12/01/2022 às 15h33min - Atualizada em 12/01/2022 às 15h32min

Qual a chave mais segura para o PIX?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news
Veja agora neste post qual a chave mais segura para o PIX e conheça detalhes sobre este meio de pagamento. Confira!
Boa parte dos brasileiros já utilizam o PIX como a principal (e até mesmo única) forma de pagar compras, contas e até mesmo na hora de fazer transações virtuais.

No entanto, você conhece bem a segurança deste tipo de pagamento? Afinal, qual é a chave PIX mais adequada para utilizarmos no nosso dia a dia?
Obtenha respostas para essas perguntas agora! Confira o artigo e tenha uma ótima leitura!

Afinal, qual a chave mais segura para o PIX?

Antes de mais nada, saiba que segundo alguns especialistas em segurança e do próprio Banco Central, a resposta para a pergunta “qual a chave mais segura para o PIX” é o CPF.

Isso porque o nosso número de telefone celular e até mesmo o nosso endereço de e-mail podem mudar com o passar do tempo.

Em contrapartida, o CPF( Cadastro de Pessoa Física) é intransferível e imutável. Nesse sentido, não existe nenhum CPF igual ao outro em todo o território nacional.

Assim, escolhendo uma chave segura, você não precisará cancelar o envio do PIX por questões relacionadas à segurança da chave escolhida.

Para compras online e em grandes comércios, siga essa dica valiosa!

Contudo, na hora de fazer compras online ou até mesmo para pagamentos em estabelecimentos comerciais, a dica de especialistas é que você sempre ofereça como chave PIX chave aleatória emitida pelo seu banco e/ou instituição financeira.

Dessa forma, segundo alguns estudos este tipo de chave (que consiste em números e letras) oferece mais privacidade para o usuário e, consequentemente, mais segurança para as suas informações pessoais e, claro, para os seus dados bancários.

Banco Central garante segurança das transações via PIX

Segundo o Banco Central, todas as normas e regulamentações do atual sistema financeiro nacional garantem a total segurança nas transações via PIX.
Em resumo, a maior e mais importante instituição financeira do Brasil, o BACEN, afirma em vários depoimentos que as transações via PIX são seguras e que estão livres da ação de hackers e de outras pessoas mal-intencionadas.

Dicas para você fazer PIX com mais segurança

Ao passo que você sabe qual a chave mais segura para o PIX, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ter ainda mais segurança na hora de fazer esta modalidade de transferência. Acompanhe:
  • De antemão, indicamos que você limite as suas transações PIX para os valores médios que você precisa no seu dia a dia. Por exemplo, se você costuma realizar PIX de no máximo R$ 1000, estabeleça este limite diretamente no seu aplicativo bancário;
  • Bem como, antes de concluir qualquer transação PIX confirme os dados do beneficiário e sempre se certifique de que o dinheiro entregue na conta certa.

Curiosidades sobre o PIX

Antes de terminar esta matéria, veja abaixo algumas curiosidades sobre o PIX. Continue conosco!
  • O PIX é uma modalidade de pagamento brasileira; no entanto, formas parecidas de pagamentos existem em outros países como na Índia e na China (que reduziram drasticamente a emissão de papel moeda);
  • Ademais, você pode fazer o PIX não só do seu smartphone, como também através de casas lotéricas, correspondentes bancários, na sua agência bancária e nos caixas eletrônicos da instituição;
  • Desde 29 de novembro de 2021 é possível realizar o PIX Saque e o PIX troco. Temos um post completo sobre este conteúdo no blog. Leia e se informe mais sobre o tema;
  • Sob o mesmo ponto de vista, outra novidade é o PIX Cobrança que é exclusivo para contas de pessoas jurídicas (seja de pequenas ou grandes companhias). Com essa modalidade de PIX, uma empresa pode emitir QR Codes. Assim, você pode realizar cobranças com vencimento em uma data específica ou até mesmo na presente data da emissão do QR Code;
  • Por fim, você sabia que o tempo médio das transações PIX é de cerca de 1 segundo? Pois é! Grande parte das transferências via PIX não levam o prazo máximo regulamentado pelo Banco Central que é de 10 segundos. Nesse sentido, dá para entender porque o PIX se tornou uma verdadeira febre nacional, não é mesmo?
Nesta matéria você conheceu qual a chave mais segura para o PIX. Assine a nossa newsletter para receber mais matérias sobre PIX e serviços bancários no seu e-mail.
 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia