27/09/2022 às 14h21min - Atualizada em 27/09/2022 às 14h18min

Quais os tipos de chapéus mais utilizados atualmente?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Desde o surgimento do primeiro chapéu, muitos outros modelos foram sendo criados, tanto para nos proteger do sol quanto para melhorar nosso visual.

 

Muitos modelos de chapéu deixaram de ser usados, mas alguns como o boné, faz tanto sucesso que agora dá até para ter Bonés Personalizados.

 

Assim, descubra quais os tipos de chapéus mais utilizados atualmente.

Chapéu pescador

O chapéu pescador ou bucket hat, surgiu nos anos 20 na Irlanda e era usado, naturalmente, por pescadores. Mas, nos anos 90 e 2000, virou símbolo do hip hop e dos skatistas. 

 

O chapéu pescador é produzido com tecidos bastante flexíveis, e por isso pode ser usado com a aba para cima ou para baixo.

Chapéu Panamá

O Chapéu Panamá tem aba larga, cone médio e como é feito com palha clara, ele é leve,além de ter um laço que pode ter cores variadas, geralmente, marrom ou preto. serve para proteger a cabeça do calor. O laço pode ter cores variadas, mas costuma ser marrom ou preto.

 

O chapéu Panamá é mais elegante e por isso combina bem com diversos estilos.

Boné

  • Fitted

O boné tornou-se popular recentemente. Ele possui aba reta, podem ser de cores sóbrias ou estampados e é o boné preferido dos rappers e amantes do hip hop.

 

Por ser um modelo mais fechado, não possui regulagem. No entanto, alguns venham com elástico. Por isso, antes de comprar é recomendado experimentá-lo. 

  • Snapback

O snapback é parecido com o modelo fitted só que com uma abertura na parte traseira. Assim, o snapback possui regulagem e é indicado para compor o visual com camiseta e calça jeans.

  • Polo Hat

O boné modelo Polo Hat, é mais formal. Ele segue a mesma linha das camisas Polo e acabou caindo no gosto dos jogadores de golf que usavam o boné para proteger os olhos durante a partida. 

 

É um boné de aba curva, com fivela para ajuste na parte traseira e geralmente encontrado em tons mais neutros. Logo, é um boné simples e versátil ideal para situações que pedem estilo casual.

  • Dad Hat

O boné Dad Hat é parecido com o Polo Hat. Porém, o Dad Hat é um boné com copa mais arredondada e por isso mais maleável e bastante utilizado por rappers e cantores de hip hop. Por isso, é mais usado com looks mais descolados, com cores desgastadas, que dá uma ideia de boné surrado, antigo.

  • Panel

O boné do tipo Panel possui cinco painéis de tecido, com destaque para o frontal. Ele é uma ótima opção para fazer bonés personalizados, já que é possível aplicar a marca no painel frontal. O boné panel tem um design mais contemporâneo.

  • Aba curva

O boné de aba é um dos mais utilizados e por isso tradicional. Ele protege o rosto do sol e é indicado para rostos mais finos e vai bem em qualquer ocasião.

  • Aba reta

O boné de aba reta é indicado para quem gosta de deixar o rosto à mostra e seu estilo casa com looks estilo streetwear.

  • Trucker

A boné trucker possui uma renda de nylon na parte de trás, o que deixa a cabeça mais ventilada. É conhecido como boné “caminhoneiro” e já foi muito utilizado por trabalhadores rurais.

Boina 

A Boina é um pouco maior e mais larga do que os bonés. Assim, ela deve cobrir parte da cabeça chegando até a orelha. Se a boina cobrir apenas o topo da cabeça significa que ela é pequena para você e se cobrir parte da orelha, está grande demais.

 

Normalmente, as boinas são encontradas em cores neutras, como cinza, marrom e preto. 

Conclusão

Os diferentes tipos de chapéus surgiram para nos proteger dos raios solares, mas ao longo dos anos, eles também se tornaram um acessório importante para o estilo e até para afirmar a identidade da pessoa.

 

Assim, apesar de existirem diversos tipos de chapéus, os mais utilizados atualmente são a boina, o Chapéu Panamá, o Chapéu Pescador e o Boné.

 

Mesmo assim, o boné talvez seja o tipo de chapéu mais utilizado diariamente pelas pessoas. Por conta disso, as empresas acabam adotando bonés personalizados para conquistar seus clientes.

 

Agora que você conhece os tipos de chapéus mais utilizados atualmente, qual deles você vai escolher?

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia