07/01/2022 às 11h46min - Atualizada em 07/01/2022 às 11h45min

Dicas de marketing para consultório médico

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia news

Pode ser que você queira divulgar as suas consultas, ou a realização de exames, como o teste de Covid, por exemplo. Não importa! Se está em busca de dicas de marketing para consultório médico, este artigo é para você! 

 

Em meio a um cenário de saúde que está em constante mudança, os médicos bem-sucedidos — que se destacam da concorrência —  são profissionais qualificados e empresários experientes. 

 

Eles reconhecem que, mais do que nunca, a medicina é uma profissão, mas os serviços de saúde precisam de estratégias de marketing, já que são um negócio. 

 

Mas, como profissional da área da saúde, como é possível fazer um marketing eficiente e adequado? 

 

Neste artigo, separamos algumas das principais dicas de marketing para quem possui consultório médico. 

 

Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para se destacar no mercado e conseguir mais clientes! 

 

Como fazer marketing para consultório médico

Aqui está uma lista com algumas das principais dicas de marketing que podem ser aplicadas para divulgar consultórios médicos.

 

1. Tenha um site eficaz para o seu negócio

Criar um site é algo extremamente importante para qualquer tipo de negócio, especialmente quando se trata da área de saúde. 

 

Afinal de contas, as pessoas estão fazendo pesquisas na internet e querem ter acesso a informações para que possam decidir qual consultório médico escolher. 

 

Porém, se você já tem um site, será que ele é eficaz para a prática médica? 

 

Só porque você construiu um site, não significa que novos pacientes irão encontrá-lo rapidamente ou contratar os seus serviços médicos.

 

Para ter bons resultados com seu site, é importante que você considere outros elementos, como um bom design, SEO (otimização de site), compatibilidade com dispositivos móveis (ser responsivo) e muito mais! 

 

Da mesma maneira que você se esforça para promover um ambiente positivo para sua equipe e pacientes, você deve investir na criação de uma ótima experiência no site para potenciais clientes. 

 

2. Invista em SEO

Citamos brevemente no tópico anterior que é importante que você invista em SEO para que seu site seja eficaz. Porém, precisamos falar mais sobre este assunto. 

 

Basta uma rápida pesquisa no Google sobre a importância do SEO para as empresas para obter inúmeros resultados.

 

O SEO é um grande fator para melhorar sua marca, que é uma meta importante de seus esforços de marketing médico. 

 

Com uma imagem de marca positiva, seu consultório médico se mantém na memória de seus consumidores e o coloca um passo à frente de seus concorrentes locais.

 

Portanto, é essencial construir um site de saúde que seja otimizado para as primeiras classificações nos motores de busca, por exemplo, o Google. 

 

Mas preste atenção, nem todas as técnicas de SEO devem ser aplicadas especialmente em um site médico profissional como o seu.

 

É aqui que entra a diferença entre o SEO que vai te trazer resultados e o SEO que prejudicará seu site. 

 

Você deseja que sua página seja facilmente encontrada por pacientes atuais e potenciais por meio de SEO, mas não à custa de ser penalizado pelo Google a longo prazo.

 

Aqui estão alguns exemplos de técnicas de SEO que você pode implementar para marketing médico:

 
  • Pesquisa e análise de palavras-chave;

 

  • Link building e postagem de convidado;

 

  • Link interno;

 

  • Publicação de conteúdo relevante, valioso e aprofundado;

 

  • Otimizando partes de páginas da web, como título da página, subtítulos, etc.;

 

  • Otimizando imagens com alt tags;

 

  • SEO técnico.
 

SEO é um campo vasto do qual não é possível cobrir a maioria dos detalhes aqui. O importante é que você entenda os fundamentos do SEO e o que ele pode fazer pela sua prática médica.

 

3. Invista nas mídias sociais

Outra chave para administrar um consultório médico de sucesso é o uso estratégico das mídias sociais.

 

Usar a mídia social na área de saúde não é um conceito novo. No mínimo, as empresas privadas que não utilizam a mídia social provavelmente ficarão para trás. Isso ocorre porque elas agora são consideradas uma parte normal da vida cotidiana.

 

Muitos dos adultos de hoje usam as redes sociais para encontrar e compartilhar informações sobre saúde. 

 

Dados seus benefícios claros na área de saúde, as mídias sociais oferecem grandes oportunidades de negócios para médicos. 

 

O marketing de mídia social é uma forma eficaz de ganhar credibilidade, fidelizar o cliente, atrair novos pacientes e aumentar a receita.

 
  • Aqui estão algumas maneiras pelas quais sua prática médica pode usar a mídia social para promover a marca e o crescimento dos negócios:
 
  • Crie blogs, vídeos, infográficos que forneçam informações sobre saúde ao público em geral;

 

  • Monitore as discussões em suas comunidades-alvo sobre questões que envolvem seu campo médico;

 

  • Identifique desinformação e divulgue informações pertinentes;

 

  • Interaja com outros profissionais de saúde, comentando em postagens sociais;

 

  • Envolva-se com seguidores, pacientes existentes e potenciais clientes.

 

Conclusão

Investir em marketing digital para consultório médico pode ser algo desafiador, mas é necessário para negócios que desejam se destacar no mercado. 


Se o seu consultório não for encontrado na internet, os dos seus concorrentes serão e você perderá a oportunidade de ter novos clientes. 

 

Portanto, dedique um tempo para desenvolver sua estratégia de marketing e procure profissionais especializados que possam te ajudar a executar o seu plano. 

 
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