19/12/2022 às 11h51min - Atualizada em 19/12/2022 às 11h37min

Tendências no mercado de imóveis em 2023: conheça as principais

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Todos os anos, a cada estação, vemos mudanças significativas em vários setores de vários mercados e segmentos diferentes. Mudanças essas que são, na grande maioria das vezes, muito benéficas não somente para aqueles que atuam nos mercados, mas também para os seus respectivos consumidores. 
 

É importante falarmos sobre isso porque quando falamos em tendências e inovação de mercado, muitas pessoas conseguem pensar apenas em segmentos e áreas muito específicas como moda e decoração, por exemplo. No entanto, outros mercados também possuem tendências, como o mercado de imóveis, por exemplo.
 

E é exatamente sobre este mercado que iremos falar hoje, e sobre as tendências que podemos esperar para os imóveis no próximo ano. Afinal de contas, por mais que os lançamentos imobiliários estejam um pouco estagnados este ano, as vendas continuam em alta, e é esperado que elas aumentem ainda mais no próximo ano.
 

Isso porque, ainda que este ano os lançamentos de imóveis estejam poucos, é claro que é possível compreender isso por conta da crise econômica que se instalou no Brasil, é previsto que em 2023 as imobiliárias voltem a lançar casas novas e com detalhes diferentes do que as que vinham sendo lançadas até então. 
 

É por este motivo principal que espera-se que as vendas aumentem ainda mais, pois algumas pessoas gostam de aproveitar para comprar casas assim que elas são lançadas pelas imobiliárias, especialmente se for por uma imobiliária de confiança, como a Líder Imobiliária, por exemplo.


Além do mais, o ano que vem é um ótimo ano para fazer compras de imóveis, especialmente por conta de todas as tendências que estão por vir juntamente com os lançamentos imobiliários, dos quais falaremos logo mais no decorrer deste artigo. 

Afinal de contas, se você está aqui hoje, lendo este artigo, é porque está interessado em realizar uma compra de imóvel no próximo ano, não é mesmo?

Mas antes de decidir fazer uma compra e começar a pesquisar casas, quer saber quais são as tendências para o mercado de imóveis para 2023. 


Então, saiba que você está no lugar certo, pois agora vamos falar um pouco mais sobre algumas das principais tendências do mercado de imóveis para o ano que vem. Continue lendo e confira mais sobre este assunto.

Imóveis mais espaçosos e melhor localizados

Primeiro vamos falar sobre o espaço dos imóveis que estão por vir no próximo ano. Eles estão sendo feitos muito mais espaçosos do que os últimos imóveis que vimos nos últimos anos, isso porque a busca das pessoas por espaço está aumentando. 


Porém, é importante ressaltar que isso é válido somente para casas, e não para apartamentos, visto que a tendência por apartamentos pequenos promete continuar por algum tempo ainda. 


Além do fato das casas estarem vindo mais espaçosas e com seus cômodos mais amplos, elas também virão melhor localizadas, ou seja, mais próximas de locais que são necessários no dia a dia das pessoas como farmácias, mercados, academias e assim por diante. 

Espaço para home office

Nos últimos anos, especialmente durante a pandemia de covid - 19, as pessoas começaram a trabalhar cada vez mais em home office, e mesmo após o término da pandemia essa modalidade de trabalho continuou, o que fez com que as pessoas passassem a procurar reformar algum cômodo da sua casa para fazer de escritório.


Afinal de contas, para fazer um trabalho home office bem feito, é necessário investir em um bom espaço para trabalhar, pois um ambiente confortável aumenta a produtividade, e isso já foi comprovado através de pesquisas e estudos. 


Pensando em tudo isso, uma das tendências para o próximo ano é que as casas tenham um espaço para home office, podendo ser um escritório reservado ou uma pequena área confortável na sala de estar, por exemplo.


O fato é que as pessoas podem esperar sim, um espaço destinado ao home office nos imóveis do próximo ano, o que é mais um motivo que nos leva a acreditar que as vendas de imóveis vão crescer ainda mais em 2023.

Tour Virtual

Por fim, mas não menos incrível do que as tendências mencionadas acima, as imobiliárias começarão a investir ainda mais em tours virtuais, ou seja, seus clientes poderão visitar as casas que pretendem comprar de forma totalmente virtual, apenas utilizando os óculos virtuais. 


Isso facilita muito o trabalho dos corretores imobiliários, e também das pessoas que estão visitando as casas com o intuito de comprar, pois dessa forma elas conseguem visitar muito mais casas em um mesmo dia, o que permite que elas tomem uma decisão de compra muito mais assertiva. 


E então, o que você achou das tendências do mercado de imóveis para o ano que vem? Se você gostou e acha que uma casa que contenha tudo que falamos acima seja exatamente o que você quer, então o ano de 2023 é perfeito para você fazer esse investimento.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia