18/11/2022 às 13h38min - Atualizada em 18/11/2022 às 13h35min

Segurança: qual o modelo de capacete apropriado para cada situação

Com vários modelos, cores e design, os capacetes devem sempre ser escolhidos de acordo com padrões de qualidade e segurança

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Seja em uma obra, no delivery ou no dia a dia dentro de uma empresa, há diferentes modelos de capacete, com especificidades e características para cada função, sempre com foco na proteção. Para quem utiliza a moto para se deslocar a trabalho ou nos momentos de lazer, a escolha de capacetes de qualidade deve sempre ser uma prioridade. 

 

Modelos apropriados para quem anda de moto  

Os capacetes produzidos para motociclistas seguem padrões de segurança de fábrica e são elaborados com diversos tipos de materiais. Existem os de ABS ou plástico injetável, fibra de vidro e ainda com multicompostos, como os fabricados com carbono ou outras fibras mais leves e resistentes. 

 

Os capacetes com esse fim atendem tanto os gastos dos homens quanto das mulheres, incluindo tamanhos para crianças. Há designs diferenciados, diversos formatos e cores que atendem aos gostos mais diversificados possíveis. 

 

Na hora da escolha, fique atento à composição do capacete, que deve sempre estar alinhada com o seu peso. Observe a qualidade do acabamento e também a capacidade de dissipar energia em caso de um possível impacto. Afinal, é a sua vida que está em jogo, ou seja, vale a pena investir em um produto de alta qualidade.  

 

Verifique, ainda, se o capacete é certificado pelo Inmetro. Trata-se do órgão que regulamenta as técnicas de controle de qualidade. Assim, os que têm o selo foram atestados por testes, trazendo mais conforto e segurança. 

 

Como há diversos tipos de motos, das estradeiras às off road, os capacetes também se diferenciam. Veja alguns modelos. 

 

Capacete aberto 

É o ideal para o verão, sendo arejados e também conhecidos como jet. Leves e confortáveis, eles não contam com queixeiras, ou seja, deixam a face e a mandíbula desprotegidas. No entanto, no dia a dia, são mais confortáveis, principalmente pela ventilação. São mais indicados para quem pilota scooters e motos leves. 

 

Capacete fechado 

Esse é o mais tradicional do mercado — também chamado de integral. Tem várias opções e proporciona uma proteção adequada tanto para o motociclista quanto para o passageiro.  

 

Na hora da escolha, analise se o equipamento conta com boa ventilação e se tem forração antialérgica. Apesar de sempre ter viseiras, há modelos com algumas variações, mas sempre fechado no queixo. 

 

Misto 

O capacete misto reúne as características dos dois anteriores, com uma queixeira removível, ou seja, cada usuário faz a opção que melhor se adequar. 

 

Escamoteável  

Também conhecido como modular, o escamoteável permite ao usuário que levante a parte frontal, deixando a face do motociclista exposta. É muito utilizado por motoboys e também por policiais, pois melhora a mobilidade no momento de abri-lo. 

 

No entanto, a legislação não permite que o motociclista trafegue com ele aberto, o que pode gerar uma infração, também aplicada no caso da viseira aberta. 

 

Cross 

Como o próprio nome sugere, ele é utilizado por pessoas que praticam off road, como motocross ou rally. Ele tem o design esportivo, com bastante espaço nas entradas de ar. 

 

Mesmo não tendo viseira, ele protege contra o sol por meio de uma pala, necessitando da utilização de um óculos de proteção. 

 

Vintage
Já os capacetes vintage são aqueles utilizados por motociclistas que valorizam o estilo, podendo ser abertos ou fechados. 

 

Há modelos com palas, sem viseira e também abertos e até mesmo no tipo bolha, muito comuns entre os estradeiros. 

 

Capacetes ideais para construção civil

Como os capacetes são utilizados para fins variados, é importante informarmos que o equipamento faz parte dos itens de segurança do trabalho (EPIs) em vários setores da economia, como na construção civil. 


Nesse caso, o produto deve garantir a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores de uma obra, assim como dos fornecedores, clientes ou visitantes. Ao utilizar esse EPI, a lei estará sendo cumprida, além de prevenir riscos nos canteiros. 

 

Como a cabeça está exposta a vários riscos, como quedas de pedras, maquinários ou até mesmo acidentes em andaimes, o capacete é fundamental para minimizar possíveis problemas. 

 

De olho na segurança de quem atua nesses locais, existe a Norma Regulamentadora 6, a NR6, que define os tipos e como deve ser a utilização dos capacetes para a construção civil. 

 

Eles são de proteção individual e protegem até mesmo contra choques elétricos. Frequentemente, são utilizados com outros equipamentos, como luvas, óculos de proteção, botas de segurança etc. 

 

Observe se o capacete conta com um Certificado de Aprovação, que deve estar válido, se está com um bom estado de conservação e faça a escolha certa. No mercado, há três tipos específicos: 

  • capacete de segurança com aba total; 
  • capacete de segurança sem aba; 
  • capacete de segurança com aba frontal.  

É importante destacar que esses equipamentos sempre têm cores que ajudam na identificação, sendo cada uma referente a funções variadas, tais como: 

  • branco ou cinza: engenheiros, técnicos, arquitetos, mestres de obra, encarregados e estagiários; 
  • amarelo ou marrom: visitantes; 
  • verde: operários, serventes e armadores; 
  • azul: pedreiros; 
  • laranja: eletricistas;  
  • vermelho: bombeiros; 
  • preto: técnicos em segurança do trabalho e operadores de máquinas.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia