Pode ser que você queira divulgar as suas consultas, ou a realização de exames, como o teste de Covid, por exemplo. Não importa! Se está em busca de dicas de marketing para consultório médico, este artigo é para você!
Em meio a um cenário de saúde que está em constante mudança, os médicos bem-sucedidos — que se destacam da concorrência — são profissionais qualificados e empresários experientes.
Eles reconhecem que, mais do que nunca, a medicina é uma profissão, mas os serviços de saúde precisam de estratégias de marketing, já que são um negócio.
Mas, como profissional da área da saúde, como é possível fazer um marketing eficiente e adequado?
Neste artigo, separamos algumas das principais dicas de marketing para quem possui consultório médico.
Continue a leitura e saiba o que você pode fazer para se destacar no mercado e conseguir mais clientes!
Aqui está uma lista com algumas das principais dicas de marketing que podem ser aplicadas para divulgar consultórios médicos.
Criar um site é algo extremamente importante para qualquer tipo de negócio, especialmente quando se trata da área de saúde.
Afinal de contas, as pessoas estão fazendo pesquisas na internet e querem ter acesso a informações para que possam decidir qual consultório médico escolher.
Porém, se você já tem um site, será que ele é eficaz para a prática médica?
Só porque você construiu um site, não significa que novos pacientes irão encontrá-lo rapidamente ou contratar os seus serviços médicos.
Para ter bons resultados com seu site, é importante que você considere outros elementos, como um bom design, SEO (otimização de site), compatibilidade com dispositivos móveis (ser responsivo) e muito mais!
Da mesma maneira que você se esforça para promover um ambiente positivo para sua equipe e pacientes, você deve investir na criação de uma ótima experiência no site para potenciais clientes.
Citamos brevemente no tópico anterior que é importante que você invista em SEO para que seu site seja eficaz. Porém, precisamos falar mais sobre este assunto.
Basta uma rápida pesquisa no Google sobre a importância do SEO para as empresas para obter inúmeros resultados.
O SEO é um grande fator para melhorar sua marca, que é uma meta importante de seus esforços de marketing médico.
Com uma imagem de marca positiva, seu consultório médico se mantém na memória de seus consumidores e o coloca um passo à frente de seus concorrentes locais.
Portanto, é essencial construir um site de saúde que seja otimizado para as primeiras classificações nos motores de busca, por exemplo, o Google.
Mas preste atenção, nem todas as técnicas de SEO devem ser aplicadas especialmente em um site médico profissional como o seu.
É aqui que entra a diferença entre o SEO que vai te trazer resultados e o SEO que prejudicará seu site.
Você deseja que sua página seja facilmente encontrada por pacientes atuais e potenciais por meio de SEO, mas não à custa de ser penalizado pelo Google a longo prazo.
Aqui estão alguns exemplos de técnicas de SEO que você pode implementar para marketing médico:
SEO é um campo vasto do qual não é possível cobrir a maioria dos detalhes aqui. O importante é que você entenda os fundamentos do SEO e o que ele pode fazer pela sua prática médica.
Outra chave para administrar um consultório médico de sucesso é o uso estratégico das mídias sociais.
Usar a mídia social na área de saúde não é um conceito novo. No mínimo, as empresas privadas que não utilizam a mídia social provavelmente ficarão para trás. Isso ocorre porque elas agora são consideradas uma parte normal da vida cotidiana.
Muitos dos adultos de hoje usam as redes sociais para encontrar e compartilhar informações sobre saúde.
Dados seus benefícios claros na área de saúde, as mídias sociais oferecem grandes oportunidades de negócios para médicos.
O marketing de mídia social é uma forma eficaz de ganhar credibilidade, fidelizar o cliente, atrair novos pacientes e aumentar a receita.
Investir em marketing digital para consultório médico pode ser algo desafiador, mas é necessário para negócios que desejam se destacar no mercado.
Se o seu consultório não for encontrado na internet, os dos seus concorrentes serão e você perderá a oportunidade de ter novos clientes.
Portanto, dedique um tempo para desenvolver sua estratégia de marketing e procure profissionais especializados que possam te ajudar a executar o seu plano.