02/05/2022 às 08h34min - Atualizada em 02/05/2022 às 08h33min

Para que serve um certificado de calibração

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Profissões que dependem de instrumentos de medida sempre requerem que o profissional mantenha atenção no momento do seu uso. Afinal é extremamente importante que esses instrumentos sejam precisos em seus resultados. 

 

Para garantir que eles tenham os resultados necessários, o mais recomendado é que o profissional busque saber sobre o que é um certificado de calibração, como funciona esse documento e como obter um certificado como esse utilizando alguns passos simples.

 

É muito importante para profissionais de várias áreas poderem trabalhar com êxito usando suas máquinas de forma precisa, por isso o certificado de calibração se torna um item essencial para eles.

 

A calibração é um processo usado para manter a precisão de um dispositivo de medição. O processo de calibração envolve a comparação do dispositivo de medição com uma referência conhecida – a referência sendo altamente precisa em relação ao dispositivo que está sendo calibrado.

 

Ao comprar um instrumento, como é possível validar o nível de precisão do dispositivo? É aí que entram os certificados de calibração, que validam os níveis de precisão do dispositivo para uma referência padronizada dentro de vários setores da indústria.

 

Essa certificação é necessária segundo órgãos internacionais e nacionais, sendo que quem regula o certificado de calibração em território brasileiro é a NBR ISO/IEC 17025. Esse certificado não é exigido para vários setores, mas se torna obrigatório quando uma empresa tem ligação com normas como LEED e ISO 9001, além de estar ligada com Portarias Técnicas do Governo e mais. Sendo assim, é preciso se atentar para quem precisa ou não obter um desses certificados.

O que é e para que serve um certificado de calibração

Internacionalmente, quem determina sobre o certificado de calibração seria o chamado NIST, ou National Institute of Standards and Technology. Já no Brasil o certificado de calibração também existe e precisa ser obtido obrigatoriamente por certas empresas, cujas informações são padronizadas pela norma NBR ISO/IEC 17025. 

 

O principal objetivo desse certificado é identificar erros de precisão de um equipamento de medição. Assim, o dono do equipamento pode corrigir esses problemas ou comprar um equipamento novo, permitindo informações mais claras e precisas.

 

O certificado de calibração pode ser considerado um documento oficial, já que é reconhecido pelo Governo do Brasil e possui informações e regras estabelecidas pela NBR ISO/IEC 17025.

 

Além de permitir uma alta precisão, o certificado de calibração também possui suas outras vantagens como redução de variação técnica em produtos, podendo aumentar a qualidade dos produtos e apresentar uma vantagem acima da concorrência, previne que haja defeitos de fábrica, e existirá compatibilidade entre as medições feitas ao longo do tempo.

Por que é importante ter um certificado de calibração

Ter um certificado de calibração é extremamente importante, além de ser obrigatório para certas empresas com outros tipos de certificados de qualidade. 

 

A importância da precisão dessas máquinas de medição pode ser uma questão de vida ou morte em certos setores. Por essa razão, os certificados de calibração de produtos devem estar em dia, serem testados periodicamente e ainda vale notar que esse certificado pode ser rastreado, facilitando a identificação se uma empresa está agindo fora das normas.

Quem deve ter um certificado de calibração

Ao falar sobre esse certificado, muitas pessoas ficam confusas entre quem deve ou não obter esse documento. Podemos dizer que as empresas certificadas nas normas de qualidade LEED, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC 59 ANVISA, ou ainda que:

 
  • Possuam produtos certificados na Anvisa ou no Inmetro;

  • Forneçam para empresas certificadas nas normas LEED, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC 59 ANVISA, entre outras;

  • Forneçam produtos para grandes empresas ou autarquias, como Petrobras, Metrô, Vale do Rio Doce, Usiminas, Universidades Estaduais e Federais, entre outras;

  • Realizem Inspeções de qualidade para grandes empresas, como Petrobras, por exemplo;

  • Realizem medições de Segurança do Trabalho;

  • Forneçam para ramos onde a segurança seja um fator crítico, como aviação, marítimo, alimentício, farmacêutico, hospitalar, entre outros.

 

Outra dúvida seria quais setores são os que mais utilizam aparelhos de medição que necessitam ser calibrados periodicamente e ter sua precisão conferida. 

 

Nesse caso, devemos mencionar que na indústria aeroespacial, automotiva, de saúde, de aviação e outras onde vidas humanas estão em jogo, os equipamentos eletrônicos de teste e medição devidamente calibrados são fundamentais. Pode significar literalmente a diferença entre vida ou morte, sucesso ou fracasso, lucro ou prejuízo.

Como obter um certificado de calibração?

Laboratórios autorizados que tenham os equipamentos necessários e que estejam de acordo com as conformidades técnicas podem emitir o certificado de calibração. 

 

O certificado deve ser sempre padronizado e conter informações como tipo de equipamento, laudo técnico, localização, periodicidade, quantidades de pontos calibrados, estimativas de erros e correção, além de uma tabela ou gráfico com os resultados obtidos.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia