24/05/2023 às 11h23min - Atualizada em 24/05/2023 às 11h20min

Personagens de animação inspirados em pessoas reais

Conheça alguns dos mais famosos personagens da Disney inspirados em pessoas reais!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A Disney é uma fábrica de sonhos e imaginação. A maioria das histórias produzidas pela empresa são totalmente fictícias, inspiradas em livros ou produzidas pelos artistas que colaboram com a empresa.

O que pouca gente sabe é que alguns personagens famosos da Disney e totalmente icônicos, como a Malévola, são inspirados em pessoas reais! Conheça esses personagens e descubra qual foi a fonte de inspiração para sua criação.
 

Capitão Gancho

O personagem icônico e grande vilão do filme Peter Pan surgiu nas telas pela primeira vez em 1953.

 

A animação foi criada a partir da combinação de duas pessoas, os artistas responsáveis por retratá-lo no cinema.

 

O dublador do personagem, Hans Corried, também foi usado como referência nos estágios iniciais de desenvolvimento do filme.


Cruela De Vil

Outra vilã icônica da Disney que é lembrada por várias gerações é a Cruela De Vil. 

 

A personagem que sonha em ter um casaco de peles de cachorrinhos dálmatas e não mede esforços para atingir os seus objetivos apareceu pela primeira vez na animação 101 Dálmatas, que foi ao ar em 1961. 

 

A inspiração para a aparência da vilã, com sobrancelhas arqueadas, as expressões faciais marcadas e até o estilo de fumar foram inspirados na atriz Tallulah Bankhead.

 

A atriz era conhecida no cinema estadunidense pela sua sagacidade, personalidade vibrante e uma característica voz rouca. 

 

De acordo com a Revista Time, esse estilo de personalidade único foi uma das grandes inspirações dos criadores da trama, que viram em Bankhead um tipo humano interessante para inspiração na construção da personagem.
 

Lady Tremaine

A Lady Tremaine apareceu nas telas do cinema pela primeira vez em 1950, na adaptação do conto de fadas Cinderela.

 

A madrasta má da jovem menina a mantém presa dentro de casa, obrigando-a a fazer todos os serviços domésticos, sendo usada como empregada por ela e por suas duas filhas biológicas Drizella e Anastácia.

 

A inspiração para a criação da personagem, especialmente sua aparência e postura intimidadora, foram inspiradas em Eleanor Audley, atriz e dubladora. Inclusive, a atriz foi responsável por dublar a vilã na primeira versão da animação. 
 

Malévola

Parece que Eleanor Audley era bastante conhecida pelos criadores de animações da Disney. Não é por acaso que ela também serviu como inspiração para criação de outra vilã da produtora: Malévola.

 

A feiticeira do filme Bela Adormecida também foi criada a partir das expressões faciais, sorriso diabólico e olhar frio belamente interpretados pela artista. 

 

A atriz também dublou Malévola no cinema e emprestou suas expressões faciais para os produtores aprimorarem a personagem nas telas. Falecida em 1991, em Los Angeles, ela foi responsável por trabalhos memoráveis no desenvolvimento de personagens da Disney.


Úrsula

Por fim, não podemos falar em personagens da Disney inspirados em pessoas reais sem deixar de citar a icônica Úrsula. 

 

Talvez você não lembre dela pelo nome, mas com certeza vai lembrar da sua imagem. Úrsula é a bruxa do mal que Ariel procura com o objetivo de se tornar humana.

 

O filme A Pequena Sereia, de 1989, marcou uma geração e teve na personagem Úrsula uma das referências de maior personalidade na época.

 

Úrsula era uma feiticeira que tinha seus cabelos e maquiagem totalmente inspirados na drag queen Divine. O ator por detrás de Divine, Harris Glenn, foi convidado para participar da produção, mas, infelizmente, faleceu um ano antes do lançamento do filme. 

 


Você notou que a maioria dos personagens inspirados em pessoas reais são grandes vilões? Apesar disso, a Disney é uma das grandes responsáveis pelo entretenimento de crianças, jovens e até adultos. Até hoje, a Disney segue criando personagens icônicos e inspirando gerações por meio da fantasia e imaginação. 


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia