21/08/2023 às 17h14min - Atualizada em 21/08/2023 às 17h11min

Desvendando mitos sobre desentupimento: Separando fatos da ficção

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Você já se deparou com alguma dica ou truque na internet que prometia resolver o problema de entupimento dos seus ralos, pias ou vasos sanitários? Será que essas soluções caseiras realmente funcionam ou podem causar mais danos do que benefícios? Neste artigo, vamos desvendar alguns mitos sobre desentupimento e mostrar quais são as melhores práticas para evitar e resolver esse tipo de situação.

 

Mito 1: Jogar água quente nos ralos ajuda a desentupir

 

Esse é um dos mitos mais comuns e também um dos mais perigosos. A água quente pode até dissolver alguns tipos de gordura ou sabão que estejam obstruindo os canos, mas também pode causar rachaduras, corrosão e deformação dos tubos, especialmente se forem de plástico ou metal. Além disso, a água quente pode empurrar a sujeira para partes mais profundas do encanamento, dificultando ainda mais a remoção.

 

Fato: O melhor é usar água fria e uma mangueira de pressão para desobstruir os ralos. Se isso não for suficiente, você pode recorrer a um desentupidor manual ou a uma sonda elétrica, que são ferramentas específicas para esse fim. Mas cuidado: se você não souber usar esses equipamentos corretamente, pode acabar danificando os canos ou se machucando. Por isso, o ideal é contratar uma empresa especializada em desentupimento, como a desentupidora de ralos, que conta com profissionais qualificados e experientes para resolver o problema com segurança e eficiência.

 

Mito 2: Jogar refrigerante nos ralos ajuda a desentupir

 

Esse é outro mito que circula pela internet e que pode trazer mais prejuízos do que soluções. O refrigerante contém ácido fosfórico, que pode corroer os canos e as juntas, além de atrair insetos e roedores para o seu encanamento. O refrigerante também não tem poder suficiente para dissolver os resíduos que causam o entupimento, como cabelos, restos de comida, papel higiênico, etc.

 

Fato: O refrigerante não é um bom aliado para o desentupimento dos ralos. O melhor é evitar jogar qualquer tipo de líquido que não seja água nos canos, pois eles podem reagir com os materiais do encanamento e causar danos irreversíveis. Se você quiser usar algum produto químico para desentupir os ralos, opte por aqueles que são próprios para esse fim e siga as instruções do fabricante. Mas lembre-se: esses produtos podem ser tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente, por isso use-os com moderação e cuidado.

 

Mito 3: Jogar sal e vinagre nos ralos ajuda a desentupir

 

Essa é uma receita caseira que muita gente usa para tentar desentupir os ralos, mas que também não é muito eficaz. O sal e o vinagre podem até criar uma reação efervescente que ajuda a soltar alguns resíduos dos canos, mas eles não têm força suficiente para eliminar as obstruções mais graves. Além disso, o sal e o vinagre podem ressecar as borrachas das juntas e causar vazamentos.

 

Fato: O sal e o vinagre não são soluções milagrosas para o desentupimento dos ralos. Eles podem até ajudar em casos muito simples e pontuais, mas não substituem a limpeza periódica e a manutenção preventiva dos canos. Para evitar o entupimento dos ralos, o melhor é adotar alguns hábitos simples, como:

 
  • Não jogar restos de comida, óleo, gordura, cabelo, papel higiênico ou qualquer outro objeto nos ralos;

  • Usar protetores ou filtros nos ralos para impedir a passagem de resíduos sólidos;

  • Limpar os ralos regularmente com água fria e uma escova;

  • Contratar uma empresa de desentupimento, como a desentupidora de ralos, para fazer uma limpeza profissional dos canos a cada seis meses ou sempre que houver sinais de entupimento.

 

Conclusão

 

Como você pode ver, existem muitos mitos sobre desentupimento que podem acabar piorando a situação dos seus ralos e canos. Por isso, não acredite em tudo o que você lê ou ouve por aí e procure sempre se informar com fontes confiáveis e especializadas. E se você precisar de uma ajuda profissional para desentupir os seus ralos, conte com a desentupidora de ralos, que tem os melhores serviços e preços do mercado. Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia