06/03/2023 às 14h29min - Atualizada em 06/03/2023 às 14h28min

TCC não é mais necessário em 2023? Entenda

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Quando um aluno chega ao último ano da faculdade, ele se depara com o desafio de produzir um trabalho de conclusão de curso. Porém, será que o TCC não é mais necessário para obter o diploma?

 

Quem faz um curso de graduação, seja ele bacharelado, licenciatura ou superior tecnológico, sabe quando os últimos períodos são desafiadores. A maioria das instituições de ensino exige a entrega de uma pesquisa como pré-requisito para obter o diploma. Este trabalho pode ser uma monografia, um artigo científico ou mesmo um projeto experimental. 

 

O TCC abre um universo de coisas novas para a vida do estudante, especialmente se ele não teve muito contato com pesquisa científica ao longo do curso. São inúmeras normas da ABNT 2023 para seguir e prazos que precisam ser respeitados para não ter problemas com a obtenção do diploma. 

 

É natural querer "escapar" de tantas obrigações, de alguma forma, por isso alguns alunos se questionam sobre a obrigatoriedade do trabalho de conclusão de curso. 

 

A seguir, explicamos melhor para que serve o TCC acadêmico e qual a sua importância na formação de novos profissionais. Além disso, também esclarecemos a dúvida: TCC não é mais necessário?

 

O que é o TCC?

A palavra TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso. É uma atividade acadêmica que determina a aprovação do estudante do ensino superior. 

 

O trabalho, feito individualmente, em dupla ou em grupo, conta com a supervisão de um professor orientador, que guia os alunos ao longo da jornada acadêmica.

 

Em outras palavras, o orientador é responsável por ajudar o aluno a escolher um tema de pesquisa, identificar um problema e indicar fontes confiáveis para compor o referencial teórico. 

 

O produto final do TCC pode ser uma monografia, um artigo ou um projeto experimental - tudo depende das diretrizes estabelecidas por cada curso. 

 

Na graduação em Publicidade e Propaganda, por exemplo, os alunos geralmente fazem o TCC em grupo, com o objetivo de planejar uma campanha publicitária completa para uma marca. Já um curso de Licenciatura em Letras, por exemplo, pode analisar uma obra literária para produzir uma monografia. Enfim, são muitas possibilidades. 

 

Antes de produzir o trabalho propriamente dito, o aluno precisa desenvolver um projeto de pesquisa, a fim de organizar elementos fundamentais. 

 

Todos os tipos de TCC compartilham de uma estrutura básica, formada pelos seguintes elementos: 

 
  • Tema;

  • Problema;

  • Objetivos;

  • Objeto de estudo;

  • Metodologia;

  • Resultados e análises;

  • Conclusão. 

Para que serve o TCC?

  • É a porta de entrada para o estudante na vida acadêmica;

  • Instituição que não exige TCC fica sem credibilidade no meio acadêmico;

  • Toda faculdade tem uma meta de produção de textos científicos e a entrega de trabalhos de conclusão de curso ajuda a cumprir isso; 

Afinal, TCC não é mais necessário?

De acordo com a Constituição Federal, ninguém é obrigado a fazer nada, a não ser que exista uma legislação em vigor que estabeleça a obrigatoriedade. 

 

Não existe nenhuma lei que torna o TCC obrigatório. No entanto, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que define regras importantes para os sistemas de ensino no Brasil. Considere dois pontos fundamentais: 

 

1 - As instituições de ensino superior possuem autonomia

 

Em primeiro lugar, a lei estabelece que as universidades têm autonomia pedagógica, administrativa e financeira, ou seja, elas podem fixar currículos e critérios conforme achar melhor.

 

Portanto, se a sua instituição exige a entrega do TCC, então este trabalho é considerado necessário para que ocorra a aprovação e a entrega do diploma. 

1 - A autonomia das IES não é absoluta

 

Embora possa definir o currículo e o programa de cada curso de graduação, as instituições de ensino superior (IES) não são totalmente livres. Elas precisam caminhar de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), que está vinculado ao Ministério da Educação. 

 

Cabe ao CNE determinar os conteúdos mínimos que cada curso deve ter em sua grade. Logo, se o Conselho determina a obrigatoriedade do TCC para uma determinada graduação, a instituição de ensino precisa cumprir com essa exigência e repassar isso aos alunos. 

 

Em alguns cursos universitários, o TCC não é mais obrigatório, por isso as instituições de ensino podem escolher cobrar ou não a entrega do trabalho de final de curso. 

 

No início dos anos 2000, houve um movimento das universidades para tornar a entrega do TCC algo obrigatório. No entanto, nos últimos anos, as regulamentações do CNE não estão colocando o TCC como algo obrigatório nas diretrizes de alguns cursos. 

 

Por fim, por mais que você questione o fato de que o TCC não é mais necessário no seu curso, vale a pena ler e respeitar o programa da sua instituição de ensino superior, pois ela tem autonomia para estabelecer as regras, mesmo que o MEC não exija. 

 

Praticamente todas as faculdades continuam cobrando o trabalho de conclusão de curso como pré-requisito para a colação de grau. Em outras palavras, mesmo deixando de ser obrigatório perante ao MEC, o TCC vai continuar sendo exigido, pois ele é um produto final do aproveitamento do estudante na graduação. 

 

Produzir um trabalho de conclusão de curso é fundamental para quem deseja dar continuidade aos estudos. Sem essa experiência, dificilmente você terá um bom desempenho em um futuro curso de pós-graduação

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia