12/12/2022 às 18h03min - Atualizada em 12/12/2022 às 18h00min

Descubra como alavancar a sua carreira profissional. O MBA pode te ajudar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícia news

Quando falamos sobre formações profissionais, as pessoas quase sempre têm uma impressão errada sobre a importância real disso, e como isso pode te ajudar a conseguir um bom emprego.


As pessoas agem como se um diploma fosse uma condecoração, algo que você troca por um emprego. A ideia de se formar para ter um bom emprego está errada desde o começo, e quando a pessoa entende isso, a vida fica mais fácil.


Você não se forma para trabalhar, você se forma para adquirir conhecimento, e esse conhecimento é o que você vai usar para vender sua mão de obra especializada. Pode parecer bobo, mas é importante ter isso em mente, principalmente porque existem muitas pessoas que acham que currículo é sinônimo de emprego garantido.


E hoje, em um mercado de trabalho tão concorrido, isso está bem longe de ser verdade. Esse tipo de pensamento errado leva as pessoas a não levarem seus cursos a sério, e se tornam profissionais que não têm todo o conhecimento em suas áreas.


E hoje em dia qualquer empresa séria faz uma entrevista com seus candidatos, que significa que eles vão ter seu conhecimento testado, e nessa parte seu currículo não vai valer de nada, mas sim o seu conhecimento prático na área. 


E é exatamente por conta disso que entendemos que fazer cursos como o MBA pode ser extremamente importante para a sua carreira profissional. Acontece que o MBA é de fato o tipo de curso que é pensado exatamente da maneira que falamos: aprendizado prático, não apenas um pedaço de papel no fim dele.

 

Entendendo o MBA

 

Pode ser que você até não saiba, mas o MBA significa Master in Business Administration, ou seja, mestre em administração de negócios, sendo o tipo de curso para quem quer colocar a mão na massa.  


Só faz MBA quem realmente quer adquirir conhecimento prático sobre uma área, e quer trabalhar ativamente com essa área. E não se deixe enganar pelo nome, você não precisa ter um MBA só para poder trabalhar com uma empresa sua. Na verdade, existem diversos tipos de áreas e vários tipos de cursos.


Basicamente o MBA é um ótimo complemento para você que quer aumentar a sua expertise, sendo parte de uma trilha de aprendizagem fundamental para o seu futuro. 

 

Quais os principais MBAs da atualidade?

 

E se você se interessou pelo o que leu e está disposto a encontrar um MBA para cursar, saiba que o leque de opções é grande, e é provável que você encontre algo na área que está querendo seguir.  


Por exemplo, o MBA em Comunicação e Marketing de mídias digitais está super em alta, e é um curso muito bem-visto no mercado hoje. Profissionais com essa área de expertise tendem a conseguir os melhores empregos da área, isso porque esse tipo de conhecimento técnico é exatamente o que as empresas buscam. 


Com o mundo digital hoje totalmente conectado com o mundo do marketing, ter conhecimento específico nessa área, envolvendo as mídias digitais, vai te colocar à frente de qualquer outra pessoa que não tenha tantas especificações no que sabe fazer. 


Outro bom exemplo é o MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas. Não existem dúvidas de que hoje toda empresa quer um líder e seu grupo. Um líder é uma pessoa que ajuda os outros, que faz o seu trabalho e torna todo mundo mais produtivo.


E quando se trabalha em equipe para fazer o negócio crescer, é importante que todos estejam alinhados, e se você tem alguém com uma formação e conhecimento especificamente sobre gerir pessoas, você vai ter um líder e tanto no seu trabalho.


Essa é a grande diferença entre só ter um funcionário, que vai cumprir o seu papel e ir embora, e ter alguém que é tão bom no trabalho, que além de fazer sua parte de quebra ajuda os outros a cumprirem o deles. E obviamente que esse tipo de funcionário é muito bem remunerado por isso.  


E por último, vamos dar uma terceira dica de MBA que é voltada para o mercado atual e também para o futuro. Isso porque estamos falando do MBA em Engenharia e Gestão de Energias Renováveis.  


As energias renováveis já não são apenas um assunto do futuro, afinal de contas, a energia fotovoltaica, por exemplo, já é a terceira maior fonte de energia do nosso país. Mas mesmo assim está longe do seu auge. E se já está alto e podendo crescer mais ainda, se torna um mercado muito rentável.


Cada vez mais empresas desse segmento surgem, e se você for esperto, você pode ter uma expertise nessa área e conseguir um grande emprego, onde você não só vai estar em um ambiente seguro no sentido de trabalho, mas vai estar em um mercado emergente que pode te levar muito longe.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia