19/12/2022 às 11h35min - Atualizada em 19/12/2022 às 11h34min

Como falar de homossexualidade e racismo nas empresas?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Existem assuntos que simplesmente não podem ser ignorados, por mais delicados que eles pareçam. Muitas pessoas preferem não tocar no assunto racismo e homofobia, isso porque os consideram delicados, complexos ou por qualquer outro motivo que seja.

 

Infelizmente, esse tipo de comportamento só faz com que os casos aumentem, e sejam normalizados. Se você não fala sobre um problema, você age como se o problema não existisse, e isso faz com que cada vez mais pessoas sofram.  

 

Diante disso, se você tem uma empresa ou participa de uma, necessariamente precisa falar sobre esses assuntos. Cada vez mais os membros da comunidade LGBTQIA + estão se revelando, o que é ótimo para eles, mas também significa que devemos tomar cuidado com os preconceituosos.

 

Se você é dono de uma empresa, seu desejo é que ela funcione corretamente,  que cada funcionário dê o seu melhor, mas, como isso será possível se eles sofrem repressão o tempo todo? Isso quer dizer que você definitivamente não quer uma pessoa racista ou homofóbica faça parte do seu time.

 

Trata-se de uma questão de respeito e de não ter criminoso dentro da sua folha de pagamento. Mas então, como fazer para falar sobre esses assuntos? Hoje estamos aqui para ajudar nessa questão!

 

Daremos algumas dicas do que você deve fazer para apaziguar esse tipo de situação, também não falar nada de errado e ser comedido na hora de comentar sobre um assunto muito sério.

 

Consciente sem separar

 

A maior dificuldade na hora de falar sobre esse assunto, é não tratar pessoas LGBT e pessoas pretas de forma diferente, e ainda assim conseguir explicar sobre as dificuldades a mais que elas têm que enfrentar.

 

Uma pessoa negra e uma pessoa LGBT têm os mesmos direitos e as mesmas capacidades, o que muitas vezes eles não têm é o mesmo tratamento e as mesmas oportunidades. É importante que você consiga passar para o resto do time que falar sobre esse assunto não é uma forma de apenas proteger esses grupos, mas uma forma de levar luz ao assunto.

 

Explicar para os demais o quanto esses grupos sofrem pela discriminação e como, mesmo eles tendo as mesmas capacidades, é mais difícil para que eles cheguassem até ali.

 

Use dados

 

Outra forma boa de passar o recado sobre esse assunto e conscientizar sua equipe, é mostrar dados, e são vários a serem mostrados. O Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT no mundo.

 

Os casos de racismo acontecem todos os dias, casos públicos e filmados, casos de pessoas fazendo saudações nazistas nas ruas, portanto, você pode compilar esses casos e fazer uma apresentação na sua empresa. 

 

Apresentar os dados e colocar os vídeos mostram a realidade que essas pessoas enfrentam em seu dia a dia. Como sempre dizem, contra fatos não há argumentos, e, por isso, mostrando a realidade de forma inegável certamente a mensagem vai ser mais poderosa.

 

Contrate palestras especializadas

 

Atualmente, existem vários grupos que gostam de dar palestras abordando esse assunto. Pessoas que muitas vezes são pretas, são LGBTs, e por essa razão têm a propriedade de falar sobre o assunto de forma mais criteriosa.

 

Existem diversas ONGs que inclusive fazem isso de graça, levando palestras interessantíssimas para falar desses assuntos de forma muito cuidadosa e com amplo conhecimento. 

 

Você pode também contratar empresas que são especialistas em diversidade no mundo empresarial, como a Impulso Beta Gestão da Diversidade. Esse tipo de ação é muito válido dentro de uma empresa, e isso o livra de ter que falar sobre esse assunto. Inclusive você pode se sentar junto com a equipe para assistir à palestra e mostrar que, por mais que você seja o chefe, quando o assunto é respeito e tolerância, todos têm muito a aprender. 

 

Dê espaço para pessoas da empresa

 

Caso existam pessoas negras ou LGBT na sua equipe, o melhor a ser feito é dar espaço para que elas falem. Como dissemos, o que faz as ONGs especializadas serem tão boas em dar esses tipos de palestras é a vivência.

 

Se na sua equipe existem pessoas que vivem essa realidade todos os dias, isso vai elevar mais a conscientização dos outros membros. Os seus funcionários convivem todos os dias de trabalho, e provavelmente passam mais tempo juntos entre si do que com alguns familiares.

 

Isso significa que um laço de amizade é construído ali todos os dias, e a força desse laço pode ajudar na conscientização. Se você convive com uma pessoa todos os dias, tem afeição por ela, confia a ela os seus problemas, e, ao falar sobre o quanto ela sofre pela condição sexual ou pela cor da pele, você estará mais propenso a absorver aquilo.

 

Resumindo, esses assuntos são bastante delicados, mas também muito necessários. Portanto, é uma ferida que precisa ser tocada, e você tem que fazer isso na sua empresa da melhor forma possível para conscientizar sua equipe sobre as diversidades existentes ali e, porque não, no mundo todo.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia