09/09/2022 às 10h55min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h54min

Como funciona prensa francesa de café?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Como sabemos, o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e também em outros países, hoje em dia o café ganhou diferentes maneiras de ser feita, como, por exemplo, o café gelado, cappuccino, expresso, pingado, entre muitas outras variações.
 

Mas existe uma maneira de fazer café que surgiu no ano de 1852 na França e que está presente em muitas casas até os dias atuais, estamos falando da tradicional prensa francesa. A mesma foi desenvolvida pelos franceses  Delforge e Mayer. Porém, o desenvolvedor da prensa com êmbolo e outros aspectos que é mais conhecido atualmente, foi o italiano Attilio Callimani, no ano de 1929.
 

Foi a partir deste momento que a França acabou caindo no gosto e começou a utilizar a cafeteira que usa o método de infusão. Não demorou muito até que a cafeteira com o novo design criado pelo Attilio Calimani, caísse no gosto dos amantes de café e também por colecionadores.
 

Se você deseja obter um café mais saboroso e sofisticado com muita praticidade, a prensa francesa é ideal para esse processo. O maior diferencial da “french press” está nos elementos que a compõem.
 

A jarra é a primeira peça, que pode ser feita de cerâmica, metal ou vidro, no seu interior existe a presença de um êmbolo no qual fica fixado uma peneira, um suporte e também uma tela bem fina que faz substituição do filtro de papel, sendo quem faz a separação da água e pó de café.
 

Quando o filtro de papel não é mais utilizado para preparar o café, a tela existente na prensa, permite que os óleos essenciais dos grãos tenham contato com a água, é aí que está o diferencial, pois o café fica bem mais saboroso, permitindo uma experiência incrível para quem está degustando.
 

Ao degustar a bebida é possível notar que o café libera notas e aromas diferenciados na boca. Outro ponto bem interessante, como a prensa é um método manual, é possível fazer o controle de todo o processo, que vai desde a temperatura da água até mesmo em qual intensidade deseja que o café seja extraído.
 

Por isso é tão importante que o café escolhido para o preparo do café seja de uma qualidade maior e se possível, que seja moído na hora. 
 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a prensa francesa, vamos ver abaixo como se usa o equipamento de forma correta e também várias outras curiosidades sobre ela. 

Como usar a prensa francesa?

Muitos pensam que fazer café na prensa francesa é super complicado, muito pelo contrário, preparar café por esse equipamento é bem simples, prático e rápido de fazer. Veja abaixo o passo a passo de como usá-la.
 

  • Primeiramente retire o topo e também o filtro da prensa, depois é necessário escaldar a cafeteira para que o café se mantenha quente por mais tempo, feito isso jogue a água fora e comece o preparo do café;

  • Depois coloque o pó de café que precisa estar na moagem certa (que deve ser uma moagem mais grossa);

  • Tenha cuidado com a dosagem do pó, é recomendado que para cada 1 litro de água deve-se colocar de 50 a 80 gramas de café. Se deseja fazer uma quantidade menor,  uma medida entre 6 e 8 gramas, para cada 100 ml de água e assim sucessivamente;

  • Chegou o momento de aquecer a água, lembrando que para preparar o café na prensa francesa não é necessário que a água chegue em ponto de ebulição, pois se trata de café preparado com infusão, ou seja, a água deve ser aquecida como se fosse fazer um chá, então deixe que a água aqueça entre 80 e 90° ou até que comece a formar bolhas, depois despeje na prensa sobre o pó de café;

  • Em seguida mexa com uma colher, caso sua “french press” for de vidro, o ideal é que mexa com uma colher de plástico ou madeira para que o material da prensa não seja danificado;

  • Feito isso, você deve encaixar novamente a parte de cima com o êmbolo totalmente erguido;

  • Deixe o café em infusão de 3 a 4 minutos, caso passe disso a sua bebida pode ficar muito amarga;

  • Misture o café para conseguir obter uma bebida mais incorporado, depois aperte o êmbolo levemente, não se esqueça que essa é a peça que se responsabiliza por separar a borra do café que vai ser servido;

  • Em seguida, coloque o café devagar na xícara para que a borra fina não caia com a bebida;

  • Já com o café na xícara, espere ele descansar por mais ou menos 1 minuto para que os sedimentos possam se assentam no fundo da mesma;

  • Agora o seu café já está pronto para ser consumido, aprecie lentamente e observe como os óleos essenciais fazem toda a diferença valorizando o café.
     

Com todas essas dicas de como usar uma prensa francesa ficou ainda mais fácil de preparar a bebida mais amada do Brasil e o melhor de tudo é que pode ser saboreada de forma mais intensa. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia