16/01/2023 às 10h04min - Atualizada em 16/01/2023 às 10h03min

Manchas nunca mais: a união da moda com uma marca de ketchup

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Sabe aquela hora de saborear apetitosos lanches? Adora um molho de ketchup no hambúrguer, mas fica apreensivo com a possibilidade de manchar suas roupas? Pensando nisso, grandes marcas de moda, como a Working Title, em collab com a famosa marca de Ketchup Heinz, lançaram peças para comprovar que a ação à prova de molhos existe.

A The Unstained Collection possui 10 modelos diferentes de peças feitas com tecido hidrorrepelente e impermeável. Mas, afinal, na prática, qual a diferença desses tecidos? Acompanhe a leitura até o final!

Qual a diferença entre o tecido impermeável e o hidrorrepelente?

Os tecidos com características impermeáveis não permitem que o líquido penetre as fibras do pano. A fabricação ocorre com uma textura plástica ou emborrachada, evitando a passagem de ar. 

Já nos tecidos hidrorrepelentes, ou seja, antimanchas, são usadas substâncias, na maioria, como o fluocarbono, que repelem resíduos de líquidos e sólidos, mantendo a respiração do tecido sem penetrar nas fibras. Contudo, com as constantes lavagens, essa ação perde o efeito e o líquido passa a ser absorvido.

Dito isso, fica fácil compreender como as roupas da Heinz foram produzidas. A explicação de Thiago Paes, diretor criativo da Working Title, foi a seguinte: “Nós conseguimos encontrar esse banho, que torna a malha repelente a líquidos”.

Segundo Luana Sá, Gerente de Brand Building da Kraft Heinz, “os itens utilizados dessa parceria foram desenvolvidos pensando em tecido hidrorrepelente, à prova d’água, para que tudo o que for à base de água seja repelido”. No entanto, essa inovação serve para impedir as manchas de ketchup, mostarda e maionese, entre outros líquidos.

A ideia nasceu a partir de um insight do consumidor e da marca. Para os amantes de ketchup, não há mais nada terrível do que manchar a roupa com respingos do molho. 

Assim, Luana afirma que essa inovação reflete a evolução da Heinz cada vez mais para “um status de brand love, extrapolando o seu segmento alimentício e entrando em territórios que nos permitem inovar, explorar novas tecnologias e criar um lifestyle desejado pelos amantes da Heinz. E, dessa vez, nos aventuramos novamente no mundo da moda”.

The Unstained Collection

A Working Title é uma marca brasileira, autora de designs despojados. A união entre ela e a Heinz originou a The Unstained Collection. A linha contém 10 peças de roupas fabricadas na cor off-white, cujo propósito é provar que é possível esquecer a ideia de manchas. Para isso, conta com tecidos impermeáveis e antimanchas.

Luana explica o porquê da escolha da Working para a collab: “Temos a qualidade como ponto de partida e, para escolher um parceiro, levamos muito isso em conta. A qualidade das peças e dos tecidos com os quais a WT trabalha foi o que chamou nossa atenção – além de ser uma marca superconceituada de moda paulistana”.

Dessa forma, a produção de peças unissex é limitada e foi desenvolvida do tamanho PP ao GG, com modelagem oversized. Toda a coleção conta com:

  • camisetas;

  • croppeds;

  • moletons;

  • calça;

  • shirts;

  • jaquetas corta-vento;

  • macacões. 

A coleção traduz a modernidade e a identidade cool da Heinz, contendo a tradicional cor vermelha do ketchup apenas nas etiquetas de cada peça. 

Em relação à ação hidrorrepelente do tecido, Luana explica até quantas lavadas ele suporta o efeito. Conforme ela, “a parte hidrofóbica do tecido aguenta até cerca de 40 lavagens, mas nada impede de, depois desse tempo, você continuar usando a peça, mesmo sem a garantia de que será hidrorrepente”. Isso porque as peças são de excelente qualidade.

Dessa maneira, essa foi a terceira vez que o mundo da moda presenciou uma parceria. A primeira collab ocorreu em 2019, com a marca Reserva, seguida em 2021 pela Approve. 

Portanto, Luana acrescenta que “a Heinz é uma marca com mais de 100 anos que inova e se reinventa constantemente, reforçando a sua iconicidade, o que faz com que ela navegue muito bem em segmentos que não são o seu. Por isso, essa não é a primeira vez que ela se une a uma marca de roupas, e não será a última! A parceria com a WT reforça o posicionamento inovador, indo ao encontro do nosso consumidor, que é antenado, descolado e espera esse tipo de atitude da marca”.

 
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