05/04/2023 às 12h31min - Atualizada em 05/04/2023 às 12h30min

Como proteger seu filho de acidentes em casa?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Toda mãe sabe que ficar de olho em seu filho é essencial. As crianças são curiosas sobre o mundo, querem explorá-lo com todos os seus sentidos. As ideias que vêm à mente dos mais novos muitas vezes vão além da imaginação dos adultos. 

 

Embora alguns acidentes não possam ser evitados, existem algumas precauções simples que você pode tomar para minimizar a probabilidade de ferimentos.

 

Preste atenção aos detalhes

 

Bebês adoram colocar tudo na boca. Feijão que caiu no chão durante o preparo do jantar, uma moeda deixada no armário ou, por exemplo, um botão que caiu acidentalmente da sua blusa. Quanto menor o elemento, mais intrigante é para a criançada, que não perderá a oportunidade de colocá-lo na boca ou no nariz e conferir na própria pele com o que está lidando. Os resultados de tais experimentos podem ter consequências fatais, portanto, verifique cuidadosamente se não há objetos pequenos no chão ou em um local acessível ao bebê.

 

Verifique aprovações e certificados

 

Ao comprar brinquedos, preste atenção às aprovações e certificados. Eles garantem que um determinado brinquedo atende a padrões restritivos e foi criado pensando na segurança dos mais pequenos. Além de ler atentamente todas as informações da embalagem do brinquedo, preste atenção se ele possui bordas muito afiadas, se não emite sons muito altos e se não contém peças pequenas que possam se desprender facilmente do conjunto. 

 

Preste atenção nas tomadas 

 

Ainda não foi explicado o que tem nas tomadas que são as maiores “tentadoras” da casa. Não há bebê que não tenha tentado colocar um dedo ou outro objeto igualmente inigualável neles pelo menos uma vez, e é por isso que os plugues para contatos são um item obrigatório em todas as casas onde mora uma criança pequena.

 

Proteja as pontas de móveis

 

A quantidade de energia que as crianças têm faz com que elas se movam quase o tempo todo, independentemente dos perigos à espreita, como pontas afiadas de móveis. Muitas vezes eles batem com a cabeça, cortando a pele. Coberturas de borracha para as bordas permitem evitar essas situações desagradáveis ​​e minimizar os efeitos do impacto. 

 

Proteja o banheiro

 

 Se seu bebê adora brincar na água, considere comprar um tapete antiderrapante. Colocado no fundo da banheira, reduz o risco de escorregar. Lembre-se também de manter o chão do banheiro seco, pois a água derramada é uma causa comum de quedas.

 

Fixe os armários

 

Embora todas as embalagens de produtos de limpeza contenham informações para manter os detergentes fora do alcance das crianças, na prática muitas vezes nos esquecemos disso. Colocamos o sabão em pó no inferior para que estejam sempre à mão. Infelizmente, também há crianças na mão. 

 

Para evitar isso, você pode mover todos os produtos de limpeza para prateleiras mais altas ou investir em segurança para armários e gavetas. Assim, você terá certeza de que nenhum item não autorizado da mobília cairá nas mãos do bebê.

 

Preste atenção nas escadas

 

A proteção abrangente das escadas é um grande desafio para os pais. É necessário instalar, na parte inferior e superior das escadas, barreiras que impeçam a criança de subir. Preste atenção se a criança não conseguirá chegar às escadas entre os degraus ou subir no corrimão. Lembre-se, que nada é impossível para as crianças. Quando a criança cresce, a proteção existente pode não ser suficiente, então vale a pena obter tampas de portão especiais e extensíveis. Eles lhe darão a confiança de que a criança não superará um obstáculo tão bem pensado.

 

Cuidado com as janelas

 

Outro item no qual os pais devem ter muito cuidado é com as janelas. Instale uma tela de proteção para janela, para que nenhuma criança resolva se aventurar subindo nela.

 

Mova as plantas

 

Se você tiver plantas de baixo crescimento em sua casa, verifique se elas não são tóxicas. As crianças adoram experimentar tudo o que está ao seu alcance, até mesmo a terra para vasos. Será melhor se você mover todas as flores para lugares inacessíveis aos mais jovens. 


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia