A análise de desempenho é um recurso muito utilizado pelo setor de RH para avaliar como está o desempenho e a performance dos funcionários, sendo extremamente importante para que os gestores possam identificar problemas.
Os profissionais que atuam com gestão de pessoas sabem que é muito importante estudar a performance das equipes. É assim que a empresa garante que todos os seus colaboradores estejam alinhados aos propósitos e metas estabelecidos.
A análise de desempenho surge como uma ferramenta que ajuda a controlar os resultados e avaliar a qualidade do trabalho realizado dentro da organização.
O maior benefício é que o diagnóstico oferecido por essa metodologia está além das avaliações individuais, visto que oferece feedbacks importantes e ainda possibilita que o RH consiga identificar problemas com antecedência e agir de maneira preventiva.
No entanto, existem diferentes tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicadas aos colaboradores e equipes, e não é uma tarefa simples identificar qual é a estratégia mais apropriada.
Pensando nisso, neste artigo, entenda o que é a análise de desempenho, quais são os principais tipos de avaliação e aprenda algumas maneiras de analisar sua equipe.
Análise de desempenho da equipe é uma ferramenta usada pelo departamento de recursos humanos para avaliar a performance individual dos funcionários, e dos departamentos de maneira coletiva.
Seu propósito é entender quais são os fatores, assim como pontos fortes e fracos de diversos setores da empresa. Por meio desse trabalho, a companhia vai descobrir o que funciona e o que não funciona, podendo corrigi-los ou descartá-los.
Dentro de uma autoescola focada em habilitação de carros, a análise precisa ser ampla e ir além das métricas que costumam ser registradas em planilhas.
Isso porque o diagnóstico não se baseia apenas em números, mas também em todo o esforço realizado para alcançar esses feitos. A análise de desempenho compara os resultados e os comportamentos, mesmo os subjetivos por natureza.
Ao finalizar, o gestor chega a uma conclusão em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido pelos profissionais, mais precisamente, ele identifica o nível de qualidade do trabalho.
O resultado obtido deve ser confrontado com o planejamento estratégico e com isso concluir se a performance atual está dentro do padrão esperado, acima ou abaixo dele.
Antes de mostrar quais são os principais tipos de avaliação de desempenho, é importante entender que uma análise pode acontecer de maneira singular. Entretanto, cabe ao gestor determinar que tipo de análise se encaixa à sua equipe. São elas:
Esse tipo de avaliação é feito conjuntamente e realizado de maneira simultânea pelo líder da equipe, avaliador e avaliado. Uma pessoa avalia a outra e repassa as informações para o RH.
Para um fabricante de filtro de ar automotivo, é uma forma de melhorar a comunicação entre todos. No entanto, esse modelo só deve ser aplicado em empresas que têm o hábito de dar feedback aos colaboradores.
Aqui, o avaliador responde um questionário com escolhas múltiplas e objetivas em relação ao avaliado, fazendo com que o método seja totalmente imparcial.
É uma prática que traz bastante clareza, desde que o questionário seja bem elaborado, por meio de perguntas diretas.
Não são apenas os subordinados que precisam ser avaliados, mas também seus líderes, visto que dessa forma a companhia saberá se sua liderança é bem desenvolvida.
Os gestores podem ser avaliados pelas equipes ou até mesmo por seus superiores, e as respostas obtidas ajudam a identificar erros de conduta e visualizar outros pontos que merecem atenção.
Esse tipo de análise é segura e assertiva, uma vez que se baseia em números para saber quais são os resultados. Dentre os pontos analisados estão:
Retenção;
Satisfação dos clientes;
Absenteísmo;
Conversão em vendas.
O gestor de uma confecção de uniformes executivos masculinos vai avaliar sua equipe ou determinado colaborador, com base nos resultados demonstrados.
Como o próprio nome sugere, esse tipo de avaliação analisa os colaboradores individualmente, durante determinado período, considerando suas funções, a identificação, o diagnóstico e a análise comportamental do profissional.
O objetivo dessa prática é reconhecer o trabalho do funcionário e ajudá-lo a manter o foco em seus talentos, além de corrigir seus erros.
Nessa modalidade, cada profissional faz uma análise de seu próprio desempenho, mas para que seja executada, é necessário autoconhecimento e maturidade, tendo em vista que o indivíduo vai avaliar as ações realizadas por ele mesmo.
Para funcionar, primeiro o colaborador considera sua atuação na empresa, analisando pontos fortes e fracos relacionados à sua performance. Depois, junto com o gestor, vai discutir pontos de melhoria que devem ser trabalhados.
Por fim, um consultório veterinário 24 horas perto de mim pode usar a avaliação de desempenho da equipe, sendo este método o mais popular, ajudando o gestor a analisar como está a comunicação e o relacionamento entre os funcionários.
Fazer uma análise de equipe é importante para identificar pontos fortes e fracos, facilitando melhorias no fluxo de trabalho, nos relacionamentos e no alcance das metas.
Após a apresentação dos conceitos de análise de desempenho da equipe, chegou o momento de saber como colocá-las em prática. Algumas ações importantes para isso são:
Primeiro é necessário definir as expectativas, tarefas, responsabilidades, trabalhos e metas, para isso existem várias ferramentas que ajudam a organizar essas informações, dividindo o planejamento em etapas.
Uma das mais eficientes é a 5W2H, onde o gestor determina o que será avaliado, por que a avaliação será feita, quando ela vai acontecer, onde será feita, como isso vai acontecer e qual o valor necessário para investir.
O gestor de uma oficina mecânica especializada em alinhamento balanceamento deve se aprofundar nos tópicos e aplicar algumas dessas técnicas para que o planejamento fique mais claro.
O formulário é uma associação entre questões e respostas. As questões envolvem critérios e competências que precisam ser analisadas, ao passo que a resposta é a afirmação, grau ou estimativa do avaliador.
Para criar um bom formulário, é necessário definir padrões para que ele seja uniforme, inserir informações claras e concisas, dividir as questões em categorias e estabelecer uma formação mais adequada para a equipe.
Também é necessário escolher os tipos de questões, que podem ser discursivas, objetivas ou escaláveis.
Este é o momento em que o gestor de uma empresa de digitalização e indexação de documentos vai aplicar a pesquisa dentro de um cronograma estabelecido.
Mas esta etapa varia muito, dependendo do tipo de metodologia e do modelo de questionário adotado. Se você seguir corretamente os passos anteriores, terá a estrutura necessária para colocar as informações tranquilamente.
A documentação corresponde ao fluxo de trabalho e seu objetivo é garantir o andamento do processo, por meio dos registros do RH.
É importante contar com o suporte físico, eletrônico ou híbrido, mas quanto mais digitalizado for o processo, mais fácil será visualizar e cruzar informações.
Tenha em mente que os relatórios de desempenho são documentos importantes para a administração da empresa, assim sendo, uma gráfica especializada em banner 2x2 personalizado deve arquivá-los em local acessível e de fácil consulta.
Durante as avaliações podem ocorrer alguns equívocos, problemas de peso de critérios, entre outras situações comuns quando a metodologia é aplicada pela primeira vez.
Para lidar com essa questão, uma boa dica é submeter os relatórios a um comitê de avaliação que vai averiguar os critérios usados. Ele pode ser formado por outras lideranças de equipe ou pelo próprio setor de recursos humanos.
Por fim, é muito importante oferecer feedback para reconhecer trabalhos bem-feitos e pontos que precisam ser melhorados.
O gestor de uma empresa de lavagem de poltrona a seco pode usar elementos visuais para que os profissionais compreendam a avaliação.
Lembre-se de ser específico e apontar exatamente quais são os pontos positivos e negativos, sem generalizá-los. Algumas afirmações podem ser levadas para o lado pessoal, por isso, tenha muito cuidado na hora de se comunicar.
Uma equipe produtiva e alinhada com as metas e objetivos da empresa é aquela que reconhece seus pontos positivos e negativos e quais são os aspectos que precisam ser trabalhados para melhorar continuamente.
A análise de desempenho de equipes é a melhor ferramenta nesse sentido e deve ser usada pelas organizações para avaliar os resultados alcançados dentro de um período.
O gestor só precisa escolher um tipo de análise que deseja implementar ou que esteja de acordo com as necessidades do negócio, e assim melhorar a realização das tarefas no cotidiano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.