10/10/2022 às 11h41min - Atualizada em 10/10/2022 às 11h41min

O que é e como fazer gestão de materiais de forma otimizada em sua empresa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Uma boa gestão de materiais é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Afinal, um controle inadequado pode levar a perdas, obsolescência, expiração, roubo e, em última análise, falhas.

 

Em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, as empresas com estoques precisam se reinventar constantemente, melhorar a gestão logística e otimizar seus processos de compras. 

 

Por esse motivo, é comum que elas invistam em tecnologia, como em um bom Sistema de Gestão de Materiais para Telecom, por exemplo. Vale também destacar que elas precisam manter o controle de materiais para atender as demandas, mas sem manter muito estoque.

 

Dito isso, a gestão logística e a digitalização são primordiais para o sucesso das empresas que precisam lidar com a distribuição. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas que podem te ajudar a ter uma melhor gestão de materiais na sua empresa! 


Dicas para fazer a gestão de materiais

Uma empresa que lida com materiais, mas não realiza uma gestão de estoque eficiente, pode sofrer com inúmeros problemas. Se identificou com essa situação? 

 

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a realizar uma boa gestão de materiais. 

 

1. Inventário em tempo real

O rastreamento em tempo real fornece à sua empresa informações atualizadas para que seus dados estejam atualizados com os itens reais que você tem em sua localização. 

 

Ele otimiza a cadeia de suprimentos e acompanha o movimento do produto, levando à eficiência geral. Este método permite que sua empresa analise dados em tempo real para programar matérias-primas ou mercadorias de maneira otimizada e eliminar situações de falta de estoque e estoque excessivo.

 

2. Contagem física

Os resultados da contagem física precisam ser comparados com os fornecidos pelas soluções de gestão para evitar erros que possam levar a surpresas desagradáveis, como falta de estoque ou excesso de estoque.

 

3. Variação de existências

As empresas têm que calcular o consumo de estoques, para o qual as compras realizadas devem subtrair os estoques não consumidos. 

 

Também pode ser que, em um ano, tenham sido consumidos mais estoques do que a quantidade comprada pela empresa.

 

4. Componentes de inventários

O inventário de estoque inclui matérias-primas, produtos em andamento ou semi-acabados, produtos acabados, subprodutos, resíduos e materiais recuperados, outros suprimentos e mercadorias. 

 

Os estoques desses bens são necessários para a fabricação dos produtos vendidos pela empresa, no caso das empresas produtoras, e os estoques de mercadorias são necessários para as empresas distribuidoras de produtos.

 

5. Evite o excesso de estoque

O excesso de estoque é um problema que as empresas precisam enfrentar, pois pode comprometer capital que poderia ser usado em outras áreas, como pesquisa e desenvolvimento. 

 

O excesso de estoque pode aumentar o espaço de armazenamento. Um pouco de planejamento pode ajudá-lo a minimizar as perdas. Devoluções, doações e descarte são algumas formas de se livrar do excesso de estoque.

 

6. Obsolescência e expiração

As empresas não podem vender itens vencidos e itens obsoletos são difíceis de se livrar. O armazenamento de produtos obsoletos é um problema que muitas empresas enfrentam, o que as obriga a incorrer em despesas adicionais para eliminar o excesso de estoque, como os derivados de destruição, transporte, etc.

 

7. Avaliação de ações

A avaliação de estoque é o valor monetário associado às mercadorias no estoque no final de um período contábil. O processo deve ser feito no final de cada exercício financeiro para calcular o custo das mercadorias vendidas e o custo do estoque não vendido. Ele precisa ser incluído no Plano Geral de Contabilidade.

 

Sua empresa deve sempre ter inovações e processos no radar. Dessa forma, você estará na vanguarda das novas tecnologias e poderá se manter competitivo. Concluindo, otimizar seu inventário pode ser difícil e, para isso, você precisa encontrar o que funciona para você.

 

Conclusão

A gestão de materiais é algo essencial em qualquer empresa que lide com estoque. Portanto, é extremamente importante tornar esse processo mais eficiente para que ele seja otimizado e erros sejam evitados. 

 

Neste artigo, citamos algumas dicas para fazer uma gestão de materiais eficiente, que proporciona melhores resultados às empresas. 

 

Tenha sempre em mente que quanto mais organizado for o seu processo de gestão de estoque, mais benefícios sua empresa e seus colaboradores poderão ter. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia