09/09/2022 às 10h54min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h52min

Compras de supermercado: conheça a evolução do setor

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Atualmente estamos vivendo a quarta revolução industrial, que nada mais é que um processo em que todos os meios de produção e formas de se fazer negócios são impactadas por conta dos avanços tecnológicos.
 

Olhando sob um ponto de vista atual é comum achar que o mundo está completamentes estagnado, porém, as mudanças ocorrem o tempo todo e em todos os lugares, seja nos grandes centros populacionais em que as grandes empresas atual e oferecem a possibilidade de se fazer supermercado online, com isso, as compras podem ser feitas do conforto de casa e serão recebidas em um curto intervalo de tempo, ou até mesmo em cidades pequenas em que já existe a possibilidade de caixa rápido, no qual, não há mais a necessidade de uma pessoa passando as compras, tudo é feito pelo cliente e um computador.
 

Todo esse cenário deixa muito claro que, por mais que haja sim divisão e as mudanças ocorrem em ritmos completamente diferentes, ainda assim está presente e cada vez mais a tecnologia fará parte da nossa rotina viabilizando e deixando mais prática todos as coisas que cercam as atividades do dia a dia.
 

Tendo em mente este cenário que já estamos em constante mudanças nas formas de se fazer negócios e exercer profissões, fica ainda mais claro que a tecnologia logo revolucionará tudo.
 

Hoje em dia, um dos setores mais básicos de toda a economia são as compras e supermercados, os locais de compras existem há cerca de um século, e nele encontramos tudo o que é preciso para a nossa sobrevivência, alimentos, mantimentos, produtos de beleza, higiene e muito mais.
 

E assim permaneceram por longas décadas, porém, o seu modelo de negócio que não passou por grandes mudanças ao que aparenta não vai resistir a quarta revolução industrial, uma vez que apresenta fortes indícios de que está seguindo os modelos atuais de gestão e formas de vendas.
 

Se o mercado do passado não apresentou quase nenhuma alteração relevante, isso com certeza muda de agora em diante, uma vez que a praticidade promete fazer com que este setor seja completamente remodelado.

O mercado do futuro

Seja você uma pessoa otimista no quesito praticidade e tecnologia para o setor dos supermercados ou então um conservador que acredita que as mudanças não irão muito além de compras por delivery e caixas automatizados, como você reagiria caso te contasse sobre um mercado que funciona sem funcionário algum.
 

Uma proposta arriscada sem sombra de dúvidas e ela possui muito mais desafios do que vantagens com toda certeza, e ainda deve levar alguns anos para ser implementada e funcionando perfeitamente.
 

Se você pensa assim, infelizmente está errado, pois, essa proposta já existe e foi inaugurada no ano de 2018, há quatro anos o primeiro supermercado automático estreou e de lá para cá o Amazon Go já abriu outras dezenas de unidades em países desenvolvidos.

Por mais que a ideia central deste modelo de negócio não pareça tão próxima da realidade dos brasileiros, ainda assim não deve demorar muito para que cheguem outros semelhantes para as grandes cidades do Brasil.
 

Ir ao supermercado e não pegar filas em momentos algum é um grande sonho e só pode ser coisa futurista mesmo, mas é muito mais real do que pode-se imaginar, pois, a Amazon confia em uma série de sensores posicionados no teto e prateleiras, que fazem toda a gestão dos itens que foram pegos e devolvidos às prateleiras.
 

Sendo assim, o cliente passa a sua conta da Amazon em um sensor na entrada, adentra o estabelecimento, pega tudo o que deseja, e pode sair tranquilamente, pois os valores serão debitados no cartão de sua conta.

Mudanças no modelo de mercado braseileiro

Por mais que o modelo da Amazon seja completamente inovador e real em muitos lugares do mundo, por uma série de fatores ele aparenta estar muito distante da nossa situação. Com isso, o que é realidade em determinados lugares, não passa de um sonho distante em outros.
 

Sendo assim, levará bons anos para que possamos sentir tais mudanças nas formas de se fazer compras, mas isso não significa de forma alguma que o nosso mercado se encontra estagnado. 
 

Nós apenas estamos evoluindo e progredindo em ritmo diferente com formas, métodos e estratégias que se encaixem na realidade na qual estamos inseridos.

Mudanças nos métodos

Atualmente vivemos em um momento de extrema conscientização por parte dos negócios sobre a importância de nutrir uma boa relação com seus consumidores que seja duradoura e recíproca.
 

Por isso, os mercados buscam por se aproximar dos clientes seja com descontos, promoções, ofertas exclusivas para pessoas cadastradas, possibilidade de preço de atacado em grandes quantidades mesmo em varejistas.
 

Uma das estratégias mais vantajosas atualmente é feita com base em dados, ou seja, você realiza seu cadastro em um mercado e consegue ofertas exclusivas, essa é uma das mais revolucionárias estratégias do marketing 4.0 e pode ser encontrada por todo o país.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia