31/01/2023 às 15h29min - Atualizada em 31/01/2023 às 15h29min

É enófilo? Veja como conservar o seu vinho

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Quem aprecia vinhos gosta sempre de ter pelo menos algumas garrafas em casa, para degustar sempre que a ocasião pede, seja para relaxar no final do dia, para confraternizar com alguém ou para harmonizar com aquele prato especial. No entanto, essa é uma bebida delicada, que não pode ser guardada de qualquer jeito.

 

O ideal para quem compra uma grande variedade de vinhos é montar uma adega climatizada. Mas, mesmo se você não vai fazer isso agora, pode trabalhar as condições do ambiente para garantir que seus vinhos fiquem bem conservados.

 

Todo enófilo, ou seja, pessoa que aprecia vinhos, deve continuar lendo para entender cada aspecto e porque isso é tão importante.

7 dicas de especialistas

Fatores como temperatura, luminosidade e umidade são relevantes para que a bebida não sofra alterações que prejudiquem seu aroma e sabor. Se não estiver bem conservado, o vinho pode até mesmo avinagrar, que é como chamamos quando a bebida oxida, o que faz com que fique azeda e com um cheiro que lembra o de vinagre.

 

Para garantir que as suas bebidas estejam sempre na melhor condição possível, reunimos dicas de quem entende do assunto. Preste atenção:

 
  1. A posição importa - os vinhos devem ser armazenados na horizontal, pois isso evita que a rolha resseque, o que pode facilitar a oxidação da bebida. Se for armazenar por pouco tempo, há quem defenda que tudo bem manter as garrafas na vertical, mas o assunto é controverso.

 
  1. Atenção com a temperatura - o vinho é uma bebida que não gosta de calor e deve ser armazenado em local fresco, de preferência entre 12 e 16 graus, que é a temperatura ideal das adegas.

Atenção: se você mora em um lugar quente, onde a temperatura costuma passar dos 25 graus, uma adega climatizada é ainda mais importante, pois as altas temperaturas podem prejudicar o seu vinho.

 
  1. Evite a luz - a luminosidade é um fator que pode acelerar o envelhecimento do vinho e prejudicar seu sabor. Além disso, luz é calor e já vimos que vinho não gosta de lugares quentes. Por isso, o ideal é conservar suas garrafas em um lugar escuro, longe do sol ou das lâmpadas.

 
  1. Cuide da umidade - apesar da recomendação acima, cuidado com ambientes fechados, pois eles tendem a ficar úmidos, e favorecer a proliferação de fungos, que podem estragar sua bebida. O ideal é que o ambiente seja ventilado para que isso não aconteça.

 

Atenção: a umidade não pode ser de mais, mas nem de menos. Lugares muito secos podem acelerar o ressecamento da rolha, fazendo entrar ar na bebida. O ideal é que a umidade fique em volta dos 60%. Se possível, é interessante ter um medidor de umidade, que te ajude a controlar isso.

 
  1. Não fique mexendo - o ideal é que suas garrafas fiquem em posição estável, longe de trepidações, que sacudam a bebida, pois isso também pode afetar o sabor. Ou seja, estantes podem não ser o melhor lugar. Nem mesmo ficar manuseando as garrafas é bom. Guarde e só pegue quando for beber.

 
  1. Não esqueça - não é amplamente correto que quanto mais velho for o vinho, melhor. Pelo menos não para a maioria dos rótulos. A maioria dos vinhos do mercado é para consumo imediato e a melhor ideia é consumir quanto antes, especialmente se você não tem uma adega climatizada.

 

Observação: existem vinhos que ficam melhores com o tempo, os vinhos de guarda, mas eles são minoria. Se você quer colecionar por anos, pesquise quais são os melhores rótulos para isso.

 
  1. Harmonize - a harmonização das bebidas com os pratos realmente ressalta suas melhores características e é sempre uma boa ideia. Não precisa ser um especialista, mas vale entender minimamente que tipo de vinho combina mais com determinado alimento.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia