11/12/2023 às 17h01min - Atualizada em 11/12/2023 às 17h01min

Entenda o que é e para que serve a conta gov.br

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Qualquer cidadão, tanto brasileiro como estrangeiro, que possua um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) pode utilizar os serviços disponibilizados pelo Governo Federal, por isso saber para que serve a conta gov.br é essencial.

Saiba tudo sobre a conta gov.br, como se cadastrar e fazer upgrades, quais são os benefícios e entenda para que serve. Ela pode te ajudar a descomplicar o acesso e uso de serviços digitais do governo com um único login. Confira!

Entenda o que é a conta gov.br

O portal gov.br é um sistema do governo criado em 2019 para facilitar a autenticação do cidadão, unificando o acesso em um único ambiente. Ao realizar o login com essa conta, o cidadão pode acessar vários serviços digitais utilizando computador, notebook, tablet ou celular. Os serviços públicos digitais integrados estão todos disponíveis para o usuário.

Em outras palavras, serve para o cidadão acessar e usar serviços digitais, para solicitar serviços como benefício de aposentadoria, cadastrar reclamações no site do consumidor, gerar documentos digitais, entre outros, por meio de um só acesso.

Para que serve a conta gov.br?

Há diversos serviços digitais disponíveis importantes para a população brasileira. É possível acessar os seguintes serviços:

  • Documentos digitais: o cidadão pode acessar documentos digitais, como CPF, CNH Digital e seu certificado de alistamento militar;

  • Assinar documentos eletronicamente: permite realizar assinaturas digitais em documentos;

  • Controlar o uso de seus dados pessoais: o usuário autoriza o uso dos seus dados pessoais. Com isso, cria-se um registro de todas as informações;

  • Realizar a prova de vida digital: Para continuar recebendo benefícios previdenciários, o cidadão precisa fazer prova de vida, e isso pode ser feito através dessa conta;

  • Inscrever-se em serviços de educação e pesquisa: serve também para que estudantes e pesquisadores realizem inscrições no PROUNI, ENEM, FIES, e outros programas do governo;

  • Acessar o portal eSocial: o eSocial é um programa do governo que unifica obrigações acessórias, no qual as empresas podem enviar informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas;

  • Emitir e consultar sua carteira de trabalho e previdência social: o cidadão pode emitir sua carteira de trabalho e previdência social;

  • Obter e consultar a carteira de trânsito: obtenção e consulta da carteira nacional de trânsito (CNH). Além disso, é possível conferir multas aplicadas para o condutor;

  • Acessar serviços do SUS: O aplicativo ConecteSUS é integrado ao portal gov.br, assim, usuários podem emitir cartões do SUS, acompanhar informações de exames, entre outras atividades associadas;

  • Agendar perícias e outros serviços do INSS: Ao acessar o portal Meu INSS, o usuário utiliza o login único da conta gov.br, assim, é possível solicitar benefício de aposentadoria, acompanhar a solicitação de benefícios, ver extratos, entre outros serviços do INSS;

  • Facilitar o preenchimento da declaração de imposto de renda: O portal eCAC (Centro de Atendimento Virtual), utilizado para acessar serviços do imposto de renda, é integrado ao gov.br, assim, o cidadão pode logar no portal usando CPF/CNPJ, código de acesso e senha, como também pode logar usando seu login do gov.br.

  • Sacar abono salarial: o usuário consegue ter o acesso para poder sacar o abono, caso esteja disponível.

  • Obter certificado nacional de vacinação contra a COVID-19: sempre que necessário, o usuário pode obter esse certificado;

  • Tirar passaporte: consegue realizar a solicitação ao documento;

  • Acessar o portal Consumidor.gov.br: é possível também realizar reclamações sobre produtos e serviços de empresas privadas, além da possibilidade de negociar dívidas.

Passo a passo de como criar sua conta gov.br

Com tantos serviços disponíveis, agora vamos aprender como criar sua conta neste portal. Lembrando que todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que tenha CPF, pode criar sua conta gov.br.

Ao criar uma conta, se o CPF ainda não tiver um usuário vinculado, o cidadão é direcionado para uma nova página para cadastrar seus dados e criar uma senha. Para realizar o seu cadastro, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site www.gov.br ou baixe o aplicativo gov.br para smartphone;

  2. Selecione a opção “Entrar com o gov.br”;

  3. Na tela seguinte, digite o CPF e clique em ‘Continuar’;

  4. Preencha o formulário exibido;

  5. A senha deve obedecer alguns requisitos, como, começar com uma letra maiúscula e conter algum caractere especial;

  6. Clique em finalizar.

Ao tentar criar uma conta, se o CPF digitado já estiver cadastrado, o site direciona o usuário para a tela de login, solicitando que informe a sua senha e clique em “Entrar”. O site exibirá também a opção “Esqueci minha senha” caso o cidadão não se lembre dos seus dados de acesso. Caso tenha dúvidas, confira esse artigo e entenda detalhadamente como abrir uma conta gov.br!

Quais são os níveis de contas gov.br?

Existem alguns níveis de segurança que permitem que o usuário tenha acesso a diferentes serviços, de acordo com seu nível de segurança. Cada um desses níveis permite acesso a funcionalidades diferentes. O usuário pode aumentar seu nível conforme utiliza os serviços disponíveis e realiza atividades no site. Confira:

  • Bronze: inicialmente, toda conta criada começa com o nível bronze. Esse é o nível básico, que permite usar de forma parcial algumas funcionalidades e permite acessar dados menos sensíveis.

  • Prata: permite acesso a mais serviços digitais e funcionalidades. Quem possui esse nível pode usar reconhecimento facial para validar seus dados.

  • Ouro: Nível sem restrição de acesso e funcionalidades.

Como aumentar o nível da sua conta gov.br?

Para aumentar o nível de segurança, primeiramente, o usuário deve fazer o login na conta gov.br, entrando com seu CPF ou CNPJ e senha cadastrada. Para aumentar o nível, os passos são apresentados a seguir.

Antes, vale lembrar que o nível inicial é o bronze, com acesso limitado aos recursos, em outras palavras, todo usuário novo começa com esse nível que pode aumentar dentro da própria conta, como veremos.

  • Selecionar a foto do perfil no canto superior da tela. Um menu surgirá com várias opções, clicar em “Dados pessoais”.

  • Depois, na tela seguinte, serão exibidos os dados (nome, CPF, e-mail, celular, endereço), foto, e o nível da conta atual do usuário, logo abaixo há a opção “Aumentar nível”.

  • Ao clicar nessa opção, o usuário é direcionado para uma tela para escolher o nível que deseja. Após isso, basta seguir as orientações apresentadas nas telas seguintes.

Lembrando que é uma conta gratuita, disponível para todos os cidadãos. Assim fica claro para que serve a conta gov.br, como realizar o cadastro e como aumentar o nível de segurança. Agora que você já entendeu as funcionalidades e esclareceu suas dúvidas, compartilhe este artigo para ajudar outras pessoas que precisam utilizar os serviços digitais e não conhecem esta opção!

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