31/01/2022 às 08h48min - Atualizada em 31/01/2022 às 08h42min

5 impactos da inflação para as pequenas empresas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Conhecer os impactos da inflação para as pequenas empresas é algo essencial caso você tenha um negócio de micro ou pequeno porte (o que equivale a 99% de todas as empresas no Brasil). Afinal de contas, o fato que permanece é que essas são as empresas que mais sofrem com a alta da inflação e que mais correm o risco de acabar fora do mercado por causa disso.

E não pense que isso é algo raro: 60% das empresas brasileiras deixam de funcionar em 5 anos de atividade. Dentre as explicações estão, certamente, os impactos da inflação para as pequenas empresas. Portanto, se você quer ter um negócio que possa melhorar e crescer continuamente, precisa compreender o que o dragão da inflação pode fazer e entender como se proteger.

Considerando que tivemos uma inflação acumulada de quase 11%, é vital saber imediatamente os impactos da inflação para as pequenas empresas e o que fazer para se prevenir. Siga a leitura para entender mais sobre o assunto!

5 impactos da inflação para pequenas empresas

1. Menos vendas

Um dos principais impactos da inflação para pequenas empresas é a queda no número de vendas que os negócios de pequeno porte precisam enfrentar. Afinal de contas, com produtos com maior preço, os consumidores passam a comprar menos.

É importante ter em mente que pequenos negócios, quase que de regra, acabam por depender muito do volume de salário da população de pequena e média renda para fazer as suas vendas.

Quando a inflação sobe, é justamente esse público que tem o seu poder aquisitivo mais cortado e, portanto, acabam por comprar menos ou deixar o dinheiro para comprar em grandes empresas que são capazes de fazer mais promoções.

2. Produtos mais caros

Quando a inflação sobe, é sinal de que os produtos ficaram mais caros. Normalmente, isso significa que o produto que a empresa vende encareceu, mas é importante não esquecer que uma empresa não é só uma vendedora, mas é também uma compradora.

Afinal, o negócio precisa contratar produtos, serviços e matéria-prima para poder operar, não é mesmo?

Por exemplo, pense em um pequeno negócio de limpeza, contratado para fazer faxinas em escritórios comerciais. Essa empresa precisa de produtos de limpeza, bem como de equipamentos de segurança para seus funcionários. Se esses produtos encarecerem, então é claro que a empresa terá mais custos para operar.

Isso tudo deve ser levado em conta porque…

3. Menos margem de lucro

A inflação reduz a margem de lucro das pequenas empresas, claro. Afinal, é o que comentamos: os produtos, serviços e materiais para produzir seus produtos ou serviços estão mais caros. Se você aumentar o preço para manter a margem de lucro, vai conseguir menos vendas.

Por isso, muitas empresas tentam segurar o preço antigo e absorver a inflação, o que gera uma margem de lucro menor. Isso pode gerar problemas para o negócio, mas também pode ser uma vantagem.

Por exemplo, suponha que a sua margem de lucro já é naturalmente maior que a dos seus concorrentes e você pode absorver a inflação, mas eles não. Ao fazer isso, mesmo que o seu lucro diminua, as suas vendas vão aumentar muito, já que o consumidor irá até você para fugir do aumento dos preços.

Portanto, não considere esse impacto como necessariamente negativo. É claro que você precisa de uma margem de lucro maior para usar essa estratégia, mas ela pode trazer bons resultados.

4. Aumento nos impostos

Outro ponto que não se considera muito, quando se fala de inflação mais alta, é o aumento nos impostos pagos. Isso porque muitos tributos são corrigidos pela inflação ou calculados com base em elementos que sofrem pressão inflacionária.

Por exemplo, o ISS e o IPVA são tributos calculados com base em serviços (no primeiro caso) ou produtos (no segundo) que sofrem pressão inflacionária. Portanto, quando a inflação sobe, eles aumentam também.

5. Possível aumento de salários

Por fim, a inflação costuma resultar em um aumento de salários para o ano seguinte, já que a lei obriga um ajuste no salário com base na inflação. Assim, a empresa terá de pagar um pouco mais de salários no ano seguinte.

No entanto, isso também não é necessariamente ruim. Como pequenas empresas dependem de vendas feitas diretas ao pequeno consumidor, elas também se beneficiam quando o salário aumenta, pois a massa salarial consumidora sobe e as pessoas podem comprar mais.

Pronto! Agora que você já viu os impactos da inflação para pequenas empresas, é hora de colocar essas informações em ação. Sabendo o que pode acontecer, você pode se planejar para proteger a sua empresa desses impactos. Pode tentar isolar a sua cadeia produtiva de elementos que sejam vulneráveis à inflação (por exemplo, se você precisa de um produto importado para produzir, tente arranjar uma forma de produzi-lo por conta própria), otimizar a sua produção para sempre ter uma margem de lucro grande o suficiente para absorver a inflação ou ter uma reserva financeira guardada para não sofrer nesses momentos.

Gostou das dicas? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia