30/11/2023 às 18h20min - Atualizada em 30/11/2023 às 18h19min

Madeira na decoração: 10 ideias criativas e incríveis

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A madeira na decoração é ideal para quem busca um aconchego e um coringa na decoração de ambientes. Veja 10 ideias criativas e incríveis para apostar!

Esse material é o queridinho dos designers de interiores, sendo um importante aliado para quem procura conforto e valorização do layout.

Além disso, os elementos naturais como pedras, luz natural, plantas e a madeira tendem a contribuir com a saúde mental dos moradores.

Por isso, na hora de montar seu design de interiores, considere usar a madeira na decoração. 

1- Madeira na decoração: Painéis de parede texturizados

Para usar a madeira na decoração pode se pensar na funcionalidade, por isso, utilize tábuas de madeira para criar painéis de parede texturizados. 

Os modelos de painéis podem variar conforme os tamanhos das tábuas para adicionar profundidade e interesse visual.

Uma ideia criativa e econômica é usar os pallets na decoração, fixando os elementos de forma funcional e harmoniosa com a decoração.

2- Móveis e objetos criativos

Opte por móveis de madeira que servem a múltiplos propósitos, como uma mesa de centro com espaço de armazenamento interno ou uma estante que funciona como mesa de escritório.

Saiba que é possível criar outros objetos com restos de madeira, basta usar a criatividade e reaproveitar peças que você possui em casa.

Por exemplo, uma gaveta de madeira pode ser transformada em uma linda estante ou armário de lavação.

Utilize materiais usados para reformas e construção de objetos de madeira como a cola branca da Cascola, um adesivo à base de PVA, desenvolvido para reparos e consertos.

3- Artes em Relevo

Com a madeira na decoração é possível planejar um ambiente luxuoso e incrível, basta escolher os objetos certos.

Portanto, escolha peças de arte em relevo esculpidas em madeira para adicionar uma estética única às paredes. 

Aproveite para explorar temas naturais, abstratos ou até mesmo mapas topográficos, criando um ambiente único e de bom gosto.

4- Escadas de madeira personalizadas

Se estiver disposto a realizar uma reforma mais extensa, substitua a escada convencional por uma feita de madeira, proporcionando um toque rústico e elegante à sua casa.

Existem escadas bastante diferentes para escolher, combinando com o tipo de decoração do ambiente.

5- Luminárias de madeira

Outra opção de madeira na decoração é apostando em objetos, alguns deles são fáceis de encontrar e também fazer.

Portanto, desenvolva luminárias suspensas ou de mesa com elementos de madeira, se necessário pesquise modelos para se inspirar. 

Saiba que a luz filtrada através da madeira cria uma atmosfera acolhedora e aconchegante, uma ótima ideia para quem deseja aliar bem-estar e decoração.

6- Prateleiras flutuantes

Além das luminárias e móveis criativos, as prateleiras flutuantes ajudam a decorar e trazer mais organização para o espaço.

Experimente instalar prateleiras flutuantes de madeira em diferentes cômodos da casa, como por exemplo, no quarto, sala e cozinha. 

As prateleiras não só oferecem apenas espaço de armazenamento prático, mas também adicionam um charme moderno à decoração.

7- Revestimento de teto em madeira

Dê um toque acolhedor aos ambientes com um revestimento de teto em madeira, essa ideia pode ser especialmente eficaz em salas de estar ou quartos.

O teto de madeira é ideal para quem procura uma decoração inspirada na natureza, com elementos rústicos e vivos para decorar o espaço.

8- Espelhos com molduras de madeira

Os espelhos com molduras de madeira ajudam nos espaços pequenos, proporcionando uma sensação de amplitude e beleza.

Atualize seus espelhos existentes adicionando molduras de madeira personalizadas, pinte ou envernize como ficar melhor na decoração.

Esse elemento cria uma transição suave entre o espelho e a parede, além de fornecer um elemento decorativo.

9- Cabideiros criativos 

Essa dica é bem mais que usar madeira na decoração, ela ajuda a organizar espaços internos.

Sendo assim, substitua os cabideiros tradicionais por versões de madeira mais criativas, adicionando um toque de estilo à entrada da casa.

10-Mesa de jantar exclusiva

Que tal uma mesa de jantar única feita de madeira maciça? Esse estilo de mesa personalizada pode incorporar elementos naturais, como bordas vivas, ou até mesmo ter design de mosaico com diferentes tipos de madeira.

Ao incorporar essas ideias de decoração, você não apenas adiciona conforto e beleza à sua casa, mas também cria um ambiente que reflete sua personalidade e estilo únicos.

Na hora de planejar a madeira na decoração, pense em todo o contexto, como metragem, paleta de cores e estilos da decoração.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia