23/01/2024 às 17h00min - Atualizada em 23/01/2024 às 16h58min

Cuidados essenciais para instalar uma banheira em casa com segurança

Confira dicas para acertar na compra do modelo e na instalação de uma banheira

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Ter um local para relaxar durante o banho é uma forma de aumentar a sua qualidade de vida em casa. A melhor maneira para fazer isso é instalar uma banheira de hidromassagem no seu imóvel. Mas, para isso, é importante entender quais cuidados você deve tomar para instalar a banheira e garantir o melhor aproveitamento do equipamento. 

 

Pensando nisso, fizemos este artigo para listar os principais cuidados que você deve ter para instalar uma banheira na sua casa com toda a segurança. Isso é fundamental para evitar problemas como vazamentos e colocar a sua segurança durante o uso em risco. 

 

Quer fazer a instalação com segurança e manter a sua banheira em bom estado por mais tempo? Confira as nossas dicas abaixo.

Acerte na escolha do local e do modelo da banheira

O primeiro passo é entender o melhor local e o melhor modelo de banheira para instalar na sua casa. Se a sua intenção é instalar uma banheira na área externa, como a varanda, por exemplo, as banheiras estilo spa e ofurô são mais indicadas, por serem modelos maiores, que podem acomodar você e seus amigos num fim de semana. 

 

Já se o seu desejo é ter algo mais íntimo para tomar um bom banho de banheira para relaxar após um dia cansativo, você pode instalar uma banheira de hidromassagem no seu banheiro. Esses modelos são menores e indicados para ambientes mais reservados. 

Conheça todo o sistema hidráulico do seu banheiro

Se você vai instalar uma banheira no banheiro, um cuidado essencial é conhecer todo o sistema hidráulico do ambiente. Saber por onde passam os canos e tubulações será fundamental para a instalação correta da banheira. Dessa forma, o profissional que realizar a instalação pode fazer a ligação correta para a entrada e saída de água do equipamento. 

 

Dependendo do projeto, isso também evita que algum cano seja quebrado para a instalação. Há, no mercado, modelos de banheira de alvenaria, de sobrepor, que demandam todo um projeto de instalação para evitar problemas com vazamentos e garantir a possibilidade de manutenção correta do equipamento. 

Contrate um profissional para instalar a sua banheira

A instalação de uma banheira é relativamente simples, mas requer diversos cuidados com a hidráulica e elétrica. Então, o mais recomendado é que você contrate um profissional experiente para fazer o serviço. 

 

Esse profissional pode auxiliar não só na hora da instalação, mas em todo o projeto, indicando o melhor local e o melhor modelo de banheira para a ocasião. Assim, ele pode ficar por dentro de todo o projeto e fazer toda a instalação da maneira correta. 

Faça uma higienização semanal na sua banheira

Outro cuidado importante para tomar após a instalação é fazer uma higienização semanal na banheira. Isso é essencial para manter a banheira sempre limpa e própria para um bom banho. 

 

Então, o mais recomendado é fazer uma higienização semanal da banheira, fazendo a higienização com produtos de limpeza neutros e não abrasivos. Vale também conferir se o fabricante recomenda a aplicação de cera periodicamente. Em casos de uso diário da banheira, também vale a pena fazer duas ou três higienizações semanais no equipamento. 

Mantenha a manutenção sempre em dia 

Além da higienização da parte interna do equipamento, também será preciso fazer a manutenção periódica do motor e do painel de funcionamento. Essas duas peças são essenciais para o funcionamento correto da sua banheira, então confira com o fabricante qual é o período recomendado de cada manutenção e sempre mantenha tudo em dia. 

 

Ter uma banheira em casa é uma excelente alternativa para ter mais conforto e comodidade no lar, mas é importante entender como fazer isso da maneira correta. Afinal, você não vai querer ter problemas com vazamentos, pane no motor ou no sistema elétrico, não é? Agora que você está por dentro de tudo, já pode comprar sua banheira e instalá-la com toda a segurança e atenção na sua casa.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia