06/12/2022 às 10h46min - Atualizada em 06/12/2022 às 10h45min

Inglês enferrujado? Saiba como recuperar o aprendizado sem recomeçar do zero

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Nos dias de hoje, falar inglês não é mais uma vantagem competitiva. Na verdade, se tornou uma condição indispensável para quem deseja evoluir na carreira profissional ou acadêmica.

 

E uma das principais formas de dominar essa língua universal é estudar inglês com aulas online, visto que, por meio da internet, é possível conversar com nativos e fazer seus próprios horários.

 

No entanto, muitas pessoas aprendem o básico do inglês em algum ponto da vida, seja na escola ou em cursos presenciais, mas, por falta de prática, acabam esquecendo boa parte desse aprendizado.

 

Esse é o seu caso? Se sim, neste artigo, reunimos algumas dicas que vão ajudar você a recuperar o aprendizado sem precisar recomeçar do zero. Acompanhe a leitura!

Não decore, tente entender

Até o ensino médio, a maioria dos alunos decora a matéria em vez de aprender. Por mais que isso resulte em boas notas nas provas, não significa que o aluno entendeu o assunto que está sendo tratado. 

 

Já na faculdade, é mais difícil seguir dessa forma devido ao grande volume de informações. O jeito é se dedicar e aprender.

 

Com o inglês, isso não é diferente. Por esse motivo, ao retomar o aprendizado, não decore as regras de gramática ou o uso das preposições on, at, in, por exemplo. Entenda como elas funcionam em cada frase.

Ponha em prática imediatamente o que aprendeu

Se você quer mesmo saber como não esquecer tudo que estudou, essa dica é muito importante. O melhor momento de validar o que aprendeu é pôr em prática enquanto tudo ainda está muito recente, ou seja, a mente está fresca.

 

Se você tiver descoberto que pronunciava algo errado, fale certo agora. Se tiver acabado de aprender uma palavra nova, use-a.

Não encha seu cérebro de informações

Essa dica é tão importante quanto a anterior, o ideal é estudar no mínimo 1 hora e no máximo 2 por dia, que pode ser dividido em quatro períodos de 30 minutos. 

 

Se inicialmente não for possível, comece com 30 minutos diários, o que não é indicado é você escolher um ou dois dias na semana e estudar por cinco ou seis horas direto, sem nenhum intervalo. Dessa forma, seu cérebro vai ficar sobrecarregado e te passar a sensação de um falso aprendizado.

Tire um momento para ser o seu próprio professor

Quando você inverte o papel de aprendizagem e passa a ser quem ensina, acontecem conexões neurais no cérebro que facilitam bastante o entendimento. Quando a pessoa usa essa técnica de aprendizado, ela internaliza, sintetiza e detalha conceitos mais complexos, ou seja, ela aprende.

 

Essa técnica é muito eficaz, você pode usá-la independentemente do seu nível de inglês. Se tiver a oportunidade de encontrar um parceiro de estudo e ser o professor dele, melhor ainda. Portanto, não deixe de experimentar, ele certamente vai te ajudar bastante a não esquecer o que aprendeu em inglês.

Assista a séries e filmes

As séries e os filmes também são boas oportunidades para treinar a escuta e ajudar a não esquecer o que você aprende nas aulas. Evite ler as legendas e procure entender o contexto. Aqui, o ideal é começar com histórias já conhecidas para facilitar o entendimento. Se quiser, você pode deixar as legendas também em inglês, assim você saberá tudo que está sendo falado.

 

Anote as palavras que não estão no seu vocabulário, assim você também o enriquece. Quando se sentir mais seguro e compreendendo melhor o diálogo, faça um teste, assistindo novamente à série ou ao filme, só que dessa vez, com áudio em inglês e sem legendas.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia