20/01/2022 às 10h27min - Atualizada em 20/01/2022 às 09h27min

Veja 5 reformas para deixar seu jardim mais bonito

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news

Se você quer deixar o seu jardim mais bonito, vale a pena pensar em fazer algumas reformas nele. Aliás, esse é um ótimo momento para isso: com o mercado imobiliário e de construções aquecido, a oportunidade para conseguir atuar no setor e fechar uma boa reforma rápida é excelente. Portanto, vale a pena pensar no planejamento para ter esse benefício.
 

Hoje em dia, por causa da pandemia do novo coronavírus, as pessoas passaram a passar mais tempo em casa, seja via isolamento, seja por causa do trabalho em Home Office, que abrangeu milhões de brasileiros. Isso mostrou como faz falta um espaço externo em casa que seja mais bonito, convidativo e que proporcione uma mudança do ambiente interno da residência.
 

Por isso, vale a pena fazer algumas reformas para deixar seu jardim mais bonito. Quer saber como? Então siga a leitura do artigo abaixo e veja algumas ideias interessantes!
 

5 ideias de reformas para deixar seu jardim mais bonito

 

1. Deixe o jardim respirar e receber água

Um erro muito comum das pessoas é colocar revestimento ou cimento no jardim, transformando-o em um espaço “urbanizado”, fechado, contando apenas com alguns vasos com plantas.

Esse é um erro, pois impede que o solo possa respirar e receber água. Isso se manifesta, posteriormente, de várias formas. Por exemplo, quando chove, é possível que a região fique um pouco mais alagada, já que não há para onde a água ir.

Portanto, o ideal é deixar o seu jardim respirar e receber água. Para isso, você pode comprar grades de piso na Furaço, permitindo que você possa andar pelo local sem pisar na terra e, ao mesmo tempo, que a água possa penetrar no solo. Isso reduz os riscos do seu jardim encher de água e não ter como escoá-la depois.
 

2. Invista em paisagismo

Se você vai fazer uma reforma no seu jardim, o recomendado é que você invista um pouco em contratar um paisagista para trabalhar nesse espaço. Não é preciso planejar um projeto gigantesco, mas basta algum esforço para que o ambiente fique bonito.

Uma das diferenças de contar com o projeto de um paisagista, em comparação com tentar fazer por conta própria, é que o paisagista não só sabe como trabalhar com a combinação de tons e tipos de plantas, como também entende como trabalhar iluminação, decoração e outros fatores para criar um jardim incrível mesmo com pouco espaço.

Portanto, se você quer dar um ar mais profissional e sofisticado ao seu jardim, vale a pena separar uma parte do seu orçamento para contratar o projeto de um paisagista.
 

3. Prepare um espaço de lazer

O seu jardim não precisa ser só um ambiente com plantas e flores, mas pode também ter um espaço de lazer lá. Dependendo da metragem disponível, dá para selecionar uma parte para receber as pessoas, talvez colocar uma churrasqueira ou algum tipo de mesa para uma refeição em conjunto.

Isso pode ser um espaço para passar o dia, claro, mas também para receber amigos, fazer festas e muito mais. 

O tipo de espaço de lazer depende, claro, do seu perfil e do que você vê para aquela área. Pode ser só um local para sentar, ler um livro rodeado de plantas e flores, mas pode até ser um local para fazer alguma atividade. Depende do seu perfil.
 

4. Mescle diferentes tipos de plantas

É normal que um “jardim” se torne, aos poucos, centro de uma monocultura. Ou, no máximo, uma combinação do mesmo tipo de planta. Por exemplo, muitas pessoas acham que só cabe flores no jardim. Ainda que tenha diferentes tipos de flores, todas as plantas ali presentes são flores.

E não é bem assim, não é? Claro que há espaço para flores, mas também há lugar para todo o tipo de planta. Há até quem plante verduras e legumes comestíveis em um jardim.

Portanto, não se sinta compelido a ter uma coisa só: estude como as plantas interagem entre si e monte um jardim vivo, complexo e combinado.
 

5. Pense em utilidade

Por fim, não esqueça que você pode pensar em funcionalidade quando planejar a reforma do seu jardim. Um exemplo é o que comentamos acima: plantar verduras e legumes no jardim. Depois, você pode colhê-las para comer. O mesmo vale para árvores frutíferas e muito mais. 

Existem muitas maneiras de pensar em função e utilidade no seu jardim. Planeje o tipo de plantas e funções internas no seu jardim com base no que você gostaria de ter.
 

Pronto! Essas são 5 ideias interessantes para reformar e deixar seu jardim mais bonito. Com essas estratégias, você conseguirá ampliar a beleza dessa área externa da sua casa e será mais gostoso dar um passeio por lá no fim de um dia de trabalho, por exemplo.

Lembre-se de que, eventualmente, a pandemia vai passar e você poderá curtir ali com a família, receber amigos e até dar festas no local.

Gostou das dicas? Então comente abaixo dizendo qual delas é a sua favorita!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia