28/09/2022 às 12h15min - Atualizada em 28/09/2022 às 12h14min

Saiba a maneira certa de como fazer análise de desempenho na sua equipe

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

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A análise de desempenho é um recurso muito utilizado pelo setor de RH para avaliar como está o desempenho e a performance dos funcionários, sendo extremamente importante para que os gestores possam identificar problemas.

 

Os profissionais que atuam com gestão de pessoas sabem que é muito importante estudar a performance das equipes. É assim que a empresa garante que todos os seus colaboradores estejam alinhados aos propósitos e metas estabelecidos.

A análise de desempenho surge como uma ferramenta que ajuda a controlar os resultados e avaliar a qualidade do trabalho realizado dentro da organização.

O maior benefício é que o diagnóstico oferecido por essa metodologia está além das avaliações individuais, visto que oferece feedbacks importantes e ainda possibilita que o RH consiga identificar problemas com antecedência e agir de maneira preventiva.

No entanto, existem diferentes tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicadas aos colaboradores e equipes, e não é uma tarefa simples identificar qual é a estratégia mais apropriada.

Pensando nisso, neste artigo, entenda o que é a análise de desempenho, quais são os principais tipos de avaliação e aprenda algumas maneiras de analisar sua equipe.

Entenda o que é análise de desempenho

Análise de desempenho da equipe é uma ferramenta usada pelo departamento de recursos humanos para avaliar a performance individual dos funcionários, e dos departamentos de maneira coletiva.

Seu propósito é entender quais são os fatores, assim como pontos fortes e fracos de diversos setores da empresa. Por meio desse trabalho, a companhia vai descobrir o que funciona e o que não funciona, podendo corrigi-los ou descartá-los.

Dentro de uma autoescola focada em habilitação de carros, a análise precisa ser ampla e ir além das métricas que costumam ser registradas em planilhas.

Isso porque o diagnóstico não se baseia apenas em números, mas também em todo o esforço realizado para alcançar esses feitos. A análise de desempenho compara os resultados e os comportamentos, mesmo os subjetivos por natureza.

Ao finalizar, o gestor chega a uma conclusão em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido pelos profissionais, mais precisamente, ele identifica o nível de qualidade do trabalho.

O resultado obtido deve ser confrontado com o planejamento estratégico e com isso concluir se a performance atual está dentro do padrão esperado, acima ou abaixo dele.

Tipos de avaliação de desempenho

Antes de mostrar quais são os principais tipos de avaliação de desempenho, é importante entender que uma análise pode acontecer de maneira singular. Entretanto, cabe ao gestor determinar que tipo de análise se encaixa à sua equipe. São elas:

Avaliação 180°

Esse tipo de avaliação é feito conjuntamente e realizado de maneira simultânea pelo líder da equipe, avaliador e avaliado. Uma pessoa avalia a outra e repassa as informações para o RH.

Para um fabricante de filtro de ar automotivo, é uma forma de melhorar a comunicação entre todos. No entanto, esse modelo só deve ser aplicado em empresas que têm o hábito de dar feedback aos colaboradores.

Avaliação forçada

Aqui, o avaliador responde um questionário com escolhas múltiplas e objetivas em relação ao avaliado, fazendo com que o método seja totalmente imparcial.

É uma prática que traz bastante clareza, desde que o questionário seja bem elaborado, por meio de perguntas diretas.

Avaliação de líder ou superior

Não são apenas os subordinados que precisam ser avaliados, mas também seus líderes, visto que dessa forma a companhia saberá se sua liderança é bem desenvolvida.

Os gestores podem ser avaliados pelas equipes ou até mesmo por seus superiores, e as respostas obtidas ajudam a identificar erros de conduta e visualizar outros pontos que merecem atenção.

Avaliar metas e resultados

Esse tipo de análise é segura e assertiva, uma vez que se baseia em números para saber quais são os resultados. Dentre os pontos analisados estão:

  • Retenção;

  • Satisfação dos clientes;

  • Absenteísmo;

  • Conversão em vendas.

O gestor de uma confecção de uniformes executivos masculinos vai avaliar sua equipe ou determinado colaborador, com base nos resultados demonstrados.

Avaliação de desempenho individual

Como o próprio nome sugere, esse tipo de avaliação analisa os colaboradores individualmente, durante determinado período, considerando suas funções, a identificação, o diagnóstico e a análise comportamental do profissional.

O objetivo dessa prática é reconhecer o trabalho do funcionário e ajudá-lo a manter o foco em seus talentos, além de corrigir seus erros.

Autoavaliação

Nessa modalidade, cada profissional faz uma análise de seu próprio desempenho, mas para que seja executada, é necessário autoconhecimento e maturidade, tendo em vista que o indivíduo vai avaliar as ações realizadas por ele mesmo.

Para funcionar, primeiro o colaborador considera sua atuação na empresa, analisando pontos fortes e fracos relacionados à sua performance. Depois, junto com o gestor, vai discutir pontos de melhoria que devem ser trabalhados.

Avaliação de equipe

Por fim, um consultório veterinário 24 horas perto de mim pode usar a avaliação de desempenho da equipe, sendo este método o mais popular, ajudando o gestor a analisar como está a comunicação e o relacionamento entre os funcionários.

Fazer uma análise de equipe é importante para identificar pontos fortes e fracos, facilitando melhorias no fluxo de trabalho, nos relacionamentos e no alcance das metas.

Como fazer análise de desempenho

Após a apresentação dos conceitos de análise de desempenho da equipe, chegou o momento de saber como colocá-las em prática. Algumas ações importantes para isso são:

Planejar e definir os objetivos

Primeiro é necessário definir as expectativas, tarefas, responsabilidades, trabalhos e metas, para isso existem várias ferramentas que ajudam a organizar essas informações, dividindo o planejamento em etapas.

Uma das mais eficientes é a 5W2H, onde o gestor determina o que será avaliado, por que a avaliação será feita, quando ela vai acontecer, onde será feita, como isso vai acontecer e qual o valor necessário para investir.

O gestor de uma oficina mecânica especializada em alinhamento balanceamento deve se aprofundar nos tópicos e aplicar algumas dessas técnicas para que o planejamento fique mais claro.

Elaborar o formulário

O formulário é uma associação entre questões e respostas. As questões envolvem critérios e competências que precisam ser analisadas, ao passo que a resposta é a afirmação, grau ou estimativa do avaliador.

Para criar um bom formulário, é necessário definir padrões para que ele seja uniforme, inserir informações claras e concisas, dividir as questões em categorias e estabelecer uma formação mais adequada para a equipe.

Também é necessário escolher os tipos de questões, que podem ser discursivas, objetivas ou escaláveis.

Coletar informações

Este é o momento em que o gestor de uma empresa de digitalização e indexação de documentos vai aplicar a pesquisa dentro de um cronograma estabelecido.

Mas esta etapa varia muito, dependendo do tipo de metodologia e do modelo de questionário adotado. Se você seguir corretamente os passos anteriores, terá a estrutura necessária para colocar as informações tranquilamente.

Documentar a análise

A documentação corresponde ao fluxo de trabalho e seu objetivo é garantir o andamento do processo, por meio dos registros do RH.

É importante contar com o suporte físico, eletrônico ou híbrido, mas quanto mais digitalizado for o processo, mais fácil será visualizar e cruzar informações.

Tenha em mente que os relatórios de desempenho são documentos importantes para a administração da empresa, assim sendo, uma gráfica especializada em banner 2x2 personalizado deve arquivá-los em local acessível e de fácil consulta.

Calibrar a avaliação

Durante as avaliações podem ocorrer alguns equívocos, problemas de peso de critérios, entre outras situações comuns quando a metodologia é aplicada pela primeira vez.

Para lidar com essa questão, uma boa dica é submeter os relatórios a um comitê de avaliação que vai averiguar os critérios usados. Ele pode ser formado por outras lideranças de equipe ou pelo próprio setor de recursos humanos.

Oferecer feedback

Por fim, é muito importante oferecer feedback para reconhecer trabalhos bem-feitos e pontos que precisam ser melhorados.

O gestor de uma empresa de lavagem de poltrona a seco pode usar elementos visuais para que os profissionais compreendam a avaliação.

Lembre-se de ser específico e apontar exatamente quais são os pontos positivos e negativos, sem generalizá-los. Algumas afirmações podem ser levadas para o lado pessoal, por isso, tenha muito cuidado na hora de se comunicar.

Considerações finais

Uma equipe produtiva e alinhada com as metas e objetivos da empresa é aquela que reconhece seus pontos positivos e negativos e quais são os aspectos que precisam ser trabalhados para melhorar continuamente.

A análise de desempenho de equipes é a melhor ferramenta nesse sentido e deve ser usada pelas organizações para avaliar os resultados alcançados dentro de um período.

O gestor só precisa escolher um tipo de análise que deseja implementar ou que esteja de acordo com as necessidades do negócio, e assim melhorar a realização das tarefas no cotidiano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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