11/11/2022 às 09h23min - Atualizada em 11/11/2022 às 09h22min

Por que usar cobrança recorrente? 6 principais vantagens

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Nos últimos anos, vimos um aumento significativo nas cobranças recorrentes.

Parte disso se deve ao crescimento da adoção de pagamentos eletrônicos pelos consumidores, enquanto a popularidade da Netflix, Spotify, Amazon e outros serviços tornaram o faturamento recorrente a norma para serviços de assinatura.

Ao mesmo tempo, o formato funciona para negócios tradicionais também, como academias, escolas, planos de saúde, entre outros.

Do ponto de vista financeiro, existem muitas vantagens da cobrança recorrente. Não é à toa que, segundo dados publicados pela Forbes, a tendência é de que companhias americanas que utilizam esse modelo vendam até 9 vezes mais.

No cenário brasileiro, também podemos ver números expressivos neste modelo. Entre 2014 e 2018, o setor de serviços de assinatura nacional registrou um crescimento de 167% de acordo com levantamento da ABComm.

Para as empresas, as principais vantagens da cobrança recorrente se encontram na fidelização de clientes, aumento do faturamento e na redução da taxa de inadimplência, uma vez que as cobranças são feitas automaticamente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo até o final para saber por que usar a cobrança recorrente e os principais benefícios em detalhes!

O que é cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é um modelo de pagamento em que os clientes autorizam a empresa a cobrar por seus serviços ou produtos de forma automática em intervalos regulares e contínuos.

Ao escolher este modelo e saber como fazer cobrança recorrente, as empresas podem economizar tempo e recursos, enquanto aumentam sua lucratividade.

Com o consentimento de seu cliente para cobrar de seu cartão ou carteira digital, a cobrança é feita automaticamente até que a pessoa decida cancelar a assinatura ou o plano de pagamento recorrente expire.

6 vantagens da cobrança recorrente

Por que usar cobrança recorrente? Confira 6 vantagens deste modelo de pagamentos!

1. Aumenta a rentabilidade

Uma das principais vantagens da cobrança recorrente é aumentar a rentabilidade da empresa. Os produtos e serviços de assinatura criam uma base de clientes fiéis, trazendo receitas contínuas para o negócio.

Em 2017, um estudo do especialista financeiro Josh Chapman, relatou que o foco na retenção de clientes, por meio da cobrança recorrente ou não, pode aumentar a receita em 80% dentro de 18 a 24 meses.

2. Melhora a projeção do fluxo de caixa

A projeção de fluxo de caixa é o processo de prever a situação financeira futura de sua empresa, considerando suas receitas e despesas financeiras. Logo, essa vantagem da cobrança recorrente ajuda a estimar quanto dinheiro entrará em suas contas ao longo dos meses ou períodos previamente determinados.

3. Diminui o risco de inadimplência

Por ser um processo automático (que, aliás, é outra vantagem da cobrança recorrente que falaremos a seguir), as opções de pagamento de serviços de assinatura reduzem os casos e riscos de inadimplência.

Já que a aquisição é contínua, com uma data de pagamento sendo a mesma todo mês, os clientes preferem essa praticidade e escolhem realizar os pagamentos com cartão de crédito ou débito automático.

Claro que o modelo não é à prova de balas e a inadimplência de cobranças recorrentes ainda pode ocorrer. Contudo, algumas práticas podem ajudar a evitá-la, como estabelecer políticas, ter um sistema para gerenciar as cobranças ou até mesmo oferecer benefícios aos clientes que pagam em dia.

4. Automatiza o processo de cobrança

As cobranças recorrentes automatizadas reduzem o custo e o esforço associados ao faturamento manual e ao processamento de pagamentos. 

Tudo o que você precisa fazer é estabelecer os planos de pagamentos uma vez e, em seguida, um software lida com o processamento para a sua empresa. Sua intervenção será necessária apenas quando precisar fazer alterações no tipo de pagamento ou valores cobrados.

5. Flexibilidade para os clientes

Muitos sistemas de cobrança recorrentes permitem que os consumidores alterem seus detalhes de pagamento, mudem os tipos de assinatura ou a encerrem de forma prática e fácil. Dessa forma, os clientes sempre se sentem no controle e livres de dívidas.

Além disso, os clientes podem acessar seus serviços sempre que quiserem. Em alguns casos, eles recebem a sua oferta imediatamente, um grande atrativo para finalizar a compra.

6. Retenção e fidelização dos clientes

Como mencionamos ao longo do artigo, a retenção dos clientes pode aumentar a rentabilidade do seu negócio. No entanto, a fidelização desses consumidores por si só também traz outros benefícios como criar um relacionamento mais próximo, reduzir custos de marketing e agregar valor à marca de modo geral.

As cobranças recorrentes garantem o pagamento pontual para sua empresa e clientes, sem precisar de notificações e lembretes. O modelo facilita a vida dos consumidores, ao mesmo tempo que economiza tempo de sua equipe e melhora a fidelidade do cliente.

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Gabriel Marquez, empreendedor e fundador da NFE.io, que oferece um sistema para emitir notas fiscais automaticamente e consultar CNPJ de uma empresa, a fim de garantir mais agilidade ao processo e na organização dos documentos fiscais.

A NFE.io é um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas repetitivas, contribuindo para que você ganhe tempo e diminua gastos.

 
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