19/12/2022 às 14h52min - Atualizada em 19/12/2022 às 14h51min

Quais os principais danos Pós-colheita?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícia news

Quem já viu uma fazenda de perto trabalhando na produção agrícola, sabe o quanto tudo é feito de forma colossal. Todos os processos agrícolas são feitos por muitas pessoas, com tecnologia mais avançada, e tudo é feito com muito cuidado para que não haja qualquer tipo de problema que possa custar parte do produto.
 

Por isso existe maquinário pesado e específico para trabalhar o plantio e também a colheita, que são dois dos processos agrícolas mais famosos, os dois que recebem mais espaço na mídia para que seja entendido a complexidade de tudo.


O mesmo não a conhece com o pós-colheita, e nem todo mundo sabe o quanto essa parte é delicada, e pode ser de longe a mais frustrante quando as coisas dão errado, muito mais que na colheita ou no plantio.

 

O que é a pós-colheita?

 

O processo de pós-colheita é tudo o que acontece do momento em que a colheita é encerrada até o momento em que ela chega para o consumidor. Enquanto o consumidor não pôr as mãos no produto, ainda podemos chamar de pós-colheita. 


Algumas pessoas acham que assim que algo é colhido, ela já está segura e assegurada de que vai chegar nas mãos do consumidor final, e isso está muito longe de ser verdade, e isso por diversos motivos. 


Basicamente, o pós-colheita é o momento mais delicado, e hoje nós vamos explicar o motivo, e explicar tudo o que pode dar de errado do momento que há algo está nas mãos do produtor agrícola até o momento em que chega na mão de quem vai consumir.

 

Por que o pós-colheita é delicado?

 

A ideia é simples, quando algo ainda está na terra, ele está ligado a raízes, que vão dar todos os nutrientes que precisa para sobreviver e para se proteger também. A partir do momento em que uma coisa é colhida, o relógio começa a contar, e aquele produto está perecendo aos poucos.


Isso significa que existe um tempo limite entre a colheita e a venda antes que o produto estrague. Então começam a valer uma série de questões que precisam ser levadas em consideração.

 

A logística

 

Por exemplo, a armazenagem de grãos, de frutas, de o que seja que for colhido deve ser feito da forma mais correta possível. Uma armazenagem mal feita, feita sob as instâncias erradas como clima e temperatura, pode facilmente fazer com que um carregamento inteiro se perca. 


O transporte também é extremamente importante, já que ele é o que garante que o seu produto chegue até o consumidor. Não adianta uma indústria agrícola ser ótima em plantar e colher, se a logística de distribuição for ruim, se determinado produto demorar dias para chegar, ele pode estragar antes. 


Por isso, sempre que um produto chega ao seu local de armazenagem, ele tem que ter seu destino já pré-definido, para que não exista qualquer tipo de chance dele ficar ali mais do que deveria, e nunca ser consumido.

 

Os danos pós-colheita

 

Se engana quem pensa que apenas o tempo que causa os problemas do pós-colheita, saiba que esse é só um dos muitos que podem acontecer, e isso não precisa ter necessariamente a ver com desperdício de tempo.


Algumas colheitas são mais perecíveis que as outras, como frutas, por exemplo. É muito fácil ver frutas estragarem por conta de algumas doenças que elas podem pegar. Essas doenças têm muito a ver com a saúde da fruta, com o local onde ela fica guardada, com a exposição ao sol e muitas outras coisas. 


Para se ter uma ideia do quanto esse problema é sério, acredita-se que cerca de 40% das frutas colhidas sejam perdidas no processo de pós-colheita, o que mostra que precisa existir mais esforço e mais meios de impedir que esse desperdício aconteça.


Não apenas por estar desperdiçando alimentos que podem matar a fome de muitas pessoas, mas também porque se essas frutas não são vendidas, elas representam prejuízo para o negócio todo.  


Muitas vezes o consumidor final sabe que podem existir problemas de infraestrutura, armazenamento e transporte, e por mais que alguma fruta ou hortaliça não pareça estragada, ela pode estar, só que por dentro.


E por isso não é estranho ver pessoas analisando frutas e verduras nas feiras, desde olhar a cor, a textura, se elas parecem mais suculentas ou não. Tudo isso pode causar um produto que aos olhos parecem até saudáveis e gostosos, mas que por dentro já sofreram com problemas ao ponto de não valer a pena comprar.


Em resumo, quando você trabalha com colheita, você precisa se preparar para fazer com que o produto chegue ao consumidor final da forma mais rápida e mais organizada possível, para evitar desperdícios de alimento, e também para evitar que as pessoas que trabalharam duro para produzir o alimento, tenham um prejuízo. 

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia