11/11/2022 às 09h24min - Atualizada em 11/11/2022 às 09h23min

Funcionalidades do Google Workspace para educação

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

As funcionalidades do Google Workspace vão muito além do aprendizado. Elas podem ser utilizadas para facilitar a rotina administrativa dos gestores educacionais, otimizar tarefas burocráticas e auxiliar os professores dentro e fora da sala de aula.

 

Você, com certeza, já ouviu falar sobre essas ferramentas, certo? Afinal, a tecnologia Google está presente em grande parte dos dispositivos dos usuários, seja no Gmail, Google Meet e, claro, no buscador.

 

Com o crescimento do ensino híbrido e, principalmente, devido às aulas remotas durante a pandemia, algumas das principais funcionalidades do Google Workspace para educação ganharam ainda mais relevância.

 

Vamos entender melhor o que é essa plataforma e quais as funcionalidades do Google Workspace podem auxiliar no dia-a-dia das escolas?

O que é Google Workspace para educação?

Hoje, o Google Workspace, antigo G-Suite, vai muito além, tanto em funcionalidade, quanto em aplicação. E o melhor, ele pode ser adaptado para empresas e instituições de todos os portes, necessidades, demandas e orçamentos.

 

Apesar de muitas das ferramentas do Google Workspace já fazerem parte da rotina dos usuários, a ideia de maior integração e colaboratividade existente nesse espaço foi colocada em prática recentemente. A ideia do Google era facilitar o dia-a-dia do home-office e do ensino remoto.

 

Para isso, a Google criou uma plataforma única para que as diversas funcionalidades do Google Workspace se comunicassem integralmente. Então, é possível que o usuário receba um convite de uma reunião no Google Meet e faça o registro automaticamente no Google Agenda, sem precisar sair da tela.

 

Assim como é possível visualizar slides, do Google Slides, dentro do Docs, em uma janela minimizada. E isso tudo com armazenamento, criação e compartilhamento em tempo real.

 

Ou seja, o espaço pode ser utilizado tanto para uso pessoal, como corporativo. Como é o caso das funcionalidades do Google Workspace para educação. Nesse cenário, além das possibilidades conhecidas, ainda existem aplicações específicas para auxiliar professores, alunos e gestores.

 

E isso tudo utilizando o cloud computing como tecnologia base para todas as funcionalidades do Google Workspace para educação. 

 

Um diferencial importante a se ressaltar é que a plataforma é de uso limitado e exclusivo para instituições cadastradas, credenciadas formalmente e reconhecidas pelo governo para a emissão de certificação, com reconhecimento no âmbito nacional e internacional. 

 

Portanto, é preciso cumprir esses requisitos para ter acesso às principais funcionalidades do Google Workspace para educação. Vale ressaltar também que existem fatores que podem impedir o cadastramento, como: instituições que recebem financiamento acadêmico ou operacional do governo federal, ou estadual/municipal. 

 

Nesse caso, a organização precisa optar por outra plataforma Google. Como o Workspace Business.

Funcionalidades do Google Workspace para educação

Agora que você já conhece um pouco da plataforma, vamos analisar algumas das principais funcionalidades do Google Workspace para educação.

  • Gmail

Essa é talvez uma das mais conhecidas e utilizadas funcionalidades do Google Workspace para educação, business e para o dia-a-dia. Com ela, o usuário pode trocar e-mails, compartilhar fotos e vídeos, documentos e realizar integração com outras ferramentas, como o Keep, Tarefas, Google Agendas, Docs e outros.

 

Além, claro, de possuir abas e categorias que permitem a organização e segmentação dos e-mails recebidos. 

  • Google Sala de Aula

Mencionamos acima que existem funcionalidades do Google Workspace para educação específicas para escolas e instituições que cumpram os requisitos citados. O Google Sala de aula é uma delas.

 

Com ele, o professor pode levar ações e atividades aplicadas dentro do ambiente escolar para o computador. É possível, por exemplo, realizar chamadas de vídeo, gerenciar diferentes turmas de alunos, atividades e, inclusive, aplicar provas e dar notas remotamente.

 

Mas essa ferramenta não possui aplicações apenas acadêmicas. Confira abaixo todas as funcionalidades presentes no Google Sala de Aula:

 

Fonte: Google

  • Google Meet

O Google Meet é a ferramenta por trás das videoconferências tão utilizadas durante o período pandêmico. Possibilitando trocas e interações semelhantes ao cenário físico, com maior interatividade, diferente de e-mails e mensagens de texto.

  • Google Agenda

Citamos o Google Agenda no decorrer desse artigo, e ele é mais uma das funcionalidades do Google Workspace para educação. Devido ao seu alto poder de integração, torna-se um ótimo facilitador para marcar reuniões, provas, entregas de trabalhos etc.

 

Para lembrar do compromisso, é criado um alerta disparado para todos os envolvidos, na tela do seu computador ou dispositivo móvel. Além, claro, de ficar salvo no calendário. E, vale ressaltar que as alterações e inserções ocorrem em tempo real e podem ser colaborativas.

  • Google Docs, Planilhas, Forms e Drive

Dentre as funcionalidades do Google Workspace para educação focadas em produtividade e criação, temos o Docs, Planilhas, Drive e outros. Com essas ferramentas é possível:

  • criar textos e formulários

  • conferir ortografia e gramática;

  • inserir citações e comentários;

  • realizar cálculos;

  • construir fórmulas;

  • criar gráficos e tabelas;

  • aplicar fórmulas matemáticas de maneira automatizada;

  • armazenar e organizar conteúdos dos mais diversos formatos;

  • Etc.

E melhor, tudo isso pode ser compartilhado com outras pessoas, possibilitando a colaboratividade e as atualizações em tempo real. 

 

Ah! Vale ressaltar que todos os acessos podem ser controlados, assim como os limites de modificação de cada colaborador. 

  • Outras ferramentas do Google Workspace para educação

Como mencionamos, há uma infinidade de funcionalidades do Google Workspace para educação, citamos por aqui apenas algumas delas. Mas existem outras, tais como:

  • Chat Mensagens;

  • Google Apresentações;

  • Jamboard;

  • Atividades;

  • Keep;

  • Tarefas;

  • Outros.

 

Saiba mais - Google Workspace para educação: entenda essa ferramenta de ensino digital

 

Vale ressaltar que o acesso, o armazenamento e a liberação das funcionalidades do Google Workspace para educação dependem da escolha do pacote escolhido pela instituição. Portanto, antes de realizar o cadastro é interessante conhecer as próprias necessidades, demandas e o orçamento.

 

Ou, claro, contar com a ajuda de especialistas no assunto, como a Safetec.

___________________________________________________________________

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia