03/06/2022 às 13h44min - Atualizada em 03/06/2022 às 13h43min

Dicas para comprar um carro e evitar dores de cabeça

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Comprar um veículo em segunda mão não deveria ser uma loteria. Aqui está uma lista de verificação de bom senso para essa transação.

 

Se você acha que comprar um carro novo é complicado, comprar um usado é um desafio muito maior. Faça da maneira correta e você poderá desfrutar de anos de automobilismo acessível, principalmente sem problemas, Mas, se errar, você poderá ter inúmeros passeios de pesadelo.

 

Uma vantagem em comprar um veículo novo é que ele sai fresquinho da fábrica e é igual ao próximo da linha de produção. Cada carro usado é diferente um do outro e deve ser avaliado sob essa perspectiva.

 

Para começar, eles podem ter sido verificados e atendidos irregularmente ou negligenciados, guardados em garagem ou deixados no relento, ou possivelmente terem sofrido algum acidente.

 

Eles diferem em virtude dos hábitos de condução e localização dos vários proprietários. Carros de campos conduzidos em estradas de cascalho podem sofrer jateamento na pintura, enquanto naqueles usados ​​perto da costa litorânea a ferrugem é mais prevalente.

 

Portanto, comprar um carro usado não precisa ser uma loteria. Ao entender as armadilhas em potencial e seguir algumas diretrizes básicas, você pode melhorar significativamente as chances de chegar a um vencedor. Confira algumas dicas sobre carros neste artigo e não erre na hora de comprar.

 

Onde comprar

 

Para um carro novo, existe apenas o revendedor. Para um carro usado, também existem estaleiros, leilões ou vendedores particulares.

 

Comprar de um revendedor é a forma mais fácil e segura, mas geralmente é a mais cara. Os revendedores têm que cobrir despesas como aluguel e salários, sempre detalhar seus carros para que fiquem bem apresentados e, por lei, eles têm que fornecer uma garantia a cada venda – e esse custo extra geralmente é repassado ao comprador.

 

Contra isso está o benefício de um período de reflexão (quando aplicável) – você pode desistir do negócio se mudar de ideia. A concessionária também tem que garantir que o veículo esteja livre de ônus, como financiamento, não estar no registro baixado e a leitura do hodômetro esteja correta.

 

Há também a importante vantagem de poder trocar seu carro atual, eliminando o processo potencialmente frustrante de vendê-lo para particular.

 

Comprar em leilão tende a ser o mais vantajoso por ter um preço mais barato. Você estará efetivamente comprando a um preço de comércio ao lado de revendedores.

 

A desvantagem é que você pode inspecionar carros antes do leilão, mas não pode dirigi-los. Se o carro for seu quando o martelo cair, não há garantia e nem retorno.

 

Comprar de um vendedor particular também tem suas armadilhas. Você tem que aceitar a palavra do vendedor quanto à história do carro e não há recurso caso  você não fique satisfeito com ele depois de entregar o dinheiro.

 

A vantagem é que você pode pechinchar e obter um preço mais baixo, geralmente em algum lugar entre o comércio e o varejo. A maioria dos compradores particulares permite que você dirija o carro.

 

É preciso cautela extra. Se o vendedor sugerir um encontro em um local público, estacionamento ou shopping center, desconfie – se a casa do vendedor estiver arrumada, é um bom indício de que o carro foi bem cuidado.

 

O que verificar

 

Um veterano com 20 anos no comércio de carros usados afirma que há várias coisas para verificar antes da compra. O mais importante é um certificado de inspeção técnica atual.

 

Comprar sem a papelada correspondente significa correr um risco enorme e pode acabar custando caro.

 

O próximo na lista de tarefas obrigatórias é a condição do interior do veículo. Não deve haver rasgos ou rachaduras na guarnição, não deve existir cheiros estranhos, além de estar limpa - um interior limpo indica que o carro foi bem cuidado.

 

Em seguida, levante o capô e dê uma olhada no motor. Deve estar limpo e não devem ter vazamentos visíveis.

 

Os pneus dizem muito sobre um carro e sua suspensão. Se tudo estiver em ordem, os pneus devem se desgastar uniformemente na superfície do piso - o desgaste em um ombro de um pneu mostra que as rodas estão desalinhadas, por exemplo.

 

Ao verificar os pneus, não se esqueça do estepe - se ele estiver desgastado de forma estranha, procure novamente de qual canto do carro veio.

 

A condição da carroceria e da pintura também pode informar sobre como um carro foi tratado. Solavancos e arranhões mostram que o motorista não foi muito cuidadoso (e isso pode se estender a outras áreas) e pode custar caro para efetuar os reparos.

 

A pintura desbotada ou manchada sugere falta de atenção e exposição aos elementos nocivos a ela, em vez de estar protegida em uma garagem.

 

A quilometragem é importante

 

Todo mundo espera encontrar um carro com pouca quilometragem, de um único dono, que tenha sido mimado e conduzido com moderação. O fato é que os carros se desgastam mais à medida que as distâncias aumentam. No entanto, um carro que não foi muito dirigido também pode ser mais caro.

 

Coisas como baterias, radiadores e componentes de borracha, como mangueiras de radiador e correias de distribuição de cames, também se deterioram. Os pneus podem parecer novos ou mal usados, no entanto podem ter excedido sua vida útil. E por fim, alertamos que os freios também podem travar por falta de uso.

 

Como pudemos verificar, existem vários fatores a serem analisados antes de fechar a compra do seu carro e poder usá-lo sem problemas futuros.


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia