21/09/2022 às 14h08min - Atualizada em 21/09/2022 às 14h06min

Mundo empresarial: seis dicas de educação financeira para ter sucesso

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Com crises econômicas de tempos em tempos e mudanças no mundo do trabalho que afetam cada vez mais a estabilidade do trabalhador, nunca foi tão importante que as pessoas estejam presentes e conscientes no mundo da educação financeira.

 

Seja para investir com a finalidade de multiplicar sua renda correndo riscos, guardar dinheiro para o futuro ou realizar grandes projetos de vida ou realizar desejos, saber poupar e gerir os recursos financeiros é necessário tanto quanto pessoa física como pessoa jurídica.

No mundo cada vez mais financeirizado é muito fácil encontrar pessoas que se descuidaram ou tomaram dívidas em alguns meses que podem acompanhá-las por anos e até décadas, por isso toda a atenção é mais do que fundamental.

É nesse contexto que a educação financeira se destaca não só como um conjunto de conhecimentos sobre a gestão de recursos, mas também como uma espécie de defesa pessoal e do próprio patrimônio conquistado a partir de muito trabalho.

O propósito de oferecer um curso de educação financeira para funcionários de uma empresa especializada em criação de endereço fiscal para abertura de empresa é auxiliar as pessoas na tomada de decisão dentro do mundo do dinheiro.

Muitas vezes, essa ideia é associada a tentativa de ganhar dinheiro fácil, sem trabalhar ou até uma área para quem tem dinheiro sobrando, apesar de ser inteligível a origem desse pensamento, ele não poderia estar mais errado.

Para quem conta com um pouco mais que o suficiente para sobreviver como renda mensal, a capacidade de tomar melhores decisões é ainda mais importante para fazer esse dinheiro render mais, podendo até ser investido aos poucos até uma melhor situação.

É por meio da difusão da educação financeira que as pessoas podem tomar melhores decisões no dia a dia tanto sobre o investimento pessoal, gastos no dia a dia e gestão financeira no geral.

O que é educação financeira?

A educação financeira, muitas vezes, é tratada como um conhecimento exclusivo em sua totalidade para empresários e grandes investidores do mercado financeiro ou muito complexo e inacessível para grande parte das pessoas.

Porém, esse tema é estudado até como uma matéria curricular em alguns projetos de educação para o mundo, cada vez mais a educação financeira se apresenta como um tema relevante de discussão, estudo e prática no dia a dia.

Essa demanda por educação financeira acontece porque esse conhecimento é essencial tanto para o empreendedor quanto para o trabalhador de uma empresa de etiqueta patrimonial autoadesiva ou de qualquer outro nicho e porte.

A Organização Mundial para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, representada pela sigla OCDE define a educação financeira como uma série de processos educativos e informativos que giram em torno do mundo financeiro, econômico e tributário.

É a educação financeira que permite que as pessoas melhorem a compreensão geral sobre as oportunidades de produtos e serviços financeiros, possibilitando uma tomada de decisão mais consciente, ativa e com uma organização ativa de entradas e saídas.

Em geral, a educação financeira pode ser interpretada como uma habilidade de compreender o funcionamento do dinheiro em diferentes processos. Essa habilidade é adquirida através de um estudo de base e informações sempre atualizadas.

Pessoas que trabalham em uma empresa especializada no plantio de mudas de plantas exóticas podem achar que é perda de tempo, que está tarde para conhecer esses conceitos ou até que isso não é para elas, mas esse estudo pode ser democratizado.

É para o trabalhador que ganha um dinheiro suado no dia a dia que a educação financeira apresenta seus melhores resultados, garantindo que ele não caia em ciclos de dívida e que possa tomar melhores decisões fazendo seu dinheiro render mais.

Importância de investir em educação financeira

Depois de entender o que é a educação financeira e para que serve essa área de estudo e prática no dia a dia das pessoas que trabalham em uma empresa de concertina no muro ou qualquer outro nicho e porte de atuação, é preciso ressaltar a sua importância.

A importância da educação financeira se dá porque é essa área que abrange o entendimento de diversos conceitos e diferentes ferramentas relacionadas a gestão da sua empresa ou da sua vida econômica pessoal e da sua família mais próxima.

É esse conhecimento que pode fazer com que indivíduos e empreendedores possam desenvolver suas competências em analisar sua própria conjuntura econômica e propor ações assertivas para defender e até ampliar o seu patrimônio acumulado.

O ponto de partida fundamental para o entendimento da educação financeira tanto para empresas de saco de papel kraft reforçado ou de qualquer indivíduo em sua vida pessoal é a capacidade de maximização dos resultados no uso de cada centavo de investimento.

Com a gestão gerada a partir da educação financeira é possível que cada pessoa avalie melhor a necessidade da obtenção de empréstimos, controlar suas despesas recorrentes com previsibilidade e se preparar para gastos imprevisíveis.

Esses três passos permitem que as pessoas e gestores de empresa controlem o fluxo do seu caixa no dia a dia, assim ela pode realizar uma organização financeira completa tanto para o bem viver no dia a dia quanto para a sustentabilidade do negócio.

Com essa base sólida de conhecimento da sua própria vida econômica e das ferramentas necessárias para compreender a conjuntura da economia em que se está inserido, as pessoas podem tomar melhores decisões de investimento de tempo e renda financeira.

Como a educação financeira pode ajudar as empresas

Se no mundo em que se vive hoje em dia as pessoas trabalham em troca de dinheiro, essa renda passou a ter não só apenas o seu valor nominal de moeda de mercado, mas também representa uma carga de horas dedicadas ao trabalho.

É por essa relação exposta na clássica frase de que tempo é dinheiro que educação financeira não é apenas uma questão econômica, mas também de qualidade de vida e de bem estar do ponto de vista físico, emocional, psicológico e é claro econômico ou social.

Nesse contexto, uma das melhores formas que uma empresa faxineira pode fazer para valorizar seus trabalhadores é oferecer formação e apoio de educação financeira. Junto a um pagamento justo, esses trabalhadores terão sua qualidade de vida maximizada.

Entre as maiores necessidades que a educação financeira apresenta é a necessidade de passar diretrizes, como:

  • Criar consciência dos ganhos e custos do dia a dia;

  • Criação de metas financeiras de curto, médio e longo prazo;

  • Garantir sempre uma reserva para emergências;

  • Ter atenção e quitar contas atrasadas;

  • Realizar a separação de pessoas físicas e jurídicas;

  • Estudar e falar mais sobre dinheiro.

Pensando no contexto de uma grande empresa de gerador predial ou de qualquer outro nicho ou porte, é importante entender que a educação financeira não deve ser pensada apenas a partir do prisma da empresa em si, mas também a partir de cada trabalhador.

Essa relação se dá porque a saúde financeira dos trabalhadores está diretamente relacionada à sua capacidade de produção e de bem estar para garantir a máxima eficiência de trabalho.

A educação financeira passa a ser uma realidade nas empresas a partir da necessidade e da demanda das pessoas que trabalham de entender melhor como o salário conquistado com o seu trabalho pode render mais.

Considerações finais

Muitas pessoas compreendem a educação financeira como uma área de estudos, de cursos ou palestras que incluem uma teoria muito complexa e academia, mas esse nível de conhecimento é muito acessível e necessário para quem quer fazer seu dinheiro render.

Outro quesito de confusão é entender a educação financeira como algo exclusivo apenas para pessoas com mais dinheiro na conta que podem fazer esse dinheiro render mais. Quanto mais as pessoas fazem seu dinheiro render, mais ele será valorizado.

Essa lógica independe da quantidade inicial, um funcionário que recebe salário mínimo em uma empresa de fachada de lona iluminada pode usar a educação econômica para essa renda durar mais e possibilitar investimentos e gastos a curto e a longo prazo.

A educação financeira é muito mais um elemento prático da vida cotidiana no dia a dia, organizar finanças, ter consciência de quanto se ganha e quanto se pode gastar e a capacidade de prever os ganhos e gastos do futuro.

Educação financeira é uma das formas que as pessoas podem garantir autonomia sobre as suas vidas, a partir que evita que os indivíduos caiam em dívidas ao longo do tempo e que possam realizar suas ações e sonhos no decorrer do tempo, seja a curto ou longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia