22/03/2022 às 12h03min - Atualizada em 22/03/2022 às 12h02min

Como fazer gestão de e-commerce focado em dropshipping?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

E-commerce é uma das áreas que mais crescem no país. Graças a pandemia, distanciamento social, a necessidade das pessoas ficarem em casa e o fechamento temporário dos comércios físicos, o comércio eletrônico sofreu um crescimento explosivo e em pouco tempo.

 

Para suprir a demanda inflada e crescente surgiram diversas modalidades e tipos de comércio eletrônico. Uma delas é o dropshipping, que consiste em um e-commerce sem estoque, ou seja, a empresa não é responsável pelo estoque e o envio.

O que é dropshipping?

 

A palavra dropshipping vem da junção de outras duas palavras “drop” e “shipping”. Shipping significa envio e drop quer dizer no sentido entregar. Ou seja, traduzido grosseiramente significaria algo como enviar e entregar.

 

Na prática, uma empresa que atua pelo modelo dropshipping significa que ela cuida do marketing e do e-commerce, porém vende produtos de uma outra empresa, com maior margem de lucro.

 

Ou seja, são  empresas trabalhando em parceria, uma responsável pelo fornecimento de produtos em larga escala, e a outra cuida do marketing, identidade visual e contato com o cliente final.

 

Dentro da jornada do cliente, primeiro ele vai conhecer o produto e serviços por meio do marketing proporcionado pela empresa A, ao realizar a compra o pedido será feito diretamente a empresa B que será responsável por embalar e enviar direto para o consumidor final, sem que passe pela empresa A.

 

Grandes empresas do varejo atuam com o dropshipping, são exemplos dos marketing places, plataformas onde os produtores e fornecedores podem cadastrar seus produtos onde o gigante responsável pelo marketing fará a visibilidade gerando assim compras.

 

Empresas muito famosas fazem parte desse modelo de negócios e muitas vezes consumimos os produtos sem saber, por exemplo, Aliexpress, Alibaba, e Amazon, são as maiores do ramo internacional. No Brasil temos a Americanas e Magalu que operam neste mesmo modelo.

Por que Dropshipping?

 

Um dos motivos que mais colaboraram para o crescimento do drop é a baixa barreira de entrada.

 

Uma pessoa sozinha com tempo pode criar uma empresa que funcione na modalidade dropshipping facilmente. E o valor de investimento também é baixo, gira em torno de 2 a 3 mil reais, contando com investimento em propagandas.

 

Outro grande atrativo é a capacidade de dentro do drop ser possível criar lojas genéricas que vendem produtos de todos os tipos, de mães recentes a produtos para carros dentro do mesmo site.

 

Com a baixa barreira de entrada e a grande flexibilidade, torna-se um grande atrativo para os investidores e empreendedores.

Cuidados com o drop

 

Graças a facilidade para o ingresso à modalidade pode passar a ideia de que cabe amadorismo dentro do e-commerce, o que não é verdade, o que vai ditar o sucesso dentro do dropshipping é como você se dedica a sua empresa.

 

As empresas que não possuírem postura profissional e não pensarem no longo prazo estarão fadadas ao fracasso.

 

Para minimizar as chances de fracasso listamos alguns cuidados que devem ser tomados com seu ecommerce.

 
  • Produto - Graças à flexibilidade do e-commerce e ao fato dos anúncios serem direcionados para cada produto é possível ter uma sem nicho definido e mesmo assim ter grande sucesso. Porém, deve-se tomar muito cuidado com isso, uma vez que colocar qualquer produto na sua loja pode piorar a qualidade, fora o investimento em propaganda em um produto ruim que certamente trará prejuízo;

 
  • Fluxo de Caixa - Dentro de uma empresa profissional o fluxo de caixa é essencial e deve ser saudável. Para fazer uma contabilidade para dropshipping profissional é preciso ter equilíbrio entre a quantidade gasta com anúncio e o retorno monetário.

Como fazer gestão focada em dropshipping

Se você já possui um e commerce e está pensando em migrar para o drop graças a todas as vantagens, deve-se entender que existem plataformas que te oferecem a opção de ecommerce sem estoque de graça e todos os grandes sites para criação de lojas online possuem aplicativos para a integração com os grandes fornecedores, como Alibaba e aliexpress facilitando ainda mais.

 

Se já tem um e-commerce pronto existem aplicativos que ao serem instalados em sua loja com poucos cliques você consegue colocar um produto de outro fornecedor como por exemplo o Dsers e o GoNimible.

Dropshipping como profissão

 

Assim como todos os modelos de negócios há prós e contras. Ainda assim, dropshipping é uma excelente oportunidade, uma vez que os obstáculos de entradas são superáveis e o retorno tende a se dar em pouco tempo após o investimento com alta margem de lucro.

 

Por causa da facilidade de entrada há muita concorrência, porém o mercado está se profissionalizando cada dia mais, ou seja, amadores cada vez mais perdem seu espaço.

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