08/11/2023 às 10h57min - Atualizada em 08/11/2023 às 10h55min

Conectividade: como solucionar problemas de lentidão e restrição na sua rede

Aprenda dicas de como resolver os problemas e saiba quais as boas práticas indicadas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Internet lenta é um grande motivo de estresse para muita gente. E não é à toa: estamos cada vez mais acostumados a uma conexão super-rápida, graças ao avanço da tecnologia. 

 

Mas o que fazer quando a lentidão acontece? Quais são as causas da lentidão e as boas práticas para resolver isso? Uma conexão VPN, a troca do seu roteador e outras boas práticas podem ajudar. Acompanhe e entenda!

O que causa a lentidão na conexão? 

Uma banda larga insuficiente pode ser uma razão para a lentidão, já que a velocidade da conexão pode não ser adequada para atender às suas necessidades. Essa é uma das grandes razões de estresse, mas nem todo mundo sabe que é esse o motivo. 

 

O congestionamento de rede é outro fator comum, ocorrendo quando muitos dispositivos compartilham a mesma rede, resultando em sobrecarga — algo muito comum em ambientes com muitas pessoas acessando a mesma rede, como em escritórios. 

 

Problemas de Wi-Fi são clássicos quando se fala em causar lentidão devido a sinal fraco, interferência de outros dispositivos ou configurações inadequadas do roteador.

 

Atualizações em segundo plano de software também podem ser um problema, pois consomem largura de banda sem o conhecimento do usuário. Da mesma maneira, aplicativos que consomem muita largura de banda, como streaming de vídeo em alta definição, podem sobrecarregar a rede. 

 

Além disso, não se pode deixar de citar que o hardware também pode ser o grande causador disso. Cabos danificados ou placas de rede com problemas, são outra fonte de lentidão.

 

Como solucionar problemas de lentidão

Uma internet lenta pode tirar muita gente do sério, mas como contornar essa questão e conquistar uma internet mais rápida? Conheça algumas soluções de acordo com problemas específicos que você enfrenta e pode nem saber. 

Uso de VPN

Uma VPN (ou Rede Privada Virtual) cria uma conexão direta e segura na transmissão dos dados. Além de contribuir com a segurança dos seus dados, consequentemente também aumenta a velocidade da conexão. Além disso, a VPN ajuda a enfrentar problemas de restrição de conteúdo, principalmente geográficos.

Posicionamento do roteador

Roteadores mal posicionados podem resultar em uma cobertura de Wi-Fi inadequada, gerando consequentemente lentidão. Assim, coloque o roteador em uma localização central na casa para garantir uma cobertura mais uniforme. Evite obstáculos físicos, como paredes grossas ou objetos metálicos que podem bloquear o sinal Wi-Fi.

Rede com fio

Conexões sem fio podem ser mais suscetíveis a interferências e lentidão do que conexões com fio. Solução: utilize conexões com fio quando precisar de grande velocidade e estiver sofrendo com o Wi-Fi. Assim você obtém uma conexão mais estável e rápida.

Gerenciamento de dispositivos

Muitos dispositivos conectados simultaneamente podem sobrecarregar a rede. Limite o número de dispositivos conectados e priorize dispositivos essenciais. Configure o controle dos pais para restringir o acesso de dispositivos de crianças em horários específicos.

Boas práticas para garantir melhor qualidade na conexão

Além das soluções anteriores, algumas outras boas práticas podem ajudar a manter a conectividade mais rápida e de qualidade. Saiba o que você pode fazer.




 
  • Limpeza de dispositivos regularmente: remova aplicativos e arquivos desnecessários dos seus dispositivos para evitar a sobrecarga do sistema e economizar largura de banda.

  • Navegação em modo anônimo: use a navegação anônima do navegador para evitar o carregamento de extensões e complementos que podem diminuir a velocidade.

  • Evite downloads em segundo plano: pause ou limite os downloads em segundo plano em dispositivos para preservar a largura de banda para atividades prioritárias.

  • Atualização programada: agende atualizações de software e sistema operacional para ocorrerem durante a noite ou em horários de menor uso da rede.

  • Monitoramento de tráfego: use aplicativos ou recursos no roteador para monitorar o tráfego de rede e identificar dispositivos ou aplicativos que estejam consumindo muita largura de banda.

  • Priorização de dispositivos: configure o roteador para priorizar dispositivos ou serviços específicos, como videochamadas ou jogos online, a fim de garantir um desempenho melhor para tarefas críticas.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia