25/03/2024 às 22h07min - Atualizada em 25/03/2024 às 22h04min

Onde colocar os pneus novos? Na frente ou atrás?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Na loja de pneu Firestone, você compra pneus para o seu carro com preço justo e com qualidade. No entanto, uma dúvida que muitos possuem é onde colocar os novos, se é na parte dianteira ou na traseira do carro.

Trocar todo o conjunto é o mais recomendado, porém, o que acontece é que os pneus dianteiros se desgastam primeiro, os outros dois, traseiros, podem rodar mais alguns quilômetros. E, às vezes, a pessoa não dispõe de recursos para trocar os quatro de uma vez só. 

Quando trocar os pneus velhos por novos?

A recomendação da maior parte dos fabricantes é trocar os pneus a cada 4 ou 5 anos, o que equivale a 40 ou 70 mil quilômetros rodados. Entretanto, algumas situações podem exigir a troca dos mesmos antes desse tempo. 

Se o motorista observar bolhas ou ressecamento, se existir desgaste ou se o carro se mostrar instável, puxar a direção para um lado ou apresentar vibrações, são sinais que mostram que está na hora de trocar os pneus do veículo. 

Devo fazer rodízio de pneus?

Se você deseja prolongar a vida útil dos pneus, o rodízio é uma excelente opção. Esse procedimento visa a troca periódica das rodas para evitar que o desgaste se concentre em um pneu de determinado eixo. 

Um grande desgaste dos pneus faz o carro ter um maior desequilíbrio, isso dificulta a direção. Isso pode ser feito na loja de pneu Firestone, que oferece o serviço de alinhamento e até rodízio das rodas, para deixar o seu carro seguro. 

É melhor colocar pneus novos na frente ou atrás?

O recomendado é colocar na parte traseira do carro. Se o pneu usado estiver na frente, o motorista conta com o volante para controlar o carro. Porém, se esse pneu estourar e estiver atrás, o condutor fica à ‘mercê da sorte’. 

Há também quem defenda a ideia de colocar os pneus novos na frente, pois acreditam que o maior peso está na dianteira, onde fica o motor. É por esse motivo que os freios dianteiros são melhores que os traseiros.

Como podemos ver, os dois argumentos são bons. Porém, o mais indicado é colocar os pneus novos no eixo traseiro. A principal razão para isso é a segurança, porque as rodas de trás promovem melhor aderência e estabilidade em curvas e pistas molhadas.

Principais tipos de pneus do mercado

Cada modelo de carro tem o pneu específico, geralmente, as especificações, como, pressão, aro, largura, controle período, constam no manual da fabricante. Assim, o proprietário pode tirar todas as dúvidas. 

Existem no mercado diferentes modelos de pneus, para atender a variedade de carros. Eles se diferem pelo local de tráfego recomendado, pela aderência, e por outros aspectos técnicos. Os principais tipos são:

  • On-road ou convencional: é o mais comum, próprios para asfalto. Tem bastante aderência e é eficiente no escoamento de água;

  • Off-road: Próprios para estradas de terra e lama. Contam com alta estabilidade e frenagem;

  • Pneu misto: é ideal para asfalto e estradas de terra. Possuo alta resistência, entretanto, aumenta o nível de ruído e o consumo de combustível;

  • Pneus verdes: é uma modalidade ecológica. São mais leves, duram mais, e produzem menos ruídos;

  • Radiais: indicados para quem percorre em alta velocidade. Garante um desempenho melhor em curvas;

  • Para carga: São pneus indicados para carros de passeio como Fiat Strada, Montana, ou para utilitários leves, como caminhonetes, furgões e SUVs.

Na loja de pneu Firestone, você encontra diversos tipos de pneus, com aros diferentes, para atender sua necessidade conforme as especificações do seu veículo. Você encontra a melhor qualidade. 

Quando colocar pneu novo tem que fazer alinhamento e balanceamento?

A falta de alinhamento e balanceamento causa o desgaste irregular do pneu, e compromete a direção do veículo. Por isso, sempre ao realizar a troca desse componente é necessário alinhar o carro. 

Quando um pneu é adquirido, ele precisa ser montado, ou seja, o profissional tira o antigo e monta o novo. Após esse processo de montagem, é realizado o processo de alinhamento e balanceamento. 

Como encontrar pneus em promoção? 

Os pneus apresentam preços diferentes, quanto maior o aro e largura, maior o valor. Mas é possível encontrar promoções, para isso é preciso pesquisar no mercado. O condutor deve ficar atento que nem sempre preço baixo é qualidade. 

É preciso contar com uma loja que ofereça produtos de qualidade, isso é importante para manter a segurança do carro e dos seus ocupantes. Muitas vezes, a aquisição de pneus de baixa qualidade, vai exigir uma troca mais rápida, e no final das contas, sai mais caro. Para isso, você pode contar com a Della Via.

A Della Via é referência no comércio de pneus e serviços automotivos. Nela, você encontra promoção de pneus e, conta com o serviço de montagem, alinhamento e balanceamento, feito por profissionais qualificados. 

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia