16/12/2022 às 12h09min - Atualizada em 16/12/2022 às 12h02min

Qual o melhor lugar para o bebê dormir?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícia news

À medida que o bebê se desenvolve, como escolher o melhor lugar para o seu repouso?
Como fazer com que esteja seguro e comece a se desenvolver para a vida?

Parece tão simples, mas uma decisão pode impactar toda uma vida

 

Existem crianças que sofrem demais quando chega o momento de dormirem sozinhas em suas camas e em seus quartos. Muitas delas não aceitam o fato de terem que dormir separadas de seus pais. 

 

Apegada com o pai ou com a mãe - quando não com os dois, a criança precisa desde cedo acostumar-se sozinha com sua cama infantil, em seu próprio quarto, para poder também avançar ao longo de sua experiência pessoal pela vida.

 

Dormir sozinho é sinônimo de independência e autonomia. Contudo, como motivar esses sentimentos na criança desde cedo, sem que a mesma sinta o medo de estar sozinha?

 

Escolhendo com critério, o melhor lugar para a criança dormir.

 

Existem famílias que tão logo o bebê nasce, começam um processo de educação que consiste em torná-lo “independente” desde cedo. Dormir sozinho, por exemplo, sem que a mamãe ou o papai esteja o tempo todo presente. 

 

Tais crianças crescem de certa forma mais estimuladas a lidarem com outras questões sozinhas, como por exemplo, comer.

 

Por isso, por detrás de um simples gesto, o ato de fazer a criança dormir do jeito certo, pode fazer toda diferença ao longo da vida. 

 

A princípio, qual é o melhor lugar para o bebê dormir?  

Até os 6 meses ao lado dos pais!

 

Segundo a Unicef, o melhor lugar para a criança dormir é sempre ao lado dos pais, desde que essa criança tenha acabado de nascer e não tenha completado 6 meses de vida. 

 

Isto porque a princípio, a criança ainda está criando um hábito de descanso e está passando pelos estágios de sono (profundo e ligeiro), pedindo portanto mais atenção aos pais com os momentos em que acorda. 

 

A partir do momento que a criança se desenvolveu e está com quase um ano, é necessário providenciar o seu próprio espaço mais afastado do quarto dos pais e claro, de forma segura.

 

Como fazer isso?

 

Existem camas infantis que a princípio são encaixadas nas camas dos pais, possibilitando que ambos possam inspecionar o sono dos pequenos a qualquer momento.

 

Após os seis meses, a criança já pode ser deixada em um quarto à parte. Muitos especialistas recomendam a cama montessoriana, como forma de estimular a independência e a autonomia da criança desde cedo. 

 

Contudo, os pais podem escolher outro tipo de berço ou mesmo uma mini-cama infantil, que é baixinha mas que ainda possibilita a criança dormir em segurança.

 

A diferença é que na cama montessoriana, a criança dorme no nível do chão e portanto, os pais não precisam se preocupar com o risco dela cair e se machucar. As demais mini-camas infantis, por sua vez, trazem alguns métodos de proteção que de certa forma “amarram” mais à criança à cama, deixando-a dependente da presença dos pais para sair e engatinhar pelo chão.  

 

Quando completam 2 anos?

 

Quando a criança completa 2 anos, é o momento de trocar a cama ou mini-cama por uma cama infantil. A diferença é que esta já vem baixinha, mas de forma que os pequenos possam subir e descer sem dificuldade. 

 

É quando chega o momento de investir em uma decoração mais infantil para o quarto, que seguirá por fim até a adolescência.

 

E que pensar que tudo isso começou apenas com uma única decisão> O melhor lugar para o bebê dormir. O melhor jeito é pensar no que é melhor para o bebê se desenvolver. 

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia