20/02/2024 às 09h46min - Atualizada em 20/02/2024 às 09h44min

6 tendências para escritórios em 2024

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

As tendências estão sempre se renovando, mudando conforme o mundo se transforma e recebe novas inovações e tecnologias.

E em uma área que muda tanto quanto os negócios, é importante contar com escritórios que estejam acompanhando as novas tendências e também que atendam as necessidades dos colaboradores e de suas empresas.

Temos visto um cenário mais flexível quando pensamos nas tendências para escritórios em 2024, assim como tecnológico, sustentável e voltados para o bem-estar do trabalhador.

Por isso, a seguir, vamos explorar 6 tendências para escritórios em 2024 que irão transformar o seu escritório. Confira.

6 tendências para escritórios em 2024

1. Ambientes flexíveis e adaptáveis

Abrindo a lista, temos a tendência de investir em ambientes mais flexíveis e adaptáveis. Os escritórios atuais, e o que se espera para um futuro próximo, está muito longe do que conhecemos em um escritório considerado tradicional.

Temos visto mais possibilidades entre os cenários, o que possibilita muitas opções.

Implementação de espaços modulares

Entre as possibilidades para se criar um ambiente flexível e adaptável, temos a implementação de espaços modulares. Com essa atualização, você permite que o ambiente se reconfigure de acordo com as necessidades atuais.

Isso irá facilitar tanto a colaboração quanto a mudança de tarefas. Com essa flexibilidade, os colaboradores também podem escolher um ambiente de acordo com suas tarefas e necessidades durante o dia a dia de trabalho.

Dessa forma, podemos ver um aumento na produtividade, assim como maior satisfação por parte destes trabalhadores que se sentirão atendidos.

2. Incorporação de tecnologia inteligente

Certamente, a tecnologia inteligente é algo fundamental quando pensamos na formação dos escritórios atuais. Elas possibilitam que os espaços de trabalho sejam otimizados da melhor forma.

Utilização de dispositivos IoT

Entre as tecnologias inteligentes mais comuns, temos a utilização de dispositivos IoT (Internet das Coisas) que irá permitir a automação de diferentes tarefas de rotina - além do monitoramento do uso de espaço, coleta de dados para ajudar a melhorar a eficiência operacional, etc.

Dessa forma, a tecnologia inteligente pode contribuir com simples tarefas sendo feitas através da automação - por exemplo, indo de sistemas de iluminação e climatização até mesmo a soluções voltadas para a segurança e gerenciamento de espaço.

Certamente, é algo que vem mudando completamente a maneira que os escritórios funcionam.

3. Ênfase no bem-estar dos funcionários

Algo que mudou consideravelmente nos últimos anos é a busca por garantir o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

Essa é uma das prioridades para as empresas nos dias de hoje, o que faz com que seja necessário realizar uma adaptação nos escritórios para garantir um ambiente que seja capaz de promover a saúde e o devido conforto.

Ambientes ergonômicos e confortáveis

Por exemplo, vemos este cuidado através de ambientes ergonômicos, com móveis que sejam ajustáveis e com espaços para descanso.

Áreas verdes nos ambientes internos também são incentivados para promover a saúde, sendo algo que vem se tornando cada vez mais comum nos escritórios modernos.

Além de ser uma maneira de contribuir para o bem-estar dos funcionários, este investimento ajuda a melhorar a satisfação, promove a retenção de pessoal e ainda contribui para o aumento de produtividade e da criatividade.

4. Design sustentável e eco-friendly

Uma tendência que tem ganhando cada vez mais destaque em escritórios é a de adotar um design sustentável e eco-friendly, ou seja, amigo da natureza.

Com a conscientização crescente sobre o meio ambiente e os cuidados que se deve ter, os ambientes corporativos passaram a adotar práticas mais sustentáveis no design.

Materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental

Para conseguir cumprir os requisitos de um design mais sustentável e totalmente pensado no meio ambiente, é preciso incluir o uso de materiais recicláveis ou que tenham um baixo impacto no meio ambiente.

Essas medidas devem ser utilizadas tanto na decoração quanto no processo de construção do espaço.

Por exemplo, isso pode influenciar desde a escolha dos pisos até mesmo ao sistema de energia.

É incentivado diferentes práticas, desde que seja possível reduzir ao máximo sua pegada ecológica e promovendo a sustentabilidade.

5. Incorporação de elementos de PVC em revestimentos e divisórias

Outra maneira de estar de acordo com as tendências é incorporar elementos de PVC em revestimentos e divisórias, afinal, essa é uma das escolhas mais populares do momento em escritórios comerciais.

O PVC (policloreto de vinila) vem se mostrando um material super versátil e com ótima durabilidade, o que faz dele bastante popular.

Além de contar com alta resistência e ser de fácil higienização, este material garante muitas possibilidades entre suas cores e texturas. Dessa forma, você consegue personalizar o escritório da maneira que preferir - e de acordo com a identidade da empresa.

Aplicações e tecnologias relacionadas ao PVC

Existem diferentes tipos de aplicações e tecnologias relacionados ao PVC, por exemplo, a criação de designers funcionais e personalizados por meio da impressão digital e da moldagem por injeção.

6. Espaços de colaboração e integração

Para encerrar essa lista de tendências, temos um espaço que tem sido cada vez mais promovido e que possibilita muitos debates, trocas e, claro, a criação de boas conexões entre os colaboradores.

Os espaços de colaboração e integração são perfeitos para garantir uma boa integração dos trabalhadores e ainda são úteis para realizar reuniões e demais encontros que contribuam para a boa produtividade no ambiente de trabalho.

Essa é uma tendência que veio para ficar, afinal, é uma maneira informal de manter as formalidades do dia. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade, participem de bons brainstormings e ajudem com o crescimento da empresa.

Áreas de brainstorming

Esses ambientes para que todos trabalhem juntos para buscar melhores soluções e práticas é perfeito, principalmente em uma empresa que busca ouvir o colaborador e suas ideias.

São espaços conhecidos por ajudarem a incentivar a criatividade e ajudar a promover uma cultura colaborativa nas empresas.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia