço em ambientes compactos

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Móveis versáteis e iluminação estratégica podem dar a ilusão de um espaço maior

A realidade das casas e dos apartamentos no Brasil e no mundo segue o mesmo caminho: uma estrutura cada vez mais compacta. Seja pelo aumento populacional, seja pela urbanização dos grandes centros, seja pelo custo menor, esses imóveis vêm ganhando popularidade, tornando-se quase um “padrão”. 

Mas será que é possível aproveitar bem os espaços e deixar tudo com a “sua cara” quando eles são pequenos? A resposta depende da criatividade e estratégia de cada um! Com boas dicas e ferramentas como a furadeira Bosch, é possível criar uma ilusão de espaço maior, aproveitando os ambientes compactos. Abaixo, você confere dicas para colocar a mão na massa:

Móveis multifuncionais devolvem espaço de chão  

O maior problema de quem tem um apartamento ou uma casa compacta é a falta de espaço no chão. Isso acontece porque muitos móveis são inseridos nesse espaço, fazendo com que a área de circulação diminua. Esse cenário ainda causa a sensação de um lugar mais estreito e apertado no dia a dia. 

Para diminuir a sensação sem deixar de lado itens básicos, a dica é apostar nos móveis versáteis e multifuncionais. Assim, você não perde o apoio necessário para guardar itens ou realizar atividades no dia a dia e ainda poupa espaço! No caso de áreas muito reduzidas, você ainda pode apostar em móveis retráteis, como mesas e até mesmo camas. 

A organização ajuda a ampliar o ambiente

A organização nem sempre é lembrada quando o assunto é a decoração e o design de interiores. Entretanto, quem atua na área sabe que os conceitos andam lado a lado e é impossível ter um espaço bonito e funcional sem que ele seja organizado. Quando o espaço é pequeno, esse detalhe ganha ainda mais força. 

A dica para manter o imóvel em ordem e otimizar o espaço é usar divisórias e organizadores. Você pode adicionar compartimentos em uma gaveta, incluir caixas dentro do guarda-roupa ou ainda explorar os organizadores dentro da geladeira. Independente da escolha, os itens ajudam a explorar o melhor daqueles espaços “mal divididos”. 

Com a organização dos cômodos feita, basta manter uma rotina regrada para evitar bagunças. Guarde os itens de volta no lugar sempre que os usar, evite acumular roupas e objetos que você não utiliza mais e reorganize a configuração dos espaços sempre que necessário. 

O aproveitamento de paredes aumenta as possibilidades

Quando se fala em aproveitar os espaços, a primeira coisa que vem à mente é a área do chão. Entretanto, essa não é a única opção para colocar móveis ou itens decorativos em casa. As paredes também podem ser aproveitadas e ajudam a deixar a circulação livre, dando a sensação de um espaço maior, mesmo em cômodos compactos. 

Prateleiras, nichos, quadros e até mesmo armários aéreos… As opções são infinitas e podem ser usadas desde que os cuidados básicos sejam seguidos. É importante fazer a instalação segura, respeitar o peso máximo suportado por cada estrutura e se certificar de que a altura não está muito baixa para a circulação. 

As cores e a iluminação também influenciam no resultado  

Quem nunca reproduziu aquela frase “roupa preta emagrece”? O contexto não tem muita ligação com o design de interiores, mas a afirmação sim! A sensação de que o preto afina ou emagrece acontece porque os tons mais escuros dão essa ilusão de ótica de que algo é menor, mais estreito ou compacto. O mesmo serve para os imóveis. 

Para evitar que um espaço pequeno pareça ainda menor, a estratégia é apostar nos tons claros e na presença de iluminação natural e artificial. Escolha tons de bege, branco, cinza ou tons pastel para compor a paleta de cores. Já na iluminação, a dica é deixar janelas e vidros livres para que a luz entre durante o dia e apostar em boas lâmpadas para manter o ambiente bem iluminado durante a noite. 



 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia