19/07/2022 às 11h40min - Atualizada em 19/07/2022 às 11h38min

Quais são as principais soft skills para fotógrafos?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Ser um bom fotógrafo – não importa se é oferecendo fotografia de alimentos, de eventos ou qualquer outro tipo de foto – é mais do que apenas dominar sua câmera ou possuir o melhor equipamento fotográfico. 

 

Para se destacar como fotógrafo, é importante ter conhecimentos e qualidades (soft skills) que permitem que a pessoa veja beleza nos lugares mais inesperados e capture essa beleza em uma fotografia. 

 

Mas, então, o que faz um bom fotógrafo? Depende da área de atuação. Cada nicho exige diferentes qualidades desejáveis. 

 

Por exemplo, fotógrafos de pets precisam saber como interagir e se conectar adequadamente com os animais; fotógrafos esportivos precisam ser rápidos, fortes e ágeis para obter as melhores fotos; e assim por diante.

 

Mas, claro, algumas dessas qualidades sempre se sobrepõem, e muitas são fundamentais para qualquer fotógrafo. Continue a leitura e saiba quais são elas! 

 

Qualidades desejáveis que todo bom fotógrafo deve ter

Sem mais delongas, aqui está uma lista com algumas das principais soft skills que todo bom fotógrafo precisa ter. 

 

1. Criatividade e Imaginação

A fotografia, para todos os efeitos, é uma forma de arte. Portanto, requer uma mente criativa – e muita imaginação. 

 

Um bom fotógrafo deve ser capaz de olhar para algo comum, ou mesmo extraordinário, e encontrar um milhão de maneiras diferentes de interpretar o que está vendo. Além disso, precisa transmitir essas interpretações em fotos bonitas e significativas.

 

Como você já deve ter ouvido, composição é tudo na fotografia. Mesmo que você não esteja preocupado com o lado artístico do seu ofício, a composição ainda é fundamental para produzir boas fotografias. 

 

Claro, algumas regras básicas de composição podem guiá-lo, mas no final das contas, criatividade e imaginação são os melhores guias para composições estelares.

 

2. De olho nos detalhes

Um bom fotógrafo deve ter um olho muito atento aos detalhes para garantir que todos os elementos da foto – a iluminação, a composição, o assunto e tudo mais – trabalhem juntos harmoniosamente para transmitir a visão ou a mensagem certa.

Elementos-chave que compõem uma fotografia:

 
  • Iluminação;

  • Composição;

  • Narrativa;

  • Emoção.

 

Mesmo o menor detalhe pode fazer ou "estragar" uma fotografia. Portanto, ter atenção aos detalhes e ser meticuloso ao examinar cada elemento para garantir a coesão é muito importante para produzir a fotografia perfeita.

 

3. Paciência e Flexibilidade

Não importa o quanto você tente controlar todas as variáveis, às vezes as coisas simplesmente não saem do seu jeito. 

 

Haverão dias em que a iluminação não cooperará, quando seus modelos ou clientes serão excepcionalmente difíceis, ou quando sua câmera simplesmente não fornecerá os resultados desejados.

 

E, claro, haverá momentos em que você terá que tirar um bilhão de fotos apenas para obter uma foto perfeita.

 

Seja qual for o campo da fotografia em que você esteja, a paciência (muita) é sempre uma qualidade essencial a ter. Você precisa ser paciente o suficiente para esperar a iluminação perfeita. 

 

Você também precisa ser paciente o suficiente para lidar com bebês chorando, animais hiperativos e clientes difíceis. E acima de tudo, você precisa ser paciente o suficiente para continuar tentando quando simplesmente não consegue acertar a foto.

 

Além da paciência, você também precisa ser flexível. As duas qualidades andam de mãos dadas – você precisa ser paciente o suficiente para lidar com o que quer que surja em seu caminho e precisa ser flexível o suficiente para aproveitar ao máximo as condições indesejáveis.

 

4. Boas habilidades com pessoas

Ser um fotógrafo profissional significa trabalhar com pessoas – seja um cliente, um modelo ou até mesmo um colega fotógrafo. Assim, ser um bom fotógrafo requer boas habilidades pessoais – é uma das qualidades essenciais do fotógrafo. 

 

Você também precisará fazer networking para obter clientes e parcerias, portanto, saber se conectar e se comunicar efetivamente com outras pessoas é fundamental.

 

Quando você está fotografando pessoas, saber tirar uma boa foto simplesmente não é suficiente. Você também precisa saber como interagir com seus assuntos para fazê-los se sentirem à vontade, fazê-los cooperar ou extrair todas as emoções certas deles.

 

5. Paixão pela profissão

O que diferencia um bom fotógrafo dos demais? Paixão. Quando você é apaixonado pelo que faz, isso sempre brilhará em seu trabalho. 

 

É preciso muito tempo e esforço para se tornar um fotógrafo profissional, e os que têm sucesso e conseguem se destacar são aqueles que são realmente apaixonados por seu ofício.

 

A paixão faz o fotógrafo – sempre fará com que você trabalhe um pouco mais, vá um pouco mais longe e se esforce para ser melhor do que era no dia anterior.

 

Conclusão

Se você quer ser um bom fotógrafo, é preciso que se preocupe muito mais em apenas ter um bom equipamento ou dominar a sua câmera. 

 

É necessário desenvolver diversas habilidades para que possa lidar com pessoas, obter as melhores fotos e conseguir mais trabalhos. 


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia